domingo, 20 de fevereiro de 2011

1

Cinema no Restaurante: Volver

volver

Pedro Almodóvar é um gênio.


Ponto, Travessão, outra linha.


Definido isso podemos trabalhar em cima da premissa, de que os seus filmes já podemos esperar: pequenas obras-primas, originais e cheia de cores. E com Volver, filme lançado em 2008, ele adiciona mais um filme para lista.

Volver conta a estória de três gerações de mulheres de uma família, ligadas por segredos, ressentimentos e amor. Depois da morte da tia, a mãe de Raimunda ( Penélope Cruz) e Sole (Lola Dueñas) volta da morte para tentar ajudar as filhas a consertarem as suas vidas, porque a coisas que só os fantasmas conseguem consertar.

O roteiro bem escrito,e a direção palpável de Almodóvar,  dão o tom do filme. Você sabe que está assistindo um filme dele, e mesmo que se o filme não fosse dele, saberia da onde tinha vindo a inspiração. O roteiro é característico e surpreendente. A cada momento você se assusta com as direções que o filme toma, mas é um susto bom!

volver_01Você pensa que o filme irá focar em uma só coisa, e de certa forma ele faz, focando na relação de mãe e filha, mas a tantas nuances exploradas no filme que nada não fica muito repetitivo. Além do mais, ao falar de mulheres comuns e trabalhadoras, ele consegue dar uma vivacidade maior ao filme.

Almodóvar gosta de cores, e conseguiu atingir o ponto certo. Mas o seu grande triunfo é o elenco.

Com um foco maior em Carmem Maura, de Mulheres a beira de um Ataque de Nervos, que era a grande musa de Almodóvar na década de 80, e que ficou 20 anos sem falar com o diretor. E chegando na musa atual dele, Penélope Cruz, que já provou a muito tempo que tem talento.

Cruz, sempre foi uma interrogação na minha vida. Eu como grande fã da Nicole Kidman, fiquei um pouco avessa á ela, quando ela foi apontada como o grande pivô na separação entre Kidman e Cruise. Depois que ambas deixaram Cruise para trás, com as suas loucuras e filmes de gostos duvidosos ( Encontro Explosivo, alguém?), conseguiram ganhar melhor destaque, e eu pude finalmente deixar tudo o que pensava dela para trás, e com o seu talente conseguiu me conquistar.

E em Volver, Cruz consegue atingir o ponto alto, maior do que até em Vicky Cristina Barcelona.  Por ter um sotaque forte, assistir a um filme em que ela fala em espanhol, dá um alívio muito grande.

volver061030_560

A melhor cena é dela, cantando á música Volver, com coração e a alma dentro da cena, claro que não é ela propriamente cantando, mas a cena é tão envolvente que você deixa passar esse pequenito detalhe.

Volver, significa Voltar.

Um filme incrível, e que vai para a lista dos “filmes Europeus que merecem serem vistos!”

Fanny Ladeira

*Semana que vem tem Oscar! E por isso falaremos do filme que concorre a 13 indicações.

Próxima Sessão: O Discurso do Rei

Um comentário:

  1. Ai, eu não gostie desse filme... Pode ser pelo fato de ter visto em uma época que não tava com humor para esse gênero... Mas sei lá...

    Mil beijos.
    @mariaclarabruno
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!