domingo, 10 de julho de 2011

0

#EspecialPotter Cinema no Restaurante: Harry Potter e o Cálice de Fogo

harrypotter4_8

Em seu 4º ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwards, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é misteriosamente selecionado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição internacional em que precisará enfrentar alunos mais velhos e experientes de Hogwards e também de outras escolas de magia. Além disso a aparição da marca negra de Voldemort (Ralph Fiennes) ao término da Copa do Mundo de Quadribol põe a comunidade de bruxos em pânico, já que sinaliza que o temido bruxo está prestes a retornar.

Nesse filme temos: uma Copa de Quadribol, um Torneio Bruxo milenar em Hogwart, visitas de adolescentes de outras escolas magia, um baile de inverno pomposo, uma briga feia entre Harry e Rony, um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, um interesse amoroso para Harry e outro para Hermione, e o retorno de um dos mais temíveis bruxos de todos os tempos.

harrypottereocalicedefogo_23

UFA! Com tudo isso, não sobra muito tempo para respirar dentro do 4° ano de Harry em Hogwarts. E ficou extremamente difícil, em um pouco mais de 2 horas, resumir um livro de 583 páginas.

A preocupação em tentar colocar todos os detalhes, fizeram com que o filme ganhasse um ritmo acelerado, e mesmo assim muita coisa teve que ser cortada.

Como por exemplo, é o primeiro filme, sem a presença dos Dursley, o que é uma perda, já que no livro, temos uma divertida cenas com os Weasley visitando Harry, em Little Hangleton.

Com a direção de Mike Newell, vários outros cortes e alterações, como a da cena acima foram feitas. A que mais senti, entretanto, foi o fato da participação de Sirius, ficar limitado a aparições na lareira!

Mas se os cortes foram necessários, a produção não economizou nada nos efeitos! O dragão da primeira prova do Torneio Tribuxo é simplesmente magnífico! Sem contar a cena do lago!

HPD4-19590R-BAs atuações de Daniel (Harry) e Emma ( Hermione) continuam estáveis, mas Rupert ( Rony), tem o seu primeiro grande teste, ao ter que fazer uma cena em que exigisse toda a sua raiva.

Enquanto Rupert encontra o equilíbrio para o seu Rony, tenho a impressão Michael Gambon, tomou vários goles de Redbull. Ao contrário do que é demonstrado em TODOS os livros, o seu Dumbledore nesse filme, é um personagem nervoso, estressado e que demonstra muitas vezes, uma vulnerabilidade absurda.

Por causa do Torneio Tribruxo, o elenco desse filme praticamente dobrou, com uma atenção especial para Timothy Spall (Rabicho) que já havia participado do 3° filme, Brendan Gleeson que interpreta o Professor de Defesa contra as Artes das Trevas, Olho-Tonto, Katie Leung que dá vida a Cho Chang, interesse cdf-hq_(110)amoroso de Harry. Além dos participantes do Torneio Tribruxo: Stanislav Ianevski ( Victor Krum), Clémence Poésy (Fleur Delacour) e Robert Pattison (Cedrico Diggory), que se tornou o maior exemplo de como os filmes do HP, podem ajudar na carreira de alguém.

Entretanto, a maior conquista desse filme, de todos os filmes da série, foi Ralph Fiennes como Voldemort. Qualquer um que já tenha assistido a um filme desse grande ator, sabe o quanto ele é maravilhoso! E nada mais certo, escalar um dos melhores atores ingleses da atualidade, para interpretar o maior vilão de todos os tempos. (Que Darth Vader não me ouça!)

calicedefogog2O livro, marca a entrada de Harry na adolescência, e o filme conseguiu passar o clima descontraído que algumas partes requeria, os hormônios começando a aflorar. Talvez seja por isso que os meninos estejam tão lindos nesse filme: Draco, meu amor! E Harry, eu conheço um cabelereiro ótimo!

Aliado a tudo isso, com todos os perigos e presságios de que é o começo, da grande batalha que está por vir.

No final, temos um protagonista que tem que lidar com uma ameaça em carne e osso, a morte de um amigo, e escapar da morte por um triz. Isso já seria muito para lidar, mas se você ainda nem completou 15 anos, parece muito para se pedir.

Mas para Harry, é só mais um ano escolar.

Só mais um ano escolar.

Fanny Ladeira

Próxima Sessão (Terça): Harry Potter e a Ordem da Fênix



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!