segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

3

Resenha: Através do Espelho

Livro: Através do Espelho
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Cia das Letras
Nota: 5 Estrelas

Eu sou muito suspeita para falar de qualquer livro do Jostein Gaarder. Porquê?

Em grande parte porque tenho uma admiração gigantesca por esse gênio ( Gênio mesmoo!) da nossa literatura mundial. Ele literalmente, me fez abrir os olhos para o mundo, e vê-lo de outro jeito, ele me sacudiu e me mandou para as pontas do pelo do coelho.

Todos os livros dele são originais ao extremo, e cada um trás uma questão importante e não discutida do universo. Eu especialemente gosto do jeito como ele sempre coloca uma criança para tentar encontrar o sentido de tudo.
"Pode perfeitamente dizer que o Mundo vai ao encontro da criança. Nascer significa ganhar o Mundo como presente."


E no maravilhoso, Através do Espelho, ele mais uma vez utiliza esse recurso. Cecilie é uma jovem menina, e ela está doente. Ela já estava doente a algum tempo, mas a medida que o natal vai chegando, ela pouco a pouco vai perdendo as noções dos dias, um cochilo e ela acorda sem saber quanto tempo dormiu. A sua família, sempre está ao seu lado, mas ela tenta fazer com que todos sigam o seu ritmo, e na noite de natal, enquanto todos dormem ela recebe uma visita especial.

É um anjo, o Ariel, que resolve fazer um acordo com ela. Ela explica todos os segredos da Terra e dos Humanos e ele irá contar para ela tudo sobre os segredos divinos. Ariel questiona o gosto das coisas ( já que ele não sente nada) a sensação ( já que ele não consegue sentir) e faz perguntas sobre coisas mais complexas como a morte.

"E o anjo Ariel explicou:

- Certos anjos são de opinião que cada olho que vê a obra da Criação é o próprio olho divino. Quem disse que Deus não tem vários biliões de olhos? É provável que Ele tenha polvilhado biliões de pequenas células fotoeléctricas pela Criação para que possa a qualquer momento contemplar a Sua própria obra, de bilhões de diferentes ângulos. Os seres humanos não podem mergulhar centenas de metros abaixo do nível da água, razão pela qual Ele também dotou os peixes com olhos. As pessoas não podem voar, mas há sempre um enorme bando de pássaros atentos ao que se passa cá em baixo. E não é tudo...

- Continua.

- Uma vez ou outra, acontece que um ser humano ergue o olhar para a sua origem celestial. É como se Deus se visse ao espelho.

Cecilie suspirou.

- Céu e mar! - exclamou.

- Sim, como o céu e o mar.

- O quê?

- Como o céu se reflete no mar, Deus também pode refletir-se nos olhos dos seres humanos. Os olhos são o espelho da alma e Deus pode espelhar-se neles."



De uma hora para outra Cecilie, se vê tentando explicar como é a sensação de roupas sobre a pele para um anjo.

Ao mesmo tempo, os dois vão aprendendo coisas novas e a menina tenta manter a cabeça lúcida e saúde vai debilitando ainda mais com o passar do tempo.

Em seu quarto, ora sozinha, ora com a família,hora com o anjo, ela tenta engulir a frustação de que talvez nunca envelheça, nunca saiba o que é ser adulta, e que talvez não chegue a experimentar os seus esquis que ganhou de natal.

É puro e mágico ver questionamentos tão importantes apresentados de uma forma tão bela, e assim Gaarder vai tecendo um livro que defende acima de tudo a vida divina.

Tive a oportunidade de assistir a palesta de Jostein, durante a Bienal do Livro de São Paulo ( tenho até livro autografado por ele!) e além de ser carísmtico e de dar respostas animadas, ele aqinda revelou que acredita que exista uma força divina por trás de todo o universo.

E é isso que o livro fala, sobre essa grande força que nos rege e que conseguiu criar seres tão perfeitos ( sim, de certa forma sim) como os seres humanos, que podem pensar, falar, sentir, viver e ter a livre escolha de fazer o que quiser.

Cecília é só uma criança mais consegue fazer suposições que a maioria dos adultos nunca pensou, e aos poucos nos vamos também começar a pensar como ela, e desejar mais uma vez nos virarmos crianças, não por que a vida é mais fácil, e sim porque a vida é muito mais bela, aos olhos de uma alguém que sabe realmente aprecia-lá.

Fanny Ladeira


P.S.: E para todos aqueles que já leram O mundo de Sofia e amaram, aqui vai uma pequena dica: Esse não é o melhor livro dele. Atiçou, não?

Jostein Gaarder é Norueguês, e foi professor de Filosofia durante muitos anos, o seu livro de maior sucesso e reconhecimento foi O mundo de sofia, que fala exatamente sobre filosofia. Mas escreveu diversos outros romances que lidam com questões da vida. Pessoalmente, ele é uma graça, divertido e só posso sonhar como seria ter um professor de filosofia com ele.

3 comentários:

  1. Eu sou tão fã do Jostein! O livro que mais me marcou foi O Mundo de Sofia, e já li vários outros livros dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tava boiando pelo google e o nome de seu blog me chamou bastante a atenção, uma vez que acabei de ler o livro O Restaurante no Fim do Universo!

    Eu ainda não li O Mundo de Sofia, meio que por falta de tempo. Legal que tem outros das mesma linha...

    Bom conhecer nossos autores queridos, né? Eu conheci o Pedro Bandeira em uma Bienal e bari foto e tive dois livro autografados! *--* Quero que tivesse mais desses eventos na minha cidade... =/

    Beijos!

    http://bookerqueen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. qual o conceito historico desse livro alguem pode me fala

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!