segunda-feira, 7 de março de 2011

2

Lendo e Ouvindo: Sixpence e Crepúsculo

 

Um dos nossos blogs parceiros, o maravilhoso Nerds Leitores, comandado pela Vanessa, tem uma coluna bem interessante que se chama Lendo e Ouvindo, onde ela fala sobre músicas, artistas e bandas interessantes.

Inspirado nessa coluna resolvi fazer um post falando da relação, entre uma das minhas bandas favoritas com um dos livros mais falado, comentado, criticado, amado e revisto dos últimos anos: Crepúsculo.

Eu conheci a série no começo de 2008, quando ela tinha sido acabada de ler lançado no Brasil, mas já tinha uma base de fãs enorme no EUA. O primeiro filme da série, já estava terminando de ser rodado.

Navegando por um blog ( tá vendo como é importante!) eu encontrei uma postagem falando sobre o livro. A menina em questão ( desculpa não vou lembrar qual blog que era) falava maravilhas sobre o livro.

Acompanhando, tinha umas fotos do filme e eu me lembro de ter pensado: “Vão gostar desse filme, só porque o Robert Pattison participa” ( sim, eu já conhecia Rob pelo nome completo – como toda grande fã de Harry Potter).

Mas o que me fez cair de amores por esse livro,porém foi uma coisa: A capa.

crepusculo

Querendo ou não, gostando da série ou não, vocês tem que admitir que essa é uma capa linda.

Eu ainda relutei um pouco para ler porque não gosto de livros de vampiros ( não gosto mesmo, tá? Desculpe Anne Rice, mas nunca tive paciência para terminar um livro seu!) e talvez seja por isso que nunca me abalei com as pessoas questionando os vampiros do universo de Crepúsculo.

Mas um dia resolvi comprar o livro, e me surpreendi devorando ( e amando) cada parte dele.

Ultimamente, com a exposição da série na mídia fica um pouco difícil senti “saudade” da saga. Tudo virou um circo. Não me leve a mal!

Como alguém que sofre com a falta de atenção em cima de outra série para continuar a adaptação para o cinemas ( Sim, estou falando de Nárnia e a sua pendente continuação), fico feliz por não ver isso acontecer com a série.

Mas ao mesmo tempo ás vezes fico meio sufocada, por essa atenção por todos os lados. Algumas vezes escrevo no Twitter: “Sinto falta do Edward sem o Rob, da Bella sem a Kristen”. E falo sério, quando digo isso!

Por que tive uma experiência surreal lendo os livros, e foi bem antes dessa atenção ( algumas vezes até desenfreada) pelo universo de Stephenie Meyer.

E aí que liga a parte do Ouvindo. Enquanto eu lia o livro, eu coloquei o um CD da banda Sixpence None The Richer para tocar. Nunca ouviu falar da banda? Mas com certeza você já ouviu ESSA música deles.

E toda vez, que começo a ouvir a esse CD me bate uma nostalgia das primeiras leituras, e se eu fechar os olhos posso até lembrar de todos os sentimentos que tive enquanto lia.

A primeira música já me leva para o ambiente: We Have Forgotten

O comecinho dessa música, já me faz lembrar a chegada em Forks, e eu quase sinto como se tivesse chovendo aqui também. Mas a melhor parte dessa música ( e o momento que ligo mais ao livro) é o refrão e principalmente quando ela canta:

How it used to be (I'm starting to like this town) - “Como isso costumava ser (estou começando a gostar desta cidade)”

Música: Anything

O toque dessa música, é a minha trilha instrumental para a livro inteiro. Por causa disso lembro, principalmente, das partes dela tentando descobrir que tipo de criatura Edward é, e o que ela vai fazer – então principalmente a parte que ela vai passear na floresta depois que conversa com Jacob.

Música: Easy To Ignore

Outra música que me lembra diversos pontos do livro (como o CD ficou tocando de novo e de novo). Ela me lembra principalemente os primeiros momentos de conversa entre a Bella e o Edward, depois de salvar do acidente da van, e quando eles estão em Portland, jantando, mas ela também lembra quando eles já estão juntos depois da campina.

