quinta-feira, 25 de agosto de 2011

0

Cinema no Restaurante: A Princesa e o Plebeu

 600full-roman-holiday-poster    

Já falei de Audrey Hepburn por aqui, na verdade falei de Bonequinha de Luxo, um dos seus mais famosos e celebres papéis. No papel de Holly Golightly ela encantou o mundo, e transformou a sua imagem em um ícone de beleza.

Mas tudo tem um começo. E em 1953, ela teve a sua primeira grande oportunidade, para mostrar a sua beleza e o seu talento. E ela deu conta do recado!

roman-holiday

A Princesa e o Plebeu, Roman Holiday no original, é uma espécie de história de Cinderela às avessas.

Uma princesa riquíssima tem uma crise nervosa por causa da agenda cheia de compromissos repetitivos e entediantes: o que ela quer é apenas viver como uma garota normal. roman_holiday

Então durante a noite foge do seu palácio e acaba encontrando não um príncipe encantado, e sim um jornalista interesseiro, que a reconhece (embora ela não saiba disso) e quer conseguir uma reportagem exclusiva que lhe renderá uma enorme quantia de dinheiro.

Como disse, esse foi o primeiro grande filme de Audrey. E Hollywood e o mundo, ainda não a tinha descoberto, essa pequena jóia. O seu companheiro de tela, e famoso ator, Gregory Peck, já sabia.

Audrey Hepburn starred in the 1953 Academy Award®-winning film "Roman Holiday."  Hepburn won the Best Actress Oscar® for her performance as Princess Anne in the film.  In celebration of the film's 50th anniversary, "Roman Holiday" will screen at the Academy of Motion Picture Arts and Sciences in Beverly Hills on Thursday, September 25, 2003.Ele sugeriu que o nome de Audrey, aparecesse primeiro nos créditos, porque segundo ele, ela ainda seria uma grande atriz.

E no papel da Princesa Ann, em busca de um tempo de diversão, Audrey conseguiu equilibrar beleza, sofisticação, delicadeza e um brilho no olhar, que é visível, mesmo o filme sendo em todo preto-e-branco.

Pela sua pouca experiência, Audrey deixou o diretor, William Wyler ( que ainda dirigia Ben-Hur, e voltaria a trabalhar com Audrey, anos depois) louco em uma cena, porque ela não conseguia chorar, o que resultou na filmagens de vários takes.

Gregory_Peck_in_Roman_Holiday_trailer_croppedGregory Peck, já tinha uma carreira estabilizada, e aceitou o papel em uma comédia, porque nunca tinha feito nada do gênero. Não o considero extremamente bonito, porém, com todo o seu charme, uma sobrancelha característica e um olhar firme, que consegue ser carinhoso e forte ao mesmo tempo, não dá para resistir ao seu Joe Bradley.

O filme é bem montando, e concentra a maioria das cenas de drama para o final, então dá para divertir bastante até lá, mas já aviso: Aqui também tem uma estória tocante, então prepare o lencinho para o seu final, que é real, bonito e emocionante.

Eu achei o roteiro um pouco chato em algumas partes, e as piadas não são tão engraçadas assim, mas não tira a beleza da película. E nem leva a minha opinião sobre o roteiro a sério, já que ele ganhou o Oscar de Melhor Roteiro.

copy_of_romanholiday5

Outro Oscar que o o filme levou? O de Melhor Atriz para Audrey Hepburn. Nada mal para uma novata, não?

Há ainda, diversos filmes da carreira de Audrey para ver, e estou começando a conhecer mais a fundo, a de Gregory Peck.

Se o resto dos filmes dos dois, forem tão bons quanto, A Princesa e o Plebeu, será uma bela jornada.

 

Fanny Ladeira

Nota: Não reservarei nenhuma sessão especial para três filmes de Audrey Hepburn, que mesmo assim vale a pena serem vistos são eles:

  • Sabrina de 1954, que ainda trás no elenco Humphrey Bogart e William Holden;
  • Quando Paris Alucina de 1964, onde Audrey volta a fazer par com William Holden;
  • Minha Bela Dama de 1964, com Rex Harrisson;

 

 

O Brasil está na moda. Hollywood resolveu invadir, e a Bienal do Rio de Janeiro, que esse ano homenageia o nosso país, vai estar a toda!

Então, vamos voltar os olhos para o cinema nacional, e falar sobre um filme, que considero muito bem produzido e apaixonante!

Próxima Sessão: Lisbela e o Prisioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!