domingo, 6 de fevereiro de 2011

2

Resenha: Para Sempre - Série Imortais

Livro: Para Sempre - Série Imortais
Autora: Alyson Noël
Editora: Intrínseca

Nota: 1,5 estrelas


Ever perdeu os pais e a irmã em um terrível acidente de carro, e desde então ela tem que, não só, enfrentar o drama devastador da perda, como também tentar se adaptar a uma nova cidade, Orange County, e para completar tudo isso desde o acidente ela desenvolveu um estranho dom: ela consegue captar as emoções das pessoas, cada sentimento tem uma cor e com apenas um toque ela tem o poder de saber o que cada um realmente pensa.

Por causa disso, ela vive isolada de todos, escondida atrás de um capuz e um ipod ela tenta evitar que todo esse mix de emoções a atinjam, e por isso é considerada a estranha da escola e seus únicos amigos são, Miles, um jovem gay e Haven, uma aspirante a gótica que tenta conseguir a atenção dos pais e claro as visitas da sua irmã, agora uma fantasma, Riley.

Quando um jovem e misterioso rapaz chega a escola, Ever nem fica remotamente interessada, porém ela descobrirá que esse novo aluno, Damen, tem mais segredos do que ela pode imaginar.

Foi difícil terminar esse livro, não por que ela seja leitura complicada, mas porque simplesmente não consegui me sentir envolvida com a estória.

Ever no começo tinha tudo para ganhar o meu coração, as primeiras cenas em que ela tenta se livrar de todo o fardo da morte da família, e claro as tentativas frustradas de ficar longe das outras pessoas, são de cortar o coração, e é impossível para sentir pena dela.

Isso tudo muda drasticamente no momento em que o próprio Damen aparece, assim como ele tem o poder de fazer com que tudo "desapareça" da cabeça dela, eu senti que ele conseguiu apagar a personagem e a torna-lá extremamente chata e vazia. De menina sofrendo pelos pais, ela virou quase uma namorada ciumenta...hahahha...tá exagerei agora!

Sabe aquela amiga legal que quando começa a namorar fica um pouco chatinha? Foi isso que senti. Talvez seja o fato do próprio mocinho não ter me agradado tanto.

Acho que já estou a minha cota de mocinhos misteriosos, que tem um jeito meio antigo e completamente lindos e irresistíveis! hahahah

Como já disse aqui milhares de vezes, estou um pouco satura de romance sobrenatural, talvez seja porque ultimamente só tem aparecido isso!

Mas não posso deixar de falar que achei alguns pontos bem negativos nesse livro, além da mudança de Ever,também não gostei de como ela jogou o suspense ( e todas as respostas) para o final. Por exemplo, a explicação sobre as tulipas, teve uma hora que eu não aguentava mais pensar nelas, chega a torrar a paciência aquela bando de tulipas sem entender nada.

Isso acabou matando algumas outras coisas no livro também, na ânsia de tentar manter o suspense no último, ela acabou prejudicando alguns pontos. O próprio Damien, acaba sendo prejudicado já que não dá para entender as suas atitudes. Suspense é bom, mas em demasiada quantidade, e se não corresponde as expectativas no final, pode acabar matando tudo o que foi feito antes. Que diga alguns fãs de Lost.

Eu não vou falar que não vou continuar lendo mais a série, por que amanhã é outro dia, mas que por enquanto ela permanecerá na minha lista de decepções.


Alyson Noël é americana e cresceu em Orange County ( quem é do tempo de O.C.?), mas largou tudo para rodar o mundo, e morou na Grécia, até voltar para Nova York. Ela teve diversos trabalhos, mas foi como uma escritora que conquistou o seu lugar. A Série Imortais, tem seis volumes, sendo que 3 deles já foram lançados no país.





Até onde vai a responsabilidade de um blogueiro literário?

Quando você decide criar um blog ou um site que você tem que ter consciência de que os seus comentários não agradaram todo mundo.

Assim como você tem que saber que você não gostará de tudo. Tem gente que não gosta de HP e O Senhor dos Anéis, tem gente que não gosta de Crepúsculo, tem gente que não gosta de literatura estrangeira, tem gente que não gosta de literatura brasileira. Ou seja, o que não falta é gostos e opiniões.

Acho que as resenhas nos blogs, ajuda as editoras a entender o que o público gosta e como ele responde aos livros, e também serve como um barometro para os próximos lançamentos. Por exemplo alguém ao ler a minha resenha de Para sempre pode pensar: "Ei! Talvez seja melhor focar o lançamento dos próximos livros da série em outros meios" ou "Está tendo mais demanda para romances não-sobrenaturais" ou até mesmo "Ei! Esse povo que não entende um bom livro que se exploda, a série é ótima".

Porém, até onde cai o limite para um blogueiro ao criticar um livro?

Eu tento encontrar o ponto que me fez não gostar do livro e expo-lô,assim você pode tirar as suas próprias conclusões e decidir se você se interessa ou não pelo livro.

Quando um blogueiro, uma pessoa que querendo ou não, acaba criando seguidores que acompanham as suas palavras, chega ao ponto de criticar o trabalho de uma pessoa e compara-lá a lixo, desculpa, mas você já passou da linha.

Não que alguma autora conceituada, vá se deixar levar por um critica mal feita, produzida por um blogueiro, mas quando você ofende um livro e/ou a escritora você acaba ofendendo as pessoas que também amam esse livro, elas se sentem também no direito de reclamar, por que elas fazem parte disso, mesmo que seja indiretamente.

Além de tudo, não acho bacana denegrir o trabalho de pessoa, se ela escreveu e conseguiu publicar o livro, não é deve ser por pura "sorte".

Escrevo isso, porque rolou um super barraco em um blog literário ontem, o blog recebeu um e-mail de um editora, dizendo que ele seria acionado judicialmente por conta de uma resenha muito negativa. O dono do blog, postou o e-mail e deu o maior revolta em muitos blogueiros por aí, alguns falaram até em falta de liberdade de expressão. Mas cada história tem dois lados, e um das resenhas do blogueiro no Skoob, é possível ver ele xingando, a escritora. Para complicar a situação, o blog dele ainda tem parceria com a editora.

Eu não quero falar que estou do lado da editora, porém também temos que avaliar os dois lados e não sair por aí julgando, assim como é obrigação de todos os blogueiros respeitar o trabalho das editoras. O blog em questão é o Lendo e Comentando.

Por isso, assim como sempre tive o respeito de todos nesse blog, e nunca tive nenhum comentário ofensivo ( ofensivo não é deixar de concordar comigo!) faço o comprometimento com vocês de nunca ofender nenhum trabalho, mesmo que para mim, ele não tenha sido tão legal.

Fanny Ladeira

P.S.: O cara deletou o blog, twitter e conta do Skoob. Quem não deve, não corre!

2 comentários:

  1. Não gostei de Para Sempre, também me decepcionei. Ainda li Lua Azul, onde acontece uma coisa totalmente impensável, a gente fica "como Ever consegue ser tão boba?". Não vou comprar mais livros da série...

    ResponderExcluir
  2. ^ tô com ela. Perca de tempo... Acho que em uma história promissora, mas o jeito que a autora escreve é ruim e perde a essência...

    http://bookerqueen.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!