quinta-feira, 21 de julho de 2011

1

Resenha: Quem é você, Alasca?

Layout 1Livro: Quem é você, Alasca?

Autor: John Green

Editora: WMF Martins Fontes

Nota: 2,5 estrelas

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”.

Muita coisa, o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

“Pessoas, eu pensei, querem segurança. Eles não podem suportar a ideia da morte, ser um grande buraco negro, não conseguiriam suportar a ideia de que as pessoas que eles amam não existirem mais, e não poderiam sonhar que eles mesmo não existiriam mais. Eu finalmente percebi, que aquelas pessoas pensam em vida após a morte, porque eles não suportariam não pensar.”

Eu peguei para ler esse livro, porque TODO mundo, falou muito bem dele.

Quem é você, Alasca?, que foi lançado no Brasil pela Martins Fontes, é um bom livro, bem escrito, com uma estória cativante. Miles, é um protagonista interessante e dá para entender várias coisas, que ele está passando, e porque ir para um colégio interno, nesse caso o Culver Creek, é uma das melhores coisas que poderia acontecer, na vida dele.

Ele tem uma estranha fixação por últimas frases, o que o torna ainda mais interessante. Ele é inteligente, e tem um bom coração.

Miles, Alasca, Chip (O coronel), Takumi tem aquele tipo de amizade forte, verdadeira e muitas vezes disfuncional, que só funciona na adolescência, quando ainda estamos perdidos, e não sabemos exatamente quem nós somos.

Eles dividem várias experiências, sentimentos, momentos e brincadeiras.

Então, porque eu dei somente, 2,5 estrelas, para esse livro?

Quando lemos YA, queremos sentir uma aproximação, e apesar de ter sentido essa aproximação em vários momentos desse livro, não foi o que prevaleceu.

Eu sei, eles tem vários problemas, principalmente Alasca, e em certo nível consigo entender o porque de tantos cigarros, bebidas e relacionamentos amorosos desastrosos. Porém, como alguém que não conseguiu uma boa qualificação no vestibular de federais, porque não tinha como pagar uma boa escola, não consigo.

“Ela é legal, eu pensei, mas você não precisa de uma garota que te trata como se você tivesse 10 anos: Você já tem a sua mãe.”

Sem contar, que tudo o que leva para os acontecimentos decisivos desse livro, estava ali. Todos os sinais estavam ali. E se, pelo menos um da turma, não estivesse sempre bêbado, talvez eles pudesse perceber.

O livro tem uma contagem regressiva, e conseguimos ver que depois de tudo, os meninos conseguem analisar melhor as suas atitudes.

Como disse é um bom livro, e merece ser lido. Só espero que vocês possam se conectar mais do que eu.

Fanny Ladeira

 

Adicione esse livro no Skoob

 

john_greenJohn Green nasceu em 24 de agosto de 1977, em Indiana, Estados Unidos. Estudou numa escola no Alabama não muito diferente de Culver Creek, o colégio interno do livro. Além de escritor, ele é crítico literário e comentarista de programas de rádio sobre literatura. Quem é você, Alasca? é seu primeiro romance.

Um comentário:

  1. Ótima resenha, Fanny! E a Etiene falou tão bem desse livro que minha vontade é grande, mas essa capa ninguém merece =/

    Mil beijos
    @mariaclarabruno
    www.coffeesandbooks.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!