quarta-feira, 6 de outubro de 2010

0

Resenha: Jogos Vorazes

Livro: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Nota: 4,5 estrelas


Katniss.

Guarde bem esse estranho nome, porque com certeza você ouvirá muito nos próximos meses/anos.

Katniss é a protagonista do mais novo sucesso editorial americano, a série Jogos Vorazes.

Em um futuro distante, as terra foram divididas em distritos cada distrito é responsável por um tipo de matéria-prima, por exemplo o 12 é responsável pelo minério. A vida não é fácil para ninguém, mas para Katniss as coisas ficam ainda mais complicadas quando o seu pai morre.

Sem ter o que comer, com uma irmã com fome, Prim, e uma mãe que só se preocupa com ela, Katniss coloca em pratica tudo o que aprendeu com o pai e começa a caça para alimentar a família.

O mundo mudou e a uma das únicas formas de conseguir notoriedade é participando dos Jogos Vorazes. Todo ano cada distrito tem que escolher 1 garoto e 1 garota, que Katniss assume o seu lugar ao lado de Peeta, um filho de padeiro que tem uma
ligação antiga com ela.

Eles são então enviados para a Capital, aonde serão preparados para a Arena do Jogos Vorazes, quem ganhar os Jogos terá eterna glória já que apesar da falta de comunicação entre os distritos os jogos são transmitidos para todos os distritos, como um BBB bizarro.

Único Detalhe: Para ganhar os jogos, você deve ser o último sobrevivente, matando todos os outros participantes.


"Eu peguei a sua mão, segurando fortemente, preparando para as cameras, e esperando pelo momento em que eu finalmente teria que solta-lá"


A vontade de ler esse livro foi surgindo aos poucos, quando percebi passei ele na frente da lista e agora só me arrependo por não ter lido antes!
O livro é um triller muito emocionante e com muita ação e suspense.

Eu não sou muito de me prender em livros de ação, suspense eu adoro, mas ação nunca fui muito fã, porém terei que rever os meus conceitos depois desse livro. Eu tive até queimação no estomâgo de nervoso, quando faltava umas 50 páginas! Você fica ali com o coração na boca.

Quando os Jogos realmente começam e os competidores (detalhe todos pré-adolescentes ou adolescentes) tem que lutar, literalmente, pela suas vidas, você não consegue mais deixar o livro de lado.

A cada capítulo o nervosismo triplica, você acha que a qualquer momento alguém vai pular ou sair correndo e apunhalar a Katniss ou que alguma outra coisa ruim possa
acontecer.

Baseado nos livros que venho lendo ultimamente que se passam no futuro esse, e a Série Feios, estou ficando meio apreensiva com o nosso futuro, apesar de serem situações hipotéticas são todas situação que realmente podem vir acontecer se nos basearmos na natureza humana.

Somos mesquinhos, ignorantes e a maioria quer o poder a qualquer preço, e isso se reflete nos livros, principalmente se pensarmos no futuro. Vemos que ao invés de cada vez melhorar, as pessoas só pioram e isso é desanimador.

Ao comentar desse livro com um amigo, ele me disse "Você acha que alguém ficaria ali assistindo as pessoas morrerem sem fazer nada, só por pura diversão e entreterimento?" A minha resposta para ele foi "Assista Gladiador". Já aconteceu antes, e pode acontecer.

Um ponto a mais para Collins é fato dela primeiro, ter deixado nós envolvidos na história e nos situado em toda a situação do período, para depois começar a narrar os Jogos. Fazendo com que Katniss seja tão importante quanto deveria.

Petta é um ótimo personagem também, embora em alguns momentos o considere um pouco inocente demais. E prepare para ser apaixonar e chorar com Rue, uma menina mais jovem do distrito 11.

Há rumores de que poderia se tornar filme, o que eu totalmente aprovo! Tem romance, ação e suspense o suficiente para todos os gostos. Só tem que saber, quem colocar na direção, porque não dá para fazer um filme chamado Jogos Vorazes sem mostrar um pouco de sangue, e ao mesmo tempo é complicado mostrar um filme em que adolescente matam um ao outro.

Teria que ser um diretor muito louco, no ponto do Tarantino, embora acha que Alfoso Cuaron, também desse conta do recado.

Agora é esperar para ler, a conclusão dessa série!

Livro Série Jogos Vorazes

Jogos Vorazes
Catching Fire - Ainda não lançado no Brasil
Mockingjay - Ainda não lançado no Brasil



Suzanne Collings é uma escritora e roterista, trabalhou durante muitos anos para a Nick, como roterista de séries infantis, a mais famosa Clarrise. Os três livros da série Jogos Vorazes, atingiram a lista dos mais vendidos do NY Times, e seu livro foi elogiado por todos os grandes escritores de fantasia. Ela agora trabalha no roteiro do primeiro livro, Jogos Vorazes.
Para conhecer mais sobre a autora acesse: http://www.suzannecollinsbooks.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!