domingo, 26 de maio de 2013

0

Resenha: Inferno

InfernoLivro: Inferno

Autor: Dan Brown

Editora: Arqueiro

Nota: 4,0 estrelas

>> Leia um trecho AQUI

Busca e encontrarás!

Essa é a mensagem da bela senhora de cabelos prateados. Diante dela estende-se um mar de corpos agonizantes, alguns enterrados de cabeça para baixo até a cintura – uma cena bizarra, dantesca. Langdon tenta fazer contato, perguntar quem é ela, o que deve procurar... Mas então ele acorda. Desmemoriado, ferido, a milhares de quilômetros de casa.

E de posse de um objeto muito misterioso: um minitubo de metal, com lacre biométrico e o ícone de risco biológico gravado na lateral.

Decidido a não abrir o tubo, que pode conter algum material muito perigoso, o renomado simbologista entra em contato com o consulado, em busca de ajuda. Mas algo inesperado acontece: o governo de seu próprio país manda alguém matá-lo.

Quando já não sabe mais o que fazer, Langdon encontra a primeira pista que o ajudará a descobrir o que está acontecendo: a imagem do Mapa do Inferno, de Botticelli, uma famosa obra de arte inspirada no Inferno, de Dante Alighieri. Na companhia de Sienna Brooks, uma jovem médica superdotada, ele parte numa jornada alucinante pela Itália, até um dos lugares mais fantásticos do mundo.

“Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.”

Os livros de Dan Brown, não são para todo mundo.

Só que ao mesmo tempo, podemos afirmar que como as suas estórias são cheios de mistérios e rodeados de informações históricas, os seus livros agradam uma grande parcela da população. Não é a toa o sucesso das suas estórias.

E eu, me incluo nessa grande porcetagem que ele agrada.

Assim como nos outros livros de Robert Langdon, nesse o mocinho tem que correr contra o tempo, e contra organizações poderosas, para impedir que a humanidade sofra.

O livro tem um mistério interessante, dessa vez, em cima do livro A Divina Comédia de Dante Alighieri (por isso o nome do livro, Inferno), e se passa quase em um sua totalidade na Itália, sobre tudo Florença, cidade em que nasceu e viveu Dante, pela maior parte da sua vida.

A estória flui muito bem, e você se pega não só interessado no mistério, mas em todas as informações que o autor despeja sobre a Florença  – Eu pelo menos, sou fascinada por história mundial, e sempre me pego anotando todas os pequenos detalhes.

Isso sendo falado, tive a impressão que nesse livro, Robert Langdon mostra que está perdendo o seu fôlego.

Se com O Símbolo Perdido, ele estava tão afinado como em O Código Da Vinci, nesse dá para sentir claramente, um personagem mais endurecido. Não há uma vontade em explorar as suas nuances.

E o mesmo acontece com a side-kick dele dessa vez, Siena Brooks.

Uma personagem enigmática no começo, mas que deixa mais perguntas do que respostas. Se percebe que há mais uma preocupação em contar a estória, do que em falar das pessoas que participam dela.

Pode não prejudicar o livro tanto assim, mas deixa uma sensação de vazio.

Mas assim como nos outros livros, a impressão que fica, é que o autor é um apaixonado e grande estudioso no assunto exposto.

No caso desse, e como li a pouco tempo O Inferno de Gabriell,  fiquei até desconfiada, se não seria Dan Brown o misterioso escritor do livro.

Não achei nenhuma prova disso, mas fiquei com isso na cabeça. HA!

Por fim, acredito que Inferno irá fazer sucesso entre os fãs do autor, e até pode agregar novos, já que ele não está causando nenhum inimigo, como a Igreja nos outros.

Só não dá para esperar um sucesso, no nível de O código Da Vinci, nem a qualidade de O Símbolo Perdido.

Fanny Ladeira

1dapxc.Em.56

Dan Brown é o autor de livros de suspense mais popular da atualidade. Seu mega-seller O código Da Vinci já vendeu mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo. Ele também escreveu Anjos e demônios, Fortaleza digital e Ponto de impacto. Dan é casado com a pintora e historiadora da arte Blythe, que colabora nas pesquisas de seus livros. Ele mora em New England, nos Estados Unidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!