domingo, 17 de abril de 2011

0

Cinema no Restaurante: O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

 

amelie_poulain

De todos os filmes produzidos, em todo mundo, durante todos esses anos, desde que a 7° arte foi criada, fica difícil encontrar o seu filme favorito.

E geralmente, esse conceito vai se alterando de acordo com os outros filmes que você vai assistindo. Algumas películas vão subindo e outras vão descendo no conceito.

Mas como saber que você esbarrou no seu filme favorito de todos os tempos? Você simplesmente irá saber.

E é esse sentimento, que carrego em relação ao filme O Fabuloso destino de Amelie Poulain (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain), lançamento de 2001, produção francesa do diretor Jean-Pierre Jeunet.

amelie-poulain O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Isso porque seu pai achava que Amélie possuía uma anomalia no coração. Seus pais, então, privaram Amélie de freqüentar escola e ter contato com outras crianças. Sua infância solitária e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta.

Após sua maioridade, mudou-se para Montmartre, onde começou a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procura-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo.

“São tempos difíceis para os sonhadores.”

A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre…

Sou orgulhosa de ter ele no topo da minha lista, porque além de ser um filme encantador, possui uma qualidade acima da média.

amelia still O roteiro, o elenco de apoio, e a estória e si, foram tão bem montadas, que fica difícil, não pelo menos perceber que foi um filme bem produzido.

Aprecio também, o jogo de cores fortes trabalhadas, principalmente o vermelho e o verde. É um conto de fadas moderno, e as cores o ajudam a chegar mais perto.

“-Sabe a Garota do copo d’água?

- Sei.

- Se parece distante, talvez seja porque está pensando em alguém.

- Em alguém do quadro?

- Não, um garoto com quem cruzou em algum lugar, e sentiu que eram parecidos.

- Em outros termos, prefere imaginar uma relação com alguém ausente que criar laços com os que estão presentes.

- Ao contrário, talvez tente arrumar a bagunça da vida dos outros.

- E ela? E a bagunça na vida dela? Quem vai cuidar?”

Mas o filme é dela,de Amelie ( interpretada pela maravilhosa Audrey Tautou) que com a sua ingenuidade e boa vontade em ajudar os outros, aliada a sua solidão e uma visão original do mundo, a tornam única.

Não falo exageros. Amelie, é sim, um marco do cinema. Claro, que ela não carrega o status, de outros grandes personagens, mas deveria, pode acreditar.

Adoro como o filme, foca nos pequenos prazeres. A vida não é feita de grandes momentos de felicidade, mas sim da junção de pequenos momentos que formam quem nós somos.

Um narrador, vai acompanhando o filme, e fala alguns dos pequenos prazeres dos personagens, ao longo do filme.

amelie-poulain03

Eu gosto tanto desse filme, que nem tenho uma cena favorita, se me perguntarem, respondo: O filme inteiro.

O meu fascínio por Paris, foi aumentado ( e muito), por esse filme, e acredito que ele foi um grande responsável pela minha ida para a cidade.

Outro ponto alto é a trilha, e que trilha! Composta por Yann Tiersen, especificamente para o filme, você nunca conseguirá desvincular a música das cenas.

Para os cinéfilos de plantão, e que vivem atrás de coisas novas, Amelie Poulain não é novidade, e alguns consideram até carne de vaca, devido a sua popularidade.

De qualquer maneira, o filme é tão incrível, que fica difícil falar de tudo de bom que há nele.

Então que tal, vocês assistirem e depois contarem que mais gostaram?

Fanny Ladeira

P.S.: Assistam em francês, nada de enfrentar essa maravilha dublada.

 

Próxima Sessão: Lembranças 

(Vamos aprender a superar preconceitos?)

* Por causa do feriado, essa semana a sessão vai ao ar na quarta-feira noite.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!