domingo, 5 de agosto de 2012

1

Especial 50 tons de cinza: 50 vezes Grey

  banner post-1 em courier new 

Tenho certeza que na cabeça de muitas pessoas, há várias questões ainda em aberto sobre o sucesso de Cinquenta Tons de Cinza.

Sendo um livro que trata de vários assunto um pouco mais polêmicos, é normal que muitas pessoas fiquem um pouco receosas e não consigam entender o porquê de tanto buzz.

Para encerrar as postagens do Especial 50 tons de Cinza desse blog, e elucidar algumas dessas dúvidas, resolvi convidar duas pessoas (+ me) que leram a série, para contar um pouco mais, sobre o que tem de tão especial nesse livro:

Nati Rivero – É estudante de Administração e mora em São Paulo. Leitora ávida e companheira das nossas leituras da série Cinquenta Tons e muitos outros livros. Conheci a Nati, durante a sessão de autógrafos da Emily Giffin, ano passado em São Paulo.

 

 

Minha fotoThaís da Mata – É a minha parceira do especial Cinquenta Tons! Na reta final da faculdade de economia, ela mora em São Paulo também e tem sido uma ótima companheira de livros, encontros e show!

 

 

Cópia de DSC05671

 

Fanny Ladeira – Essa que vós fala! Sou formada em Comércio Exterior e moro em Jundiaí.

 

 

 

Como você descobriu a série?

Thaís: A culpa é da Fanny e da Nati. Eu não estava sabendo nada do reboliço que esse livro estava causando. Na verdade eu estava evitando ler livros para dedicar mais tempo para a faculdade. Mas de repente eu recebi uma enxurrada de e-mails, tweets e até no face, dessas duas falando do livro que elas tinham começado a ler e queria que eu me juntasse a turma de comentários dos livros. A curiosidade, e o dom de convencimento delas logo fizeram com que eu comprasse o livro e começasse a ler.

Fanny: Eu fui curiosa. Depois de ler várias reportagem falarem que o livro era o mais erótico de todos os tempos, resolvi ler para ter certeza como americano é falso puritano. Aproveitei que a Nati estava começando também, e lemos juntas.

Nati: Eu já tinha ouvido falar de uma fanfic chamada MOTU (Master of the Universe) e sempre quis ler,mas sempre deixava de lado,quando eu soube que a fic tinha virado livro,eu pensei: essa é a minha chance.Após isso foi questão de dias para ir atrás do livro e começar a leitura.

0

Como você descreveria o livro para alguém?

Thaís: Depende da pessoa que eu vou estar descrevendo. Porque isso muda o tom que vamos apresentar o livro. É um livro que dependendo da maneira como você vai apresentá-lo, acaba por determinar se a pessoa vai gostar ou não.
Para minhas amigas próximas eu descrevi como um romance repleto de cenas hot, e que valeria a pena ser lido pelo seu conteúdo sexual.
Para outras pessoas como a minha mãe disse: "É o livro sobre uma garota que se envolve com um cara mais velho. Só que ele acaba por introduzir num relacionamento possessivo e controlador. Ah e ele também tem tendências sadomasoquistas e de bondage. Mas nada que assuste".

Fanny: Eu admito. Tenho vergonha de falar de sexo ou qualquer coisa relacionada com a maioria das pessoas. Então eu apresento o livro como uma estória envolvente com várias cenas de …. ( eu não consigo falar a palavra)…hhahhahaha. Mas estou recomendando para todas as minhas amigas, conhecidas e até para as inimigas. Queria recomendar para a minha mãe, mas tenho vergonha! *_*

Nati: Um livro com cenas eróticas voltadas para o universo do BDSM, mas que também possui um romance avassalador, e é claro explicaria um pouco sobre a personalidade do Christian, sobre como ele é poderoso,dominador e envolvente.

