quinta-feira, 7 de outubro de 2010

0

Cinema no Restaurante: Antes do Amanhecer


Quando Antes do amanhecer começa, você ainda não tem uma visão muito clara, do que vem por aí, mas se prepare para assistir uma das mais profundas histórias sobre se apaixonar.
Jesse e Celine estão no mesmo trem partindo de Budapeste. Celine foi visitar a avó na Hungria e agora volta para França, sua terra natal. Jesse, é um estudante americano que após se separar da namorada que passava férias na Espanha fica rodando pela Europa de trem.

Eles se encontram a caminho de Viena, parada de Jesse e após terem uma conversa franca e honesta, acabam decidindo aproveitar Viena enquanto o vôo de Jesse não saí. Na cidade da música, eles viveram horas de romance, conversas e revelações.

Uma coisa que voc deve saber antes de começar a assistir, é que durante o filme Jesse e Celine passam conversando. Sim, eles ficam o filme inteiro conversando, mas não se assuste e nem repudie esse filme só por causa disso, porque é um dos melhores filmes de romance de todos os tempos.

Exagero? Até pode ser, mas eu sempre fui muito pé no chão em relação a amor e para mim ler livro de José de Alencar era o fim, toda o enredo de morrer por causa de amor era demais para mim.(Falou a fã de Crepúsculo!?!)

É claro que tem excessões, e hoje em dia sou muito mais aberta em relação a esses tipos de histórias mais melodramáticas, vide o nosso filme da coluna da semana passada.

Mas Antes do amanhecer, consegue unir essas duas partes, a romântica e a real e criar um filme único e um romance verdadeiro. Já no primeiro contato dos dois já rola uma química, mas não é o fator físico que mais atrai, e sim, uma colocação inteligente de Celine a respeito de uma coisa trivial, que chama a atenção de Jesse.

E assim, continua a conversa dos dois, coisas triviais mais vistas de um ponto muito mais profundo e assim com uma pergunta simples como "o que você estuda?" já conseguimos ter uma boa visão da vida de Celine e de como foi a sua infância. Jesse conta uma história comovente e que podemos perceber que não é uma história contada para qualquer um.

A conexão que sentimos acontecer ou que somos levados a acreditar, é mostrada em cada diálogo. Em cada revelação e vamos aos poucos vendo a pequenas imagens da alma dos dois. A ligação entre os dois é muito bacana, não só pelo aspecto do romance mas pelo fato deles terem um ao outro para compartilhar.

Eu tenho essas idéias malucas sobre muitas coisas ao meu redor, mas muitas vezes nem tenho a oportunidade de conversar com alguém.

I always feel this pressure of being a strong and independent icon of womanhood, and without making it look my whole life is revolving around some guy. But loving someone, and being loved means so much to me. We always make fun of it and stuff. But isn't everything we do in life a way to be loved a little more?


Gosto do jeito como Celine, vê a vida, fala do amor e se relaciona com arte e apesar de ser um filme mais sério, e dois terem papos muito desenvolvidos, a barra não é forçada no aspecto de fazer um filme 'muito cabeça'.

O romance é previsível, mas o caminho até ele é feito devagar e com significado.

Uma das minhas cenas favoritas, é quando o casal já em Viena estão em uma loja de música e resolvem escutar um disco ( é Disco, o filme é de 1994), a música "Come Here", de Kath Bloom, praticamente zomba da vontade dos dois, é quase uma transcrição da vontade dos dois em música. Além de ser o primeiro momento em que os dois estão sozinhos em um ambiente pequeno e fechado.

E eu, que nunca tinha dado muita bola para a cidade de Viena, agora é está no alto da minha lista de lugares, para se ver antes de morrer, e tenho certeza que vocês também se encantaram pela cidade da música.

O elenco minúsculo é composto epenas por Julie Delphy (Celine) e Ethan Hawke (Jesse), mas somente a atuação deles já compensa elencos inteiros.

O filme tem a direção de Richard Linklater que posteriormente iria comandar o
filme Escola de Rock e a continuação de Antes do Amanhecer, Antes do
Pôr-do-Sol.

Antes do Pôr-do-sol é a continuação que se passa exatamente 10 anos depois ( foi filmado exatamente 10 anos depois) e aparentemente (espero que sim!) terá um novo filme a cada 10 anos!

Mas esse é o tema para outra coluna, por enquanto curta essa ótima e bela história de amor.

*Falo de Antes do Pôr-do-sol, em duas semanas, assim dá tempo de todo mundo assistir Antes do Amanhecer primeiro.

Próxima Sessão: O Guia do Mochileiro das Galáxias

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!