terça-feira, 27 de julho de 2010

3

Resenha: A última música


Nome: A última música
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Nota: 4 estrelas



O livro conta a história de Ronnie, uma menina rebelde que está preste a completar 18 anos e ainda não sabe que rumo tomar na vida. Após ter sido presa por ter furtado uma loja sua mãe resolve enviar ela e o irmão, Jonah, para passar o verão com o pai, Steve, em Wrightsville, Carolina do Norte. Durante o verão ela vai descobrir o amor e como a vida pode nos surpreender de diversas formas.

Para quem acompanha o blog já sabe que eu resenhei Querido John, a pouco tempo, mas apesar de ter me emocionado com Querido John, a última música com certeza é o mais tocante. Talvez porque você não espera o rumo que a história vai toma, do meio do livro para frente, tudo muda, e então você consegue perceber a verdadeira história do livro.

Ronnie, não é uma menina má, mas sim alguém que resolve se rebelar contra os pais depois do divorcio e faz umas escolhas erradas, o ódio do pai, a faz ficar 3 anos sem conversar com ele, já que ela o culpa por ter abandonado a família para fazer concertos de piano pelo país. Em um momento do livro, ela conta que não consegue tocar mais, porque quando o pai foi embora ela se sentiu traída, porque tocar juntos era uma coisa que unia os dois.

Contra a sua vontade ela vai passar o verão com ele, e até mesmo em uma cidade calma ela consegue fazer amizade com as pessoas erradas, isso vai trazer mais problemas para ela e de uma forma tocante aproximar pai e filha. Mas é lógico que em livro do Nicholas não podia faltar aquele romance.

Quando Ronnie conhece Will, ela não desconfia o quanto ele mudará o seu verão, o tornando inesquecível de diversas formas, mas não é esse amor que mais me emocionou, mas sim a relação de Ronnie com o pai, eu não vou falar mais nada com risco de Spoiler, mas prepare a caixinha de lenço porque durante pelo menos umas 50 páginas, você vai chorar sem parar.

O irmão dela, Jonah, também é uma figura e parte importante da história, além disso há outras histórias sendo contadas paralelamente que vão dando um gás no livro, sem tirar o foco. O estilo do Nicholas, quem já leu conhece, está ali, mas não dá para perceber que ás vezes ele escorrega um pouco no começo tentando deixar os personagens mais descolados, e mais parecidos com os adolescentes atuais.

Só que quando o livro acabar nada disso importa, é bom, é emocionante, e faz você mergulhar completamente no drama dos personagens...

...e não é para isso que serve os livros?

Fanny Ladeira


Colabore! Tem uma resenha para esse livro? Mande para stefanialadeira@yahoo.com.br - Ela pode aparecer Aqui!

3 comentários:

  1. Funny, eu gostei muito desse livro, mas gostei ainda mais de "Querido John". Talvez o fato de ter assistido ao filme primeiro tirou o "mistério" da trama. Mas não deixa de ser um livro emocionante.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que A última música me tocou mais, por ter elementos que me era conhecidos, uma doença que tive que conviver de perto, com alguém que amava muito.

      Mas Querido John também é ótimoo!

      Beijos!

      Excluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!