Christian Grey, defina esse personagem para você:

Nati: Como eu disse acima,ele é um personagem envolvente e único,ele é um personagem tão complexo que os sentimentos,os meus no caso,se tornaram complexos também. Em certos momentos do livro eu ficava indignada com certas reações,em outros momentos eu queria ter um Christian para mim e na maioria deles, eu suspirava. Christian Grey é TUDO DE BOM! (momento fan girl)

Thaís: Perturbado, complicado, menino. Ele é tão difícil de se definir que eu fiz um post só para isso no blog. VEJA AQUI“Oh Christian... my possessive, jealous, control freak Christian”.

Fanny: Fifty Shades. LOL Mas realmente não há para onde correr quando assunto é o Christian, enigmático, difícil de se entender, ciumento e charmoso de morrer. E Ana em diversas cenas é muito forte. Eu não sei se teria a mesma coragem de recusar alguma oferta de um homem como ele.

a87f5eb94b4c901aca89518999bc1bcf

 

Há muitas pessoas que tem preconceitos com livros mais picantes, como Cinquenta Tons. Como leitoras desse gênero, como você se sente em relação a isso?

 

Nati: Eu sou uma leitora muito eclética, então não tenho preconceito com livros mais picantes,eu acho que esse tipo de leitura serve para mostrar principalmente as mulheres que sexo faz parte da vida e que a gente não precisa ficar reticente ao falar desse assunto. O livro abre as portas para as mulheres criarem coragem de expor seus sentimentos e opiniões. É claro que eu respeito que não gosta desse tipo de leitura, existem pessoas que preferem ler algo mais brando,isso é do gosto de cada um, o que não pode é uma mulher ser julgada de forma pejorativa por ler livros eróticos. Isso sim é preconceito!

Thaís: Gosto é pessoal e não se discute. É normal sentir preconceito, mas não custa nada dar uma chance e tentar ler antes de falar algo. Muitas pessoas não têm a cabeça aberta o suficiente para expandir os horizontes, para este tipo de historia, que simplesmente não atrai. Do mesmo jeito que não gosto de alguns gêneros de leitura a pessoa pode não gostar também.

Fanny: Eu era uma dessas pessoas que tinha preconceito em relação ao gênero, e hoje é dos meus favoritos! Assim como tudo na vida, preconceito pode te afastar de coisas boas. Eu não estou dizendo que você tem que gostar, só estou falando que ás vezes vale a pena dar uma chance para algumas coisas. Pra mim, foi muito interessante quebrar essa barreira na minha vida e conhecer outras coisas.

50_Shades_Of_Gray_Public

O Livro vai virar filme, o que você espera dessa adaptação?

Nati: Essa pergunta é excelente.Fifty Shades é uma trilogia que eu adorei (muito), então eu fico um pouco receosa sobre o filme, principalmente em relação a escolha do elenco, afinal todo leitor imagina o Christian e a Ana de uma forma, e na hora do filme não existe isso, são os atores escolhidos e pronto. Se eles não souberem passar a essência do Christian ou da Ana, isso será muito decepcionante!

Thaís: Outro que mereceu um texto no blog só para isso. VEJA AQUI!

Eu estou extremamente receosa quanto a adaptação. Por mais que tentem, jamais vão retratar aquilo que o livro tem de bom sem torná-lo obsceno.
Fico imaginando a primeira cena no quarto vermelho da dor, que é tipo a melhor! Mas que de maneira nenhuma vai transparecer as sensações que tive lendo o livro.

Fanny: Eu sou a eterna otimista. Mas nesse caso,eu só espero que eles não façam um filme extremamente ruim. Que alguma coisa da coisa toda dê para se salvar.

Porém nesse caso, sem nem antes ver o filme, posso afirmar: leia o livro porque vai ser muito diferente.

O que você diria para as pessoas que estão receosas de ler o livro?

Nati: Deixem o receio de lado e venham conhecer o Christian Grey! =D... Esse livro irá mudar a mente de vocês,de uma forma positiva ou negativa. Eu espero que seja positiva.rsrsrs...

As pessoas podem esperar muito mais romance do que relacionamentos sexuais. Se bem que ha cenas memoráveis nos próximos livros. Mas, mais importante, as pessoas começarão a entender porque o Christian é desse jeito perturbado, e como ele e a Ana amadurecem como pessoas. E como eles aceitam os próprios defeitos.

