quinta-feira, 11 de agosto de 2011

0

Resenha: Antes que eu vá

Capa_AntesQueEuVa_WEBLivro: Antes que eu vá

Autora: Lauren Oliver

Editora:Intrínseca

Nota: 2,5 estrelas

Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia.

Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela.

Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

“Mas para alguns de nós, só existe o hoje. E a verdade, é que você nunca sabe.”

Antes que eu vá, Before I Fall no original, é uma junção do livro, Os 13 porquês, com o filme Feitiço do Amor ( todo mundo lembra desse filme, né? Costumava passar quase todo mês na sessão da tarde!).

Lauren Oliver, fala sobre um tópico muito comum hoje em dia,e que infelizmente parece ter tomado as escolas do mundo inteiro: O Bullying.

Na verdade, ele sempre existiu, mas as consequências das brincadeiras maldosas, está ficando cada vez, mais evidentes e tomando proporções monstruosas. Saindo de suicídios e chegando nos atiradores, que querem se vingar.

Uma realidade que era comum nos EUA, que tem o caso mais famoso, o de Columbine, acabou atingindo o nosso país em abril, quando uma escola do Rio de Janeiro, foi alvo.

“Algumas vezes, eu tenho medo do que eu estou deixando para trás.” Kent

É um tópico importante e extenso, há ainda, muito espaço para livros assim. Entretanto, não senti que Antes que eu vá, conseguiu chegar na raiz do problema.

Sam, é uma bitch! E demora muitos dias repetitidos, para ela aprender tudo o que deveria, demora tanto que você começa a se perguntar se ela não merecia esse destino. Até que a o próprio livro vem te responder:

“Mas antes que você comece a me julgar,                 deixe eu te perguntar uma coisa: o que eu fiz foi tão ruim assim? Tão ruim, que eu merecia morrer?                    Tão ruim, que eu merecia morrer assim?                          O que eu fiz, foi tão pior do que os outros fazem?           Foi pior do que o que você faz?                                   Pense nisso” Sam

Foi interessante e corajoso de Oliver, escrever sobre o ponto de vista de alguém que pratica o bullying, e não dá vitima. E o livro tem várias lições bacanas e necessárias.

Mas YA, é conexão. Fica difícil você se envolver com tudo, se essa ligação não é feita.

Fica a minha recomendação desse livro, porque é uma boa leitura, mas não foi um romance   que me marcou.

Fanny Ladeira

Lauren-OliverLauren Oliver, cresceu em uma pequena cidade, que foi a inspiração para a cidade que passa o livro Antes que eu vá, que foi o seu primeiro livro publicado. Ela mora em Nova York, e publicou o livro Deliruim, que todo mundo está falando super bem. Para conhecer mais sobre a autora acesse: http://www.laurenoliverbooks.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!