domingo, 19 de maio de 2013

1

Desafio Realmente Desafiante #4: Procura-se um Marido

 

Esse ano estou participando do Desafio Realmente Desafiante proposto pelo blog Psiu que eu tó lendo, e estou eliminando alguns livros comprados, mas não lidos da minha estantes.

A minha escolha do quarto desafio foi:

Ligar para um amigo, ou mandar uma mensagem no face, e pedir uma indicação de livro! Se você não tiver o livro, NÃO VALE COMPRAR, peça emprestado.

Livro Escolhido:

Procura-se um marido de Carina Rissi

Acho que já falei aqui antes, mas em algum momento, sinto que terei que criar uma categoria no blog para os livros ‘indicados pela Thaís da Mata’, do Insane Little Things e minha amiga pessoal.

Apesar de ter várias pessoas que me indicam livros que adoro, a Thaís é a que mais se destaca de todas por: 1º -  Porque ela sempre indica livros bons; 2º - Porque ela sempre me apresenta escritoras ou estilos novos.

Mas ao olhar para trás e analisar como nos conhecemos ( na fila do Autografo da Meg Cabot, a quase 4 anos atrás), vejo que dei muita sorte em não só conhecê-la, mas também em termos conseguido manter o contato. 

Obrigado por tudo, Thaís!

Foi a mesma Thaís, que me indicou e me emprestou a sua cópia do livro Procura-se um Marido, da escritora brasileira, Carina Rissi.

Carina já havia lançado Perdida, e li algumas resenhas e como o livro fez sucesso na Alemanha, mas não consegui me interessar pela leitura.

Mas Procura-se um Marido foi tão bem recomendado, não só pela Thaís mais também por outras pessoas, que fiquei muito curiosa em conhecer o trabalho.

E não só estou devolvendo a cópia da Thaís, tendo amado cada instante do livro, como quero comprar a minha própria cópia.

A Estória do Livro:

Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada.

Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel.

Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou.

“Max revirou os olhos e me pegou pela mão, abriu a porta do carro e me ajudou a entrar. Eu me sentia fria, gelada. Ficar na copiadora pelo resto da vida? Eu preferia o ônibus”

Me surpreendi não com a qualidade do livro (para quem conhece alguns dos novos escritores brasileiros, sabe que tem uma galera muito talentosa), mas com a leveza e a tranquilidade que a estória foi contado.

Não teve correria, não teve enrolação. Ela tinha uma estória boa para contar, e contou no seu próprio tempo, sem forçar nenhuma situação.

Alicia é uma mimada mas um doce, algumas vezes você quer pegar ela no colo e outras dar uns tapas nela. =D

Sem contar que Max é um personagem bem no estilo do Mr. Darcy, e eu me apaixono por qualquer um que tem algum traço de Darcy.

Os personagens secundários também foram muito bem construídos e toda a estória tem um sentido, apesar da autora ter incluído uma pitada de confusão para bagunçar a vida da nossa protagonista.

Poderia comparar facilmente esse livro com um da Sophie Kinsella, mas Carina tem talento suficiente para ser ela mesma e não precisar ser comparada com ninguém. Podemos fechar que as duas escrevem para o mesmo público e com uma qualidade igualada e ficar assim?

Sem contar que todas as pontas foram muito bem amarradas e você se pega torcendo por Alicia e Max, mesmo um sendo mais teimoso que o outro (talvez por isso!).

Que Carina Rissi assim como tantos outros, sejam somente a pontinha do iceberg que a nossa literatura merece e que esses escritores que nos trazem estória tão bem construídas, e até melhores que alguns ‘enlatados’ estrangeiros, nos tragam sempre livros como esse: Imperdíveis!

Fanny Ladeira

 

Carina Rissi mora no interior de São Paulo, com o seu marido e a sua filha. Seu primeiro livro Perdida: um amor que ultrapassa as barreiras do tempo, foi também publicado na Alemanha onde entrou para as listas de mais vendidos. Procura-se um marido é o seu segundo livro, e foi publicado pela Editora Versus, e Perdida será relançado também pela Editora no mês que vem. Para conhecer mais sobre a autora, acesse o seu site: www.carinarissi.com.br

Um comentário:

  1. ownnnn!!!!!!!!

    que bom que vc gostou! ;)

    Amoo esse livro, logo logo tem outro vindo por ai!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!