domingo, 10 de julho de 2011

0

#EspecialPotter – Nação Potteriana: Thaís da Mata

Olá Pessoal!

Estou adorando poder contar com a participação, de pessoas tão diferentes e bacanas. Os pottermaníacos estão me encantando com as suas repostas!

Hoje, temos uma convidada, que também é uma das parceiras do blog!

A Thaís, é estudante de Economia, e compartilha comigo a paixão por Harry Potter, um fixação por Meg Cabot e uma obsessão por livros. Aproveitem e conheçam um pouco do blog dela, Divagando sobre a Realidade.

Thais da Mata

19 anos

São Paulo - SP

@thaisdamata

Essa entrevista contém SPOILER para quem não leu/assistiu os filmes já lançados (exceto Harry Potter e as Relíquias da Morte)

* O primeiro filme da série, HP e a Pedra filosofal foi lançado em 2001. Quantos anos você tinha na época?

Thaís: Eu tinha apenas 10 anos, e lembro muito bem da época. Porque eu ainda não tinha lido nenhum livro da serie, mas estava no shopping e quando vi o cartaz do filme quis muito assistir, porém minha mãe não deixou. Acabei não vendo o filme no cinema, mas tive a grande oportunidade de ler o livro, antes de assistir o primeiro filme da série. O que acabou fazendo toda a diferença.

* Você leu todos os livros, e viu Todos os Filmes? São não, conte em qual parou.

T: Sim!!!!! Foi amor ao primeira vista e paragrafo. Viciei, apaixonei e virei fã! Já vi o filme e li os livros tantas vezes, que lembro de cada detalhe. Foi com certeza uma das minhas primeiras paixões... e persiste até hoje.

* Qual é o seu livro e filme favorito? Por quê?

T: Deixando de lado se a adaptação foi boa ou ruim, eu gosto muito do terceiro filme. Neste filme, Afonso Cuaron conseguiu transmitir para o publico a mudança que ocorre com todos os personagens, a grande fase da adolescência, o clima sombrio do filme e a maneira como foi transmitida deixou o publico mais próximo da historia. Além de o Harry, o personagem do filme estar bem mais parecido com o Harry dos livros.

* Você tem um personagem que se identifica mais? Ele é o seu favorito também?

17019-26301T: Seria inevitável não me comparar um pouco, mas só um pouquinho, com a Hermione. Sou meio CDF e tenho cede de conhecimento como ela, mas não sou tão paranóica e chata, eu acho. Ela não é a minha personagem favorita, além do Harry, que não conta, adorava o Prof. Lupin, ele era sempre tão centrado e poucas vezes julgava as ações do Harry, ele era muito "de boa".

* Qual é a lembrança mais forte que você tem da Saga?

T: Definitivamente os litros de lagrimas que eu derramei ao longo da série. Com o passar dos anos e dos livros, fui me apegando tanto aos personagens que quando eles começaram a ir embora foi como se pessoas próximas a mim tivessem ido.

* Várias crianças e adolescentes começaram a se dedicar mais a leitura depois de começar a ler a saga. Esse é o seu caso também? Se sim, relate como os livros do Harry Potter mudaram a sua rotina de leitura.

T: Eu faço parte do que muitos chamam de Geração Harry Potter. Meu hábito por leitura começou com HP, foram os primeiros livros grandes que comecei a ler. Pela primeira vez na minha vida sentia prazer em sentar e simplesmente ler, ler e ler. Logo um livro foi puxando o outro e o tempo entre o lançamento de um livro e outro foi sendo preenchido por outros livros e assim fui tomando gosto e abrindo os horizontes para novos temas. Eu como milhares de pessoas aprenderam a ler com HP, a apreciar e a curtir uma boa leitura.

* Agora, os filmes e livros ficaram para sempre. Mas nossa geração teve a oportunidade de crescer esperando os livros e os filmes. Você se sente feliz, de ter tido a oportunidade de ter crescido com Harry Potter?

T: Absolutamente, me sinto parte de uma geração que mudou a historia da literatura e também do cinema, passei pela expectativa de esperar um livro, um filme. Tenho certeza de que nunca mais iremos ver tal fenômeno que HP foi, o número de seguidores que reuniu, de todas as idades e de todos os tipos. As filas nas livrarias, no cinema a agitação que cada nova novidade lançava...

O prazer de ver as palavras interpretadas na tela. Amadureci junto com o Harry, e apesar de eu ter crescido, sei que a história continua lá para ser lida e relida milhares de vezes por muitas pessoas.

* Rowling anunciou essa semana que o projeto Pottermore, vai ser um experiência online para os leitores, e que terá a contribuição dela revelando detalhes exclusivos do mundo HP. Qual é a sua expectativa em relação ao Pottermore? O que mais gostaria de ver revelado por Rowling?

T: Achei interessante esse projeto, e uma maneira de não abandonar os seguidores, sempre ter algo para alimentar nossas mentes. Infelizmente, eu já passei da fase de procurar por tudo e qualquer coisa sobre HP pelas redes, mas isso não me impede de querer, por exemplo saber como foi o hiato de vinte anos entre a luta final em Hogwarts e o capítulo final de HP7.

* O “Wizard World of Harry Potter” um parque temático localizado em Orlando, abriu as suas portas no ano passado. Os estúdios aonde foram filmados os filmes em Londres, também serão abertos para os fãs. Você tem você tem vontade de conhecer esses lugares?

T: Eu sempre quis conhecer os estúdios em que foram gravados os filmes, mais do que o parque. Talvez assim, eu pudesse me sentir dentro da história.

* Qual foi o melhor momento dos livros e dos filmes?

mirror_of_erisedT: Muitoooo difícil... Dos livros, para mim o melhor momento foi no quinto livro, quando Harry descobre o seu destino, foi meio que um "Ufa! é por isso que tanta coisa ruim acontece?" , ao mesmo tempo em que nos deixou apreensivos do futuro.

Dos filmes, adoro a cena em que o Harry esta em frente ao espelho de Ojesed, é tão pura e simplista... mas resume toda a mensagem que a série queria passar.

* Houve alguma coisa que você conseguiu prever baseado nas leituras ( RAB? Alguma Morte? Algum casal?)?

T: RAB, com certeza! Mas também não fui a única que adivinhou, tirando isso as descobertas se tornaram grandes surpresas para mim.

 

A resposta abaixo, contém SPOILER para quem não leu Harry Potter e as Relíquias da Morte.

 

* Qual foi a pior morte dos livros?

De todas as que ocorreram, e foram muitas, a do Dobby foi a pior e mais triste para mim. Não me lembro de ter chorado tanto, a fidelidade do pequeno elfo até os últimos minutos, a despedida e o próprio Harry enterrando ele, tornou tudo mais difícil de digerir. Afinal quem não se apegou a ele e ao seu jeito de proteger o Harry?

Thaís, Muito Obrigada por tudo!

 

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!