domingo, 20 de janeiro de 2013

0

Resenha: A Culpa é das Estrelas

Livro: A Culpa é das Estrelas

Autor: John Green

Editora: Intrínseca

Nota: 5 Estrelas

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante – o que lhe dá a promessa de vivier mais alguns anos – , o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certa dia aparece no Grupo de Apoio as Crianças com câncer. Juntos, os dois vão preenher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Eu fiquei um pouco relutante em ler esse livro.

Primeiro, porque não conseguia entender todo o Hype que ele estava causando.

Segundo, porque já havia lido Procurando por Alaska, também do John Green, que apesar de ser bom, e ter sido tão bem comentado por vários leitores, não me agradou tanto.

“Só tem uma coisa pior neste mundo que bater as botas aos dezesseis anos por causa de um câncer: ter um filho que bate as botas por causa de um câncer.”

Então, eu estava em um dilema, ler o livro e gostar como todo mundo, seria fácil, mas e se eu não gostasse?

Não sei se é um problema comum com vocês, mas sempre quando leio um livro que todo mundo gostou, e que eu não achei lá grandes coisas, parece que o problema é comigo.

Às vezes, um livro enche você de um estranho fervor religioso, e você se convece de que esse mundo despedaçado só vai se tornar inteiro de novo a menos que, e até que, todos os seres humanos o leiam. E aí tem livros como Uma aflição imperial, do qual você não conseguem falar – livros tão especias e raros e seus que fazer propaganda da sua adoração por eles parece traição.”

Na verdade, é um pensamento ‘burro’, porque sempre vai ter uma coisa que você vai discordar da maior parte do universo, e isso é bom. Afinal, é da discordia que muita coisa legal saiu.

Porém, tenho que admitir que não é ‘A Culpa é das Estrelas’, que vai me fazer me diferenciar da maior da parte dos leitores. Muito pelo contrário.

A Culpa é das estrelas, The fault of our stars no original, foi o melhor livro que livro em 2012, e um dos melhores livros que já li na minha vida.

O fato de ter demorado quase  meses para finalmente escrever essa renha, era que queria colocar nela toda a importância e beleza que tem nesse livro, mas não consigo.

Felizmente, para isso temos John Green. Portanto, pegue uma cópia de A Culpa é das Estrelas e deixe que ele demonstre o quão bom o livro é.

Fanny Ladeira

john_greenJohn Green nasceu em 24 de agosto de 1977, em Indiana, Estados Unidos. Além de escritor, ele é crítico literário e comentarista de programas de rádio sobre literatura. Com o seu livro A Culpa é das Estrelas ele ganhou diversos prêmios e foi idnciado como o escritor do Ano pelo Entertaiment Weekly.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!