Thaís: As pessoas não devem ficar receosas, afinal de contas no fundo é só uma estória. Se não gostar, feche o livro e vire a página.

Fanny:Feche os olhos e vai…hahhahaha! O máximo que vai acontecer é vocês não gostarem.

Spoiler para quem não leu 1° livro

 

Qual a cena e frase favorita do livro?

Thaís: A cena... Hum hum. Não sei porque, mas eu adoro a cena do sorvete. Realmente é algo que me deu muitas ideias.

“Sometimes i wonder if there’s something wrong with me. Perhaps I’ve spent too long in the company of my literary romantic heroes and consequently my ideals and expectations are far too high. But in reality, nobody’s ever made me feel like that.”

Amo porque eu me identifico pessoalmente com essa frase. Foi uma justificativa que eu nunca tive a inteligência compor.

Fanny: Minha cena favorita, é quando Ana manda o e-mail de brincadeira falando que ‘Foi bom conhecê-lo’ e ele aparece no seu apartamento, quando ele fala “Resolvi vir lhe lembrar o quão foi bom me conhecer”..*abana*. Também gosto das cenas finais, muita carga emocional que estava ‘pairando’ pelo livro inteiro.

I don’t make love Anastacia. I fuck, hard.”

Nati: Que pergunta difícil, eu tenho várias cenas favoritas, mas eu vou citar apenas duas, enquanto uma me fez gargalhar, a outra me levou as lágrimas. A cena que me fez rir horrores e ainda ficar com um sorriso bobo nos lábios, foi quando a Kate, melhor amiga da Ana, resolve apresentar ao Ray, padrasto da Ana, o namorado da filha. Impossível não rir da reação da Ana. Em contrapartida a cena que me emocionou muito foi a última cena do livro, essa infelizmente eu não posso descrever porque acabaria com o suspense. Todavia eu posso dizer que é heartbreaking!

As minhas frases favoritas são:

“I’ve come alive since I met you.” 

"Laters,baby"

"My palm is twitching"

“Oh, Anastasia Steele, did you just roll your eyes at me?

Impossível escolher uma só.

 

936047-fifty-shades-of-grey

O que as pessoas podem esperar dos próximos livros?

Thaís: As pessoas podem esperar muito mais romance do que relacionamentos sexuais. Se bem que há cenas memoráveis nos próximos livros. Porém, mais importante, as pessoas começaram a entender porque o christian é desse jeito perturbado, e como ele e a Ana amadurecem como pessoas, além de ver como eles aceitam os próprios defeitos.

Fanny: Os próximos livros seguem uma linha muito bacana, e não ficam na mesmice. Você consegue sentir que cada novo desafio para Ana e Christian é uma oportunidade para o crescimento psicológico e sexual deles.

Nati: As pessoas podem se preparar, porque nos próximos livros o Christian e Ana irão enfrentar diversas situações, quem pensa que a vida do casal será fácil,está muito enganado!

Romance,descobertas/flashbacks,confidências,uma vingança implacável e uma notícia bombástica. Não percam tempo e vão correndo ler Fifty Shades,Darker e Freed.

Para encerrar eu gostaria de deixar um trecho que eu adorei,principalmente pelo uso do trocadilho Fifty Shades (nome da série)

“That’s a whole lot of Christians.” “I’d say at least fifty.” He laughs. “Fifty Shades,” he murmurs into my hair. FREED,Fifty Shades <3

 

Queria agradecer IMENSAMENTE as meninas, que não só me aguentaram durante a leitura dessa série, mas que também dispuseram do precioso tempo delas para reponder as perguntas.

Laters Baby! =)

Fanny Ladeira

Um comentário:

  1. Para quem gostou (ou até mesmo para quem não curtiu) do "50" existe um livro nacional que atrevo dizer ser bem mais legal: "REDES SENSUAIS". Com certeza vocês acharão "Redes" muito mais excitante (e plausível) que o "50". A história reflete isso que acontece todos os dias, isto é, pessoas se encontrando no real e no virtual através da internet. Para quem interessar, eu achei este livro através do REDES SENSUAIS no facebook.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!