sexta-feira, 12 de agosto de 2011

0

Cinema no Restaurante: E o Vento Levou

 80

Esse é aquele filme, cumprido e complicado, que você tentou assistir quando criança, mas nunca teve paciência.

Esse é aquele filme que ficou durante anos na lista dos filmes mais vistos de todos os tempos, até Titanic, vir e tirar isso dele, e hoje em dia, ele não aparece, nem nos 10 mais lucrativos.

Esse é o filme, que ganhou 12 Oscars.

Esse é o filme, que você TEM QUE VER!

MSDGOWI EC001

Uma reunião social acontece numa grande plantação na Georgia, Tara, cujo dono é Gerald O'Hara (Thomas Mitchell), um imigrante irlandês. Scarlett (Vivien Leigh), sua bela e teimosa filha adolescente que está apaixonada por um vizinho,  Ashley (Leslie Howard), o primogênito do patriarca de Twelve Oaks, só que Ashley está comprometido.

Scarlett é impulsiva e quer fazer de tudo para impressionar Ashley, o que gera várias das objeções de Mammy (Hattie McDowell), sua protetora escrava. ariane179254_GoneWithTheWind_1815

Durante um churrasco em Twelve Oaks Scarlett, Scarlett quer impressionar Ashley, mas é ofuscada pelo seu noivado e pela iminente guerra entre Norte e Sul americano. Só um cavalheiro discorda da guerra, e é  Rhett Buttler (Clark Gable), um aventureiro que tem o hábito de ser franco. Que acaba conhecendo Scarlett em uma situação complicada.

Revoltada com Ashley, ela resolve casar com Charles, irmão de Melanie Hamilton (Olivia de Havilland), que é noive de Ashley. Mas com a chegada da guerra, a vida das pessoas serão mudadas, e Scarlett terá que enfrentar situações desafiadoras.

Viúva, pobre e com várias pessoas para sustentar, Scarlett volta para Tara, sua terra natal, somente para encontrar mais destruição. Porém sua jornada não termina ali, e o futuro reserva várias reviravoltas, para a vida de Scarlett.

“Aqui está um soldado do Sul que a ama, Scarlett. Que quer sentir um abraço seu, que quer levar na memória do seu beijo, para a batalha com ele. Não importo se você não me ama, você é uma mulher mandando um soldado para a sua morte, com uma linda memória. Scarlett! Me beije! Me beije…uma vez…” Butler

O que eu posso falar de …E o vento levou, Gone with the wind no original?

gone_with_the_wind_movie-11469

Foi uma questão que me perturbou a semana inteira, fiquei assustada em falar de toda a sua magnitude, mas eu não posso continuar fazendo essa coluna, falando de outro filmes, e deixando esse de lado. Ele não só tem um papel importante, na história do cinema, como ainda consegue ser maravilhoso.

Quando eu assisto os filmes da trilogia, O Senhor dos Anéis, eu consigo sentir que estou assistindo um filme, que foi feito já sabendo o que seria, como se a importância dele voasse da tela para encontrar as minhas expectativas.

E é isso que sinto, quando assisto …E o vento levou. É uma estória melodramática, e tem várias revés, mas essa é beleza e mensagem que a própria estória quer passar.

gwtwtaraVemos a trajetória inteira de Scarlett, e ela passa de uma menina mimada para guerreira, e mesmo assim vários aspectos da sua personalidade continuam ali.  Isso foi o que mais fez gostar dela, acredito que experiências mudam as pessoas, mas que a sua essência continua ali dentro delas.

Mesmo quando, tem que batalhar para conseguir alimentar as pessoas, que agora são sua responsabilidade, ela ainda apresenta o seu gênio instável e exigente, está tudo ali, só que usado em outro contexto.

Em uma das cenas mais bonitas, agarrada a terra de Tara, ela promete que nunca irá passar fome novamente. E é essa promessa, que carrega toda a importância da segunda parte do filme.

“Deus é minha testemunha, Deus é minha testemunha que eles não irão me tocar. Eu vou sobreviver a isso, e quando acabar, eu nunca sentirei fome novamente. Não, nem ninguém da minha família. Se eu tiver que mentir, roubar, trair ou matar. Deus é testemunha, que eu nunca passarei fome novamente.”  Scartlett

picking cotton in the fields at Tara 74As conseqüências das suas ações aparece pelo caminho, e em alguns momentos podemos considerar ela até como insensível, mas pessoalmente, se eu tivesse passado por tudo que ela enfrentou, não posso dizer, que não faria o mesmo. E puxando o meu lado feminista, ninguém pensaria assim se fosse um homem, todos pensariam “Ele só quis proteger a sua família”!

Tudo se encaixa para criar um filme memorável. Passando pelas atuações, que estão sublimes, principalmente de Vivien Leigh e Clark Gable, que tem uma química muito forte. Ao assistir as cenas de beijo entre os dois, fico imaginando, quantos beijos foram correspondidos dentro do cinema. Isso porque, são beijos discretos mais cheio de paixão e emoção, que dão vontade de beijar também!

Scarlett: Rhett, não. Eu vou desmaiar.
Rhett Butler: Eu quero que você desmaie. E para isso que você foi feita. Nenhum dos tolos que você conheceu, jamais beijou você assim, Já? O seu Charles, o seu Frank, e o seu estúpido Ashley.”

Os cenários e a fotografia estão de arrasar também, mas o que merece mais destaque no filme, são os figurinos. O’Hara usa um vestido mais bonito e inesquecível que o outro, e pelos menos, dois modelitos usados por Scarlett, devem entrar na lista dos mais bonitos de todos os tempos.

barbecue-dress-gwtw 

 

 

O vestido usado no churrasco, no começo do filme.

 

 

 

Scarlett-OHara-Green-Curtains-Dress

 

E o vestido feito com cortina, usado para tentar seduzir Buttler.

 

 

 

 

O roteiro é outro ponto alto, com frases marcantes e um texto afiadíssimo.

           “Frankly, my dear, I don't give a damn.” Butler

gone-with-the-wind    

Apesar de ter, quase 4 horas de duração, recomendo assistir tudo de uma vez, e deixar se levar pela estória apresentada.

Se você não se emocionar, ou ficar tão tocada quanto eu, pelo menos terá assistido uma das obras-primas da sétima arte.

Essa é a palavra, que define esse filme: Uma obra-prima.

Boa sessão!

Próxima Sessão: Mini-Série da BBC ‘Emma’

Teremos uma semana cheia de Austen! A resenha do livro, Emma, saí da quarta-feira, e o review da mini-série, produzida pela BBC, saí na sexta!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!