segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

2

Celebrando os 200 anos de Orgulho e Preconceito

 0001

Há vários livros que definem a minha vida, como Harry Potter. Porém há poucos livros foram muito importantes para o meu crescimento, além claro, de me proporcionar vários momentos de escape.

Parafraseando a mundialmente conhecida abertura do livro podemos falar que é uma verdade universalmente reconhecida que uma pessoa apaixonada por Jane Austen e por Orgulho e Preconceito, que mantém um blog literário, iria falar dessa data tão importante, como o aniversário de 200 anos de sua primeira publicação.

Em 28 de janeiro de 1813, na Inglaterra, era publicado pela primeira vez, Pride and Prejudice, em Português Orgulho e Preconceito, Jane tinha 37 anos quando o livro foi publicado, mas já trabalhava com o material a vários anos, que se chamava originalmente First Impressions, quando ela tinha somente 22 anos.

E tem um agravante, maior do que o livro ser tão importante para a humanidade:

Orgulho e Preconceito, é o meu livro favorito de todos os tempos.

Pode parecer estranho, ter um livro lançado a dois séculos, como o seu favorito. Porém quem já leu a trama, ou conhece um pouco da impôrtância para história e para a literatura que ele tem, pode começar a entender porque ele é o meu livro favorito.

Nesse blog, já fiz vários posts e 2 especiais sobre Jane Austen e as suas obras. Dessa forma, no bicentenário do lançamento do seu mais importante livro, resolvi fazer diferente: resolvi dedicar um ano inteiro a ele.

Sim, teremos uma programação normal no blog com resenhas e outras coisas como sempre, mas alinhado a isso, com posts no mínimo quinzenais teremos ao longo de 2013, resenhas, reviews além de descrições sobre como era a época, os lugares, as pessoas e tudo mais de interessante que acontecia nessa época, ligados a Orgulho e Preconceito e a sua criadora.

150692_585545444805712_1795309376_n

Resolvi abranger essa comemoração durante o ano, porque os matérias sobre essa obra são muitos e de uma abragência grande, que se tentasse encaixar em um especial de uma semana ou menos, poderia acabar não mostrando a sua importância.

Dessa forma, você leitor também tem uma ‘folga’ para não ficar muito maçante.

E vamos falar de tudo mesmo! Inclusive, acompanhar as incontáveis adaptações que foram feitas, para o cinema, para a TV e até para a WEB.

Por isso, durante todo o ano, podem contar com vários posts especiais.

E mais importante: Podem contar com a  companhia de Lizzie Bennet durante o ano. Afinal, para uma das grandes mocinhas dos livros, foi criado o maior mocinho de todos os tempos, Mr. Darcy. E me digam, quem não gostaria de passar um ano inteiro com ele?

Fanny Ladeira

2 comentários:

  1. P&P também é meu livro preferido PRA VIDA, e pra comemorar eu fiz um especial que durou a semana toda (não ia aguentar soltar as coisas aos poucos durante o ano).

    Em todas as adaptações o Mr. Darcy consegue me irritar, mas conquista meu coração no final! É impressionante! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preferi estender peo ano, porque quero falar de vários pontos, e aí não dava tempo de colocar tudo!

      O Darcy é tudo! Existe mocinho mais perfeito que ele?

      Beijos!

      Excluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!