quarta-feira, 13 de julho de 2011

2

#EspecialPotter Resenha: Harry e seus fãs

normal_harry-e-seus-fas-capa1Livro: Harry e seus fãs

Autora: Melissa Anelli

Editora: Rocco

Nota: 4,5 estrelas

Os bastidores do fenômeno Harry Potter, contando por quem entende a magia causada pela chegada do bruxinho à vida de centenas de milhares de pessoas: Melissa Anelli, o principal nome do portal The Leaky Caldron, fansite que conquistou o respeito da editora americana Scholastic e da própria J.K. Rowling.

Entre outras façanhas, Melissa conseguiu uma longa entrevista com a criadora do bruxinho em 2005, deixando centenas de jornalistas ao redor do mundo com inveja.

Com tiragem inicial de 50 mil exemplares, Harry e seus fãs traz um caderno de fotos e tem prefácio assinado pela própria J.K. Rowling. Dez anos após o lançamento do 1º livro da série Harry Potter, de J.K. Rowling, a história de leitores e fãs que ajudaram a transformar a saga do jovem bruxo em um dos maiores fenômenos culturais do planeta é contada em detalhes por Melissa Anelli.

A jovem fã do bruxinho descreve o encantamento provocado pelo maior fenômeno literário de todos os tempos, revive grandes momentos, e lista informações exclusivas e detalhadas, que aproximam ainda mais o leitor de Harry Potter e sua criadora.

Eu geralmente, não gosto desses livros em que alguém vem falar de um determinado fenômeno. A maioria são por encomenda, ou feito por alguém que não tem a mínima noção do que está fazendo, ouviu falar da série uma vez, e acha que pode escrever o livro.

Há exceções, e um delas é o incrível,  Harry e seus fãs, lançado no Brasil pela Editora Rocco, a mesma que detém os direitos da série no país.

Melissa Anelli, é uma grande fã de Potter, o que faz toda a diferença. É possível sentir a sua paixão pelo bruxo, a sua fascinação pela série, e como todo fã, a sua vontade de descobrir vários segredos sobre a série.

Ela relata, como começou a entrar no universo online de Potter, e como se tornou a responsável de um dos maiores sites mundiais sobre o bruxinho, The Leaky Cauldron.

Por ter trabalhado em jornais e empresas de comunicação, além de ter conseguido conhecer e manter relações, com pessoas importantes dentro da saga. Ella narra todas as aventuras que ela passou, e oportunidades que qualquer fã, daria uma mão para conseguir: como participar de uma entrevista com Daniel Radcliffe, ou ficar amiga de um dos atores da série.

Melissa, entrelaça as suas histórias e experiências ao ler  (e esperar) os livros, o que pode levar todos, a se identificar com ela. É um bom ponto, já que ela estabelece uma conexão com os maiores interessados em ler essa obra: Os próprios fãs.

Ler, sobre como foi a sua experiência de leitura, faz com que lembramos de como foi as nossas, e o sentimento de nostalgia aumenta.

“Veja, SIRIUS. Sirius! Ele é mencionado no primeiro livro, no primeiro capítulo do primeiríssimo livro, e agora ele está por toda parte neste livro, e eu em momento algum tinha reparado que ele era mencionado logo no primeiro livro! Ela tem um plano mestre; tudo está interligado.”  Melissa, após ler HP e o Prisioneiro de Azkaban

Além de narrar as suas experiências, ela ainda tira um tempo para falar, sobre como tudo começou. Contando com uma riqueza de detalhes sobre o que aconteceu, até que finalmente, Harry Potter fosse lançado.

Da ideia inicial de Rowling, passando sobre as dificuldades para encontrar um editora, e chegando até o lançamento do livro nos EUA, e de como ele foi se propagando. Descobri vários detalhes que nem sonhava!

“Eu realmente acreditava em Harry. Acho que a gente tem que acreditar. Mesmo quando você escreveu um péssimo livro. Porque escrever é uma viagem solitária e você tem que acreditar no que escreve, caso contrário terá uma vida medonha.” J.K. Rowling

E não fica só nos detalhes técnicos, ela relata histórias, conversas e decisões editoriais entre J.K. e seus editores, como a recusa de Rowling, em tirar a parte em que os meninos derrotam o trasgo, no primeiro livro.

Nem tudo no livro é sonhos e sapos de chocolates, e tenho que falar que achei extremamente chatos e monótonos os capítulos, Tecendo a Teia e Rock em Hogwarts.

O primeiro fala do crescimento dos sites sobre o HP, e sobre a quantidade de Fanfiction. Eu sei que várias escritoras e começaram escrevendo Fanfiction, e ela chega a citar Cassandra Claire, que hoje é conhecida pela Série Instrumentos Mortais, então peço desculpas se ofender alguém, mas eu ODEIO Fanfiction.

Seja de HP ou e de outro livro. Não chego achar um desrespeito com o autor, mas as acho sem valor nenhum. Portanto não achei nada interessante o mergulho dela nessa parte.

Já o outro capítulo, Rock em Hogwarts, é interessante ao falar do Wizard Rock, mas ela se estende demais (demais!) no assunto.

Melissa, também compartilhou vários momentos com a própria J.K., e não estranhe a intimidade que ela tem, em chama-lá de Jo, até o fim do livro, ela teria visto a autora em várias oportunidade, e sentado para entrevista-lá, em mais de uma ocasião, incluindo um papo extenso que durou mais de dois dias, depois do lançamento de As relíquias da Morte.

E ao terminar de livro, você consegue perceber porque Rowling manteve esse laço com ela, e porque ela escreveu o prefácio do livro: Mas o que um livro sobre o fenômeno, esse é um relato de uma fã, que acompanhou tudo de muito perto.

Uma fã que assim, como eu, e como vocês, ama essa mágica estória.

Leitura Obrigatória para os fãs!

 

Fanny Ladeira

 

Anelli_MMelissa Anelli formou-se em comunicação pela Georgetown University, em 2001. Desde então, vem participando e documentando o fenômeno Harry Potter, e através do portal The Leaky Cauldron, escreve e se comunica com fãs da série em todo o mundo. Trabalhou como repórter e escritora em Nova York. Atualmente vive no Brooklyn.

2 comentários:

  1. Você com esse especial está fazendo eu me sentir culpada por não ser fã do Harry Potter! kkk

    Bjoo
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir
  2. @Vanessa

    Como assim????

    hahahahahahah

    Mas vc é fã de Star Wars, então não está totalmente fora do meu círculo...hahahahahahah

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!