Música: I Can't Catch You

Definitivamente, a música que mais me liga ao livro, e que liga em dos meus capítulos favoritos de toda a série, Capitulo: 13 – Confissões, página 207.

Além da letra lembrar várias coisas que eles discutem e vivem ali, no refrão quando ela canta “I can’t catch you” solta um “ahhhhanhhanhah” (o dela é mais bonito, escute a música!) seu eu fechar os olhos, eu ainda consigo imaginar Bella nas costas do Edward e correndo pela floresta ( na minha versão dessa parte, não na do filme).

I Can't Catch You

I guess you could say I'm a little afraid /Acho que você poderia dizer que estou um pouco receoso

What if you go away? I've seen it before,/E se você for embora? Eu já vi isso antes

I've been here before./Já estive aqui antes

If I have to love myself, tell me how to love myself./ Se eu tiver de me amar, me diga como me amar

What's there to love about myself?/O que há para me amar?

I just want to see that as a person you want me./Eu só queria ver se você me quer como uma pessoa

But I'm feeling the pain of all these bags in the way,/Mas eu estou sentindo a dor de todas essas malas no caminho

And I'm thinking you're just gonna run away,/E eu estou pensando que você vai fugir

And I can't catch you./E eu não posso te pegar

I guess I would say that I want you to stay/Eu acho eu que diria que quero que você fique

'Cause you have this strange knack,/Porque você tem esse dom estranho

Adds a glow to my black as you chase it all away./Adiciona um brilho ao meu escuro, como se tivesse perseguido tudo isso

And I hope that you can see I will someday leave these things./E eu espero que você pode ver que eu algum dia eu deixarei essas coisas

I am waiting to be free./Eu estou esperando ficar livre

But I'm feeling the pain of all these bags in the way,/Mas eu estou sentindo a dor de todas essas malas no caminho

And I'm thinking you're just gonna run away,/E eu estou pensando que você vai fugir

And I can't catch you./E eu não posso te pegar

Oh, I want to catch you./Oh, eu quero te pegar

O CD inteiro me lembra o livro, mas sei que a maioria é só porque eu estava escutando, mas tanto as músicas acima quanto as outras do CD merecem ser ouvidas, porque são lindas!

Sixpence None The Richer

sixpence

A banda surgiu no meio da década de 90. Leigh Nash e Matt Slocum se conheceram em retiro Cristão e resolveram montar um banda. Matt ficou encantado com a voz de Leigh ( quem não ficaria???).

A Banda tem cinco Cd’s lançados, sendo que há outros dois de coletâneas.

O CD que contém todas as músicas citadas leva o mesmo nome da banda, e puxou para as paradas com o Hit “Kiss me”. Depois disso a banda lançou mais um CD, antes de decidir parar. Para todos os fãs esse era o fim, já que Leigh decidiu seguir em carreira solo. (Eu me lembro, que chorei com a notícia!)

Em 2008, Leigh e Matt, sentaram e resolveram voltar aos estúdios. Eles lançaram um Cd de músicas natalinas ( Lindoooooo! Merece ser ouvido também!) e agora trabalham no novo projeto.

Discografia

  • The Fatherless & the Widow (1994)
  • This Beautiful Mess (1995)
  • Sixpence None the Richer (1997)
  • Divine Discontent (2002)
  • The Best of Sixpence None the Richer (2004)
  • The Dawn of Grace (2008)
  • Early Favorites (2010)

Fanny Ladeira

2 comentários:

  1. Poxa Kiss Me é um clássico dos filmes dos anos 90 kkk Eu lembro do filme "Ela é demais" quando ouço rss

    É muito legal quando uma música marca a leitura de um livro mas um CD inteiro infelizmente nunca aconteceu comigo.

    Você poderia adotar essa coluna também! Adoro saber o que as pessoas estão ouvindo rsrs

    Beijos,
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir
  2. Ah, a capa de Crepúsculo é demais. Assisti antes de ler... Devorei, amei. Já fui muito fã da série, mas me curei. '-'
    Essas músicas são lindas!
    Beijocas
    Tarsila
    DeSaLiEnAnDo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!