sábado, 1 de setembro de 2012

0

Resenha: Suite Scarlett

http://maureenjohnsonbooks.com/pageimages/book-suitescarlett220.jpg

 

Livro: Suite Scarlett
Autora: Maureen Jonhson
Editora: Scholastic

Nota: 3,5 estrelas

*Livro não publicado no Brasil, para comprá-lo, clique AQUI!


Scarlett Martin cresceu de forma diferente. Sua família é dona do Hopewell, um pequeno Art Deco Hotel no coração de Nova York. Cada vez que um Martin faz 15 anos, eles tem que tomar conta de uma suíte. Para o aniversário de 15 anos de Scarlett, ela ganha o quarto chamado Empire Suite e uma hospede permanente Mrs Amberson. Scarlett não sabe ao certo o que fazer com essa viajante mundial.

E quando ela encontra Eric, um lindo ator que acabou de mudar para a cidade, o seu verão toma uma direção inesperada. Antes do verão acabar, Scarlett terá que sobreviver a esse turbilhão e tropeços românticos. Mas na cidade em que tudo pode acontecer, ela pode ser capaz de conseguir o que precisa.

Esse livro não estava na minha lista, mas acabei comprando Scarlet Fever ( achei na FNAC de Campinas, e nem pensei duas vezes). Sem saber, tinha comprado o 2º livro da estória de Scarlet. Sem opção (hahahah), tive que colocar ele na minha lista para finalmente ler o Fever.

Apesar de ter acrescentado um livro a mais, na minha infinita lista de livros para ser lido, não me arrependo.

“The opposite of rich is the best thing to be, anyway. There’s nothing like working for what you want. It’s the only way.”


A vida de Scarlett não é fácil, mas também não tem anda de muito complicado nela, o que torna a leitura do livro ainda mais agradável. Eu sei que tem gente que não gosta de livros com muito drama (tipo os do Nicholas), e para essas pessoas eu recomendaria Maureen.

É lógico que no mundo de hoje, é normal termos ao nosso redor casos e estórias trágicas, porém esse não é o foco do livro.

Em suas 353 páginas, Scarlett não irá passar pelo processo cliché de amadurecimento, mas sim descobrir e entender várias coisas do seu próprio mundo, para agregar um pouco mais de experiência na sua (ainda) curta vida. Tudo isso, ajudado com a entrada de novos elementos no seu mundo, como a Sra. Amberson e Eric.

Um dos pontos fracos do livro, é que Scarlett não tem uma personalidade muito definida. Talvez tenha sido essa a intenção do livro, já que tem uma continuação, mas senti falta disso.

A relação dos irmãos Martin, também é um pouco possessiva para o meu gosto. Eu também cresci com 4 irmãos (deve ter sido por causa da diferença de idade) não somos muito próximos e companheiros, mas sei que não é normal ter que dividir todas as novidades com eles, quanto menos aguentar reclamação por que escondemos alguma coisa.

Eu gosto de entender analogias, mudanças e personagens. Eu gosto de saber o que motivou escrever tal coisa, se o autor se identifica com fulano, gosto de sentir o seu toque no livro.

Talvez por isso, Jane Austen me fascine tanto. São tantas perguntas e detalhes que gostaria de saber, que infelizmente nunca terei as respostas.

Suite Scarlett é o 3º livro que leio de Maureen Johnson, e graças ao Twitter, tive a oportunidade de entre essas três leituras, conhecer cada vez mais essa escritora.
Eu sei que vários escritores tem conta no Twitter, porém não utilizam como deveriam. Entretanto, isso não é uma realidade no caso da Maureen.

Com isso, tive a oportunidade de perceber como ela é inteligente, divertida e porque não, louca! hahaha

  • Siga a Maureen no Twitter


Porque tirei esse tempo toda para falar disso, porque quase chorei de felicidade com a seguinte citação do livro:

“ ‘I need a plan’, she said to it. ‘Something needs to give. What do i do?’

The key did not answer, because keys generally do not speak. This was probably a good thing, because if it had replied, Scarlett’s problems would have taken on a new level of complexity.

And that, she did not need.”


Todos os outros elementos do livro, podem ser costurados para escrever a estória, mas esse pedacinho foi 100% Maureen.

O livro, assim como Girl At Sea e 13 blue Little envelopes é em 3º pessoa, e apesar disso ter me incomodado profundamente nos outros livros, finalmente consegui entender que Maureen sendo Maureen precisa escrever assim, e sabe de uma coisa:


Eu aceito!

Fanny Ladeira

 

 

Maureen Johnson é uma autora americana de livros YA (Young Adults). Ela já publicou 8 livros, incluindo a Série Scarlett. Ela atualmente mora em Nova York, e está preparando a sequência do livro The Name of Stars. http://www.maureenjohnsonbooks.com

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!