terça-feira, 5 de julho de 2011

2

Resenha: Where She Went

8492825Livro: Where She Went

Autora: Gayle Forman

Editora:Doubleday

Nota: 5 estrelas

* Essa resenha contém SPOILER para quem não leu o livro Se Eu ficar.

O livro não foi lançado no país, mas você pode comprá-lo nesse site, Book Depository, que é o mesmo que eu compro meus livros e é muito confiável. Detalhe: Frete grátis para o Brasil

Três anos se passaram desde o trágico acidente em que Mia, quase não sobreviveu, que é relatado em Se eu Ficar. Ela e o seu ex-namorado do colégio, Adam, agora vivem vidas separadas em costas opostas. Adam, agora é um front-man insatisfeito, de uma banda popular, Collateral Damage, e ele está em Nova York por uma noite, para dar algumas entrevistas, antes de embarcar para uma grande turnê na Europa.

E essa, é a mesma noite que Mia, agora uma conhecida e renomada violoncelista, está tocando no Carnegie Halll. Adam compra um ingresso, e planeja entrar, assistir e sair, mas Mia consegue encontra-lo antes, e pela primeira vez em anos, os dois estão frente-a-frente.

Eles resolvem aproveitar juntos a última noite de ambos na cidade,já que Mia também vai fazer uma turnê pelo mundo. Adam e Mia atravessam a cidade, contando sobre as suas experiências, e sobre a vida que cada um leva agora, e quando fica inevitável, tudo que levou os dois para esse ponto.

Eu sou muito (muito mesmo!) suspeita para falar de Gayle Forman e de seu romance, Se eu ficar. Emocionante, triste e com uma parte sobrenatural (que na verdade, só faz o livro ficar mais real). Ela criou um dos YA que mais amo e admiro. É uma estória única.

Por isso,quando foi anunciado que Where She Went, iria ser uma sequência de Se eu ficar, eu só conseguia pensar “ela vai estragar tudo” “ela vai estragar a estória” “em time que está ganhando não se mexe”, ou seja, tinha tanta esperança nesse livro, como tenho em Tiririca como deputado.

Eu não ia comprar esse livro imediatamente, mas quando fui liberada para fazer uma pequena compra no Book Depository, o único livro que me veio a cabeça como prioridade foi esse.

“Meu corpo inteiro está tremendo. Eu estou perdendo. Um dia pode ter 24 horas, mas algumas vezes passar por um, parece tão impossível quanto escalar o Everest” Adam

E está a vida aí, para provar que nunca estamos 100% certos. E para quem estava em dúvida, saiba, esse livro é tão bom,ou melhor que Se eu ficar.

Chocante, não? Os dois são bons, e Forman demonstra que sabe o que está fazendo. Primeiro,porque o livro é totalmente focado em Adam, sim o namorado gatinho e totalmente encantador de Mia, e que foi a razão para ela ter ficado.

Adam, hoje é um astro da música, que vendeu milhões de discos, com um CD que fala sobre tudo o que passou, quando Mia o deixou. Mia, entrou para Juliard, e nunca mais olhou para trás. Nunca mais voltou para a sua cidade, e de uma hora para outra, resolveu simplesmente não conversar mais com ele.

Bitch?!?, mas com um pouco de razão, que vão sendo reveladas aos poucos, durante o livro. E Adam, vai mostrando que a sua conexão com Mia era muito forte, e realmente uma razão para ela ficar, como aconteceu.

O que é mais interessante nesse livro, é o sentimento de realidade que ele trás. Como vocês já sabem, Se eu ficar, pega mais para o lado sobrenatural, mas em Where She Went, não há espectros rodando a ação. Só dois jovens que se amaram muito um dia, e que seguiram caminhos diferentes.

Como o livro é contando pelo ponto de vista de Adam, você sofre com ele, já que Mia, claramente não foi superada. Você quer chorar, gritar e simplesmente colocar ele no colo e fazer carinho. Por trás da imagem de um astro do rock, ele ainda é aquele namorado carinhoso, que estava com Mia quando ela mais precisou.

É um livro que fala sobre aceitação, sobre perdão, sobre tentar consertar os erros do passado.

Lembra que eu falei no começo que estava com medo desse livro porque ele iria “mudar a estória”. E, graças a Deus, foi isso que ele fez. A luta de Mia e de todos a sua volta, não acabou quando ela escolheu e abriu os olhos.

Não, a estória e luta dela vai além disso, aquele não era um final completo, e esse livro vem contar a estória que segue. Gayle, vem mostrar que nem sempre, um livro tem um final “felizes para sempre”,e que Se eu Ficar, está nessa lista.

O livro tem várias reviravoltas, então não desista até chegar no capítulo 19. Não quero estragar a supresa de ninguém, mas separe vários lencinhos para o final, você vai precisar.

Como disse um review no Amazon, esse é um livro “poderoso, emocionante e tudo que os fãs de Mia, Adam e Forman poderiam esperar”, e realmente é.

Realmente é.

Fanny Ladeira

1849fdc018dc0a7e9d9a9e.L._V170864812_SL290_Gayle Forman é uma autora americana, que já ganhou vários prêmios. Antes de virar escritora, ela trabalhou como jornalista durante muitos anos e seus artigos apareceram em publicações como as revistas Seventeen, Cosmopolitan e The New York Times Magazine. Além desse livro, ela escreveu Se eu ficar, lançado no Brasil pela editora Rocco, e Sisters in Sanity, quando ainda não foi lançada no país. Ela mora no Brooklyn com a sua família.

2 comentários:

  1. Como sua resenha não tem nenhum comentário?! Fiquei zangada! Olha eu achei sua resenha no google porque estava procurando um site pra comprar o livro Where She Went e eu achei li sua resenha e nem acreditei nessas reviravoltas! Amei quero ler, vou comprar o 2° sem ao menos saber ler em inglês mas como faço curso vou me esforçar. Amei Amei demais! Seguindo-te http://escritasobreatela.blogspot.com/ (Ah fiz resenha de ''Se eu ficar'')

    ResponderExcluir
  2. Oi.. acabei de ler Se eu ficar, uma história cativante. Gostaria muito de Ler , Onde ela está, você sabe se o livro já tem em Português, estava em busca pela internet, porém não encontrei.. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!