domingo, 13 de fevereiro de 2011

3

Cinema no Restaurante: Bonequinha de Luxo




Mesmo que você nunca tenha ouvido falar desse filme,você provavelmente já viu essa foto em algum lugar, seja em alguma montagem com outra atriz ou até mesmo essa original, com Audrey Heburn.



Esse vestido ( que foi leiloado por quase 1 milhão de doláres) e essa pose, se tornaram um icône, ficou marcada por essa personagem, ficou marcada como Holly.

O filme conta a estória de uma mulher,Holly, que vive na agitada New York, da década de 60 e que sobrevive trabalhando como acompanhante dos homens, apesar de alegre e inconsequente, ela guarda segredos dolorosos. Quando um novo vizinho se muda para o andar de cima, Paul Varjak, ela se vê com um amigo e um interesse romântico.

Paul é um aspirante a escritor, que também sobrevive prestando a sua atenção a uma rica senhora. Com as vida viradas, eles se aproximam e vão criar um vínculo de amizade e que aos poucos vai se tornando amor.

No título original, Breakfast at Tiffany's, é um referência ao habito de Holly, se se levantar, se arrumar inteira e ir tomar café da manhã olhando as vitrines da famosa joaleria Tiffany. Para ela isso funciona como uma terapia para aqueles dais em que tudo está "preto".

Apesar da temática simples, e de algumas reviravoltas estranhas, como o fato do ex-marido de Holly aparecer, o filme vai se costurando e aos poucos vamos entendendo um pouco mais dessa fascinante personagem.

"Eu sou como o gato aqui, uma ninguém sem nome. Nós não pertencemos a ninguém e ninguém pertence a nós. Nós nem ao menos pertencemos um ao outro." Holly

Eu sinceramente considero Audrey Hepburn uma das atrizes mais bonitas a pisar sobre a terra. É lógico, que pessoas como Angelina Jolie, podem até estar na frente. Mas a delicadeza de seu rosto, e os olhos expressivos a tornaram ( com razão) uma das mais importantes atrizes de todos os tempos.

O filme não é sustentado só por ela, a atuação de George Peppard é memorável, mas quando acabar o filme será das peripécias de Holly que você se lembrará primeiro, sem tirar a linda cena dela cantando "Moon River" na janela. A música foi escrita para ela, e mesmo depois sendo regravada diversas vezes ( inclusive por Elvis Presley) o compositor revelou que sempre preferiu a versão de Audrey.

A cena mais bonita de todas fica bem no finalzinho, nos 10 último minutos, e por razões óbvias não vou falar muito dela, mas posso revelar que é uma cena de romântica, dramatica e memorável.




Usei a palavra memorável, muitas vezes, mas é porque é isso que você sentirá quando terminar de assistir. Geralmente as pessoas não gostam muitos dos filmes antigos, porque os mais conhecidos são musicais, entretanto esse além de fugir desse paradigma dá abertura para outros sentimentos.

A direção fica a cargo de (um dos diretores que eu mais amo) Blake Edwards, que faleceu no mês passado. Além de ser o responsável por dirigir esse bellíssimo filme, ele também é o criador da "Pantera cor de rosa" e dirigiu todos os filmes antigos sobre o inspetor Crusoe. Eu ainda quero tirar um dia para falar sobre "Um tiro no escuro" um dos filmes mais engraçados que já vi, e que ele dirigiu.

Então, pegue a pipoca, o filme, e prepare-se para se encantar com esse filme MEMORÁVEL.

Próxima Sessão: Volver

3 comentários:

  1. Ótima dica. Já anotei e quero muito assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você conseguiu achar a palavra certa para o filme, é mesmo memorável! Adoro muito *-* Você tem que ver outros da Audrey também, ela é ótima!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi esse filme...

    Olha só, tem sorteio no meu blog do livro A Batalha do Apocalipse, passa lá...
    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!