terça-feira, 25 de setembro de 2012

2

Resenha: Cheio de Charme

Cheio-de-CharmeLivro: Cheio de Charme

Autora: Marian Keys

Editora: Bertrand Brasil

Nota: 4 estrelas

Todo mundo se lembra de onde estava quando ouviu a notícia de que Paddy de Courcy ia se casar.

Entretanto, para quatro mulheres em particular, a grande novidade sobre o carismático político é especialmente importante...

A consultora de estilo Lola Daly tem todos os motivos do mundo para querer saber quem é a pessoa com quem Paddy vai se casar — afinal, mesmo sendo a namorada do cara, ela não é, definitivamente, a noiva. De coração partido, Lola foge da cidade e vai para uma cabana no litoral. Será que o retiro se provará tão idílico quanto ela imagina?

Não se a jornalista Grace puder fazer alguma coisa. Ela quer uma versão bem íntima do noivado do De Courcy e acha que Lola tem a chave desse segredo. Grace conheceu Paddy há muito tempo. Mas por que será (ai, que ódio!!!) que ela não consegue esquecer o sujeito?

A irmã de Grace, Marnie, pode ter a resposta. O problema é que ela também tem pendências a resolver com o passado. Seu querido e adorado marido e suas lindas filhas são maravilhosos, mesmo assim eles não conseguem afastar a lembrança daquele primeiro amor: um certo... ele mesmo: Paddy de Courcy. Do que Marnie precisa para levar sua vida adiante?

E o que dizer sobre a futura Sra. De Courcy? Alicia fará qualquer coisa pelo noivo e está determinada a ser a primeira-dama perfeita. Mas será que ela conhece o verdadeiro Paddy?

Quatro mulheres diferentes. Um homem terrivelmente sedutor. E o segredo sombrio que conecta a todos.

A minha lista de autores favoritos é bem longa: Meg Cabot, J,k, Rowling, John Boyne e Jostein Gaardner, são figurinhas chaves nela. E uma delas é essa (queridaaaa!) escritora irlandesa, Marian Keyes.

Eu adoro tudo o que li dela até hoje ( dos livros lançados no Brasil, só está faltando A estrela mais brilhante do céu), e cada vez mais tenho a certeza de que gosto dela porque ela é uma autora realmente única.

Cheio de Charme é igualmente único, só mesmo alguém talentosa como ela poderia abordar assuntos tão diferentes e ao mesmo tempo tão comuns com uma destreza maravilhosa.

O primeiro livro que li de Marian foi o seu mundialmente famoso, Melancia.

Talvez o livro mais ‘alegre’ dela. Por causa disso, sempre tive essa maneira de enxergar ela como uma escritora divertida. Porque convenhamos, mesmo quando o assunto é triste ela dá um jeito de colocar várias situações hilárias. ( Principalmente, quando tem a Família Walsh no meio).

Essa impressão foi errada, porque os livros da Marian tem a tendência de serem tristes, como esse.

Não posso falar muita coisa do livro, sem entregar parte do mistério que ronda Paddy, mas já no primeiro encontro com Lolla, ele já mostra que não tem muito pudor.

Antes de levar Lolla para jantar, eles vão a um Sex Shop. Lá aos olhos de Paddy, Lolla experimenta várias lingeries. Nesse momento, já ficou claro que pelo menos em relação a Lolla, ele não tem nenhum respeito.

Não quero soar puritana, porque passo longe disso, mas todas as mulheres tem que se valorizar, para serem valorizadas. Lá na metade do livro Lolla comenta que aquele gesto de levar ela de cara no Sex Shop, foi para testar até onde ela iria.

E não só. Isso também demonstrou que em relação a Lolla ele só estava interessado em uma coisa: Sexo. Eu sei que várias pessoas hoje em dia praticam o ‘Casual sex’, porém o que as mulheres precisam entender, é que pro cara você vai ser a mulher do ‘casual sex’.

Claro que um contato assim, pode levar para um relacionamento sério. Sim! Mas também há a possibilidade, e essa é ainda maior, de que ele só vai querer transar com você.

Falo isso, porque ao longo do livro vemos essas lindas, experientes e bem sucedidas mulheres ficarem completamente aos pés de Paddy, e afirmarem várias vezes, que tudo aquilo que acontece é porque foi culpa delas, ou porque elas não são boas o suficiente.

Sempre quando vejo uma mulher em uma situação assim, quero dar uma sacudia e gritar: ‘acorda!’.

Esse livro não teve 5 estrelas, porque Keyes faz aqui o que faz em vários de seus livros. Passa 700 páginas contando a estória e não tira 15 páginas para contar o que aconteceu com os personagens.

É legal quando a intenção do autor é deixar o futuro de um personagem em aberto, mas dá um pouco de nervoso se isso acontece em praticamente todos os livros, com praticamente todos os personagens.

Além disso, senti que ela se perdeu um pouco, estendendo partes desnecessariamente, que não chegam a quebrar o ritmo do livro, mas…

Em outras palavras, esse livro é: Bom e revelador. Te ajuda a ver uma situação com outros olhos.

É Marian Keys!

Fanny Ladeira

article-1241143-0114B36700000578-786_233x440

Marian Keys é uma das grandes escritoras da atualidade. É irlandesa, formada em direito e ex-alcoólatra, os seus livros fazem sucesso no mundo inteiro, e o Brasil não ficou para trás.
Os seus livros ganharam uma nova vida no mercado brasileiro, com o lançamento de alguns títulos (Melancia e Férias!?!) em uma edição econômica e mais compacta que a original.
Conheça o site oficial da autora, que tem um design muito fofo: http://www.mariankeyes.com/

2 comentários:

  1. Já tentei ler o "Melancia" e ODIEI, queria jogá-lo na piscina de TANTA raiva, abandolei lá pela página 100. Tentei pegar esse livro sóp para ver qual era a dela e MEU DEUS, fiquei super empolgado e li o livro todo em uma semana (sou lerdo e olha o tamanho desse livro!). Eu amei mesmo, para mim foi cinco estrelas, a autora me fisgou e não vejo a hora de ler outros livros dela (que não sejam da família Walsh, já que ando meio frustrado desde Melancia).

    Beijos
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sabe que várias pessoas ja me falaram que não gostam de Melancia?
      Acho que isso é o mais fascinante dos livros em si, nem sempre o que agrada um, agrada o outro.

      Eu também demorei com esse livro, mais de uma semana. Achei fascinante todo o contexto.

      Obrigada pela visita

      Beijos!

      Excluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!