quarta-feira, 22 de maio de 2013

0

Resenha: Morte Súbita

clip_image002Livro: Morte Súbita

Autora: J.K. Rowling

Editora: Nova Fronteira

Nota: 5 estrelas

Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.

A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.

Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.

A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?

“Com toda a certeza, o espírito que animava aquele corpo incomparável só podia ser também algo fora do comum. Por que a natureza faria um frasco como aquele se não fosse para lhe dar um conteúdo ainda mais precioso?”

Primeiro, uma coisa deve ficar bem claro, para todos que pensam em ler esse livro. Não espere encontrar, nem uma ponta das estórias de Harry Potter, em nenhum momento.

Não é por nada que foi muito frisado que esse é o primeiro livro adulto de J.K. Rowling, porque é exatamente o que ele é. Esse não é um livro para, por exemplo, um garoto de 13 anos ler, mesmo que ele seja fã de Rowling.

Sendo falado isso, devo dizer que me peguei muito envolvida com a estória de Pagford do começo ao fim.

Enquanto os personagens são apresentados, fiquei um pouco perdida mais de acordo que a estória vai desenrolando, fui ficando cada vez mais curiosa com tudo o que acontecia no vilarejo.

O livro mostra de forma bem sutil ( Porque não é estilo de J.K. ficar dando lição de moral em suas estórias), que enquanto estamos preocupados com a nossa vida, e com os nossos segredos, as outras pessoas também estão preocupadas com a vida delas e com os seus próprios segredos e que tentar ameaçar a sensação de segurança delas, pode tornar tudo muito perigoso.

Além disso, com o seu A casual vacancy no original, Rowling mostra que até mesmo em uma pacata cidade, em que todos deveriam se importar com o bem da coletividade, isso não acontece. Não importa onde você vive, o importante é o que cada um tem por dentro, e pode ser a mais pacata ou a mais violenta cidade.

Não posso revelar mais nada sem contar spoilers, mas digo que como fã de Rowling, é um pouco estranho no começo ler um livro dela com referências pop e palavrões ( muitos palavrões).

Mas fiquei com a impressão de como foi o seu trabalho após a série Harry Potter, ela escolheu a estória mais tão crua e forte que tinha na manga, para mostrar ao mundo, que ela não escreve só estórias de bruxos.

O mais engraçado de tudo, é que mostrar do que as pessoas são capazes de fazer, esconder ou negar, é mais aterrorizante do que contar sobre um bruxo do mal, que quer aniquilar crianças.

A realidade é sempre mais assustadora que a ficção.

Fanny Ladeira

clip_image004J.K. Rowling, é a escritora atual mais poderosa da atualidade. Desde o lançamento do seu livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, a autora cresceu em número de fãs e seguidores, e hoje criou uma inteira geração (inclusive, eu), que cresceu lendo as suas estórias. Hoje seus livros chegam a 200 países e foram traduzidos para mais de 73 línguas. A Morte Súbita marca a sua entrada no mercado dos livros adultos, e foi esperado com antecipação pelos fãs, mesmo sabendo que não seria uma estória ligada ao universo Potter.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!