Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Nota: 2,5 estrelas
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”.
Muita coisa, o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.
“Pessoas, eu pensei, querem segurança. Eles não podem suportar a ideia da morte, ser um grande buraco negro, não conseguiriam suportar a ideia de que as pessoas que eles amam não existirem mais, e não poderiam sonhar que eles mesmo não existiriam mais. Eu finalmente percebi, que aquelas pessoas pensam em vida após a morte, porque eles não suportariam não pensar.”
Eu peguei para ler esse livro, porque TODO mundo, falou muito bem dele.
Quem é você, Alasca?, que foi lançado no Brasil pela Martins Fontes, é um bom livro, bem escrito, com uma estória cativante. Miles, é um protagonista interessante e dá para entender várias coisas, que ele está passando, e porque ir para um colégio interno, nesse caso o Culver Creek, é uma das melhores coisas que poderia acontecer, na vida dele.
Ele tem uma estranha fixação por últimas frases, o que o torna ainda mais interessante. Ele é inteligente, e tem um bom coração.
Miles, Alasca, Chip (O coronel), Takumi tem aquele tipo de amizade forte, verdadeira e muitas vezes disfuncional, que só funciona na adolescência, quando ainda estamos perdidos, e não sabemos exatamente quem nós somos.
Eles dividem várias experiências, sentimentos, momentos e brincadeiras.
Então, porque eu dei somente, 2,5 estrelas, para esse livro?
Quando lemos YA, queremos sentir uma aproximação, e apesar de ter sentido essa aproximação em vários momentos desse livro, não foi o que prevaleceu.
Eu sei, eles tem vários problemas, principalmente Alasca, e em certo nível consigo entender o porque de tantos cigarros, bebidas e relacionamentos amorosos desastrosos. Porém, como alguém que não conseguiu uma boa qualificação no vestibular de federais, porque não tinha como pagar uma boa escola, não consigo.
“Ela é legal, eu pensei, mas você não precisa de uma garota que te trata como se você tivesse 10 anos: Você já tem a sua mãe.”
Sem contar, que tudo o que leva para os acontecimentos decisivos desse livro, estava ali. Todos os sinais estavam ali. E se, pelo menos um da turma, não estivesse sempre bêbado, talvez eles pudesse perceber.
O livro tem uma contagem regressiva, e conseguimos ver que depois de tudo, os meninos conseguem analisar melhor as suas atitudes.
Como disse é um bom livro, e merece ser lido. Só espero que vocês possam se conectar mais do que eu.
Fanny Ladeira
Adicione esse livro no Skoob
John Green nasceu em 24 de agosto de 1977, em Indiana, Estados Unidos. Estudou numa escola no Alabama não muito diferente de Culver Creek, o colégio interno do livro. Além de escritor, ele é crítico literário e comentarista de programas de rádio sobre literatura. Quem é você, Alasca? é seu primeiro romance.
Ótima resenha, Fanny! E a Etiene falou tão bem desse livro que minha vontade é grande, mas essa capa ninguém merece =/
ResponderExcluirMil beijos
@mariaclarabruno
www.coffeesandbooks.com