quarta-feira, 27 de abril de 2011

0

Lembrando de Chernobyl

 

reatorOntem, completou o aniversário de 25 anos da tragédia que tomou assolou a cidade Chernobyl ou Tchernobil, na Ucrânia ( antigo território da URSS) no dia 26 de Abril de 1986.

A cidade foi desenvolvida para atender os para abrigar exatamente os funcionários que trabalhavam na Usina Atômica, e foram essas mesmas pessoas as que mais sofreram e sofrem até hoje com os danos causados pelo acidente.

Após uma explosão no Reator principal, gases radioativos foram lançados ao ar. Os níveis de radiação na cidade chegaram a ficar 500 vezes mais potentes do que os causados por uma bomba atômica.

O acidente até hoje, gera seqüelas nas populações afetadas, inclusive nos descendentes. É estimado, que tenha matado mais de 10.000 pessoas, direta ou indiretamente.

ChernobylA cidade está abandonada, e é estudado várias formas de conter a radiação que ainda é encontrada de forma muito elevada na cidade. Entretanto ainda há perigos que emanam da cidade, como por exemplo, o perigo de contaminação dos lençóis que cortam a região, porque vários materiais contaminados foram enterrados em qualquer lugar, sem preparo ou demarcação.

Até hoje, muitas pessoas sofrem com os danos causados, a maioria era bombeiros que trabalharam no local após a explosão e apesar de terem sido muito laureados, não recebem um auxílio oficial do governo.

É fácil, ao conhecer mais a história do acidente, ver os erros que o governo cometeu durante o acidente, e o que contribuiu para agravar ainda mais a situação. Mas não dá para esquecer, que mesmo assim esse tipo de energia apresenta muitos perigos até mesmo nos dias de hoje.

A pouco tempo, os japoneses sentiram na pele o mesmo drama quando o reator da usina de Fukushima falhou, logo após o Tsunami que atingiu o pais no começo de março.

angraNo Brasil, infelizmente temos duas usinas construídas, Angra I e Angra II. 

Esse tipo de energia, é cara e perigosa.

O dinheiro que foi investido,para elas mais ficarem mais paradas do que funcionando, poderia ser investido para a pesquisa de outros tipos de energias renováveis e que agridem menos o nosso ambiente, e que consequentemente, apresentam menos perigo para a saúde humana.

Esse blog apóia a Energia Renovável e é contra a construção de Angra III. GREENPEACE/ANGRA 3

Se você pensa assim também, junte-se a causa, e assine a Petição do Greenpeace.

Cada uma fazendo a  sua parte, a nossa humanidade vai longe!

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!