sábado, 25 de fevereiro de 2012

0

Resenha: Once Was Lost

zarrLivro: Once Was Lost

Autora: Sara Zarr

Editora: Little, Brown

Nota: 3,0 estrelas

*Livro não lançado no país. Veja onde pode adquiri-lo, AQUI!

Samara Taylor costumava acredita em milagres. Ela costumava acreditar em muitas coisas. Como a filha do Pastor, não é difícil ter a ideia da família perfeita, um adorado Deus e sua graça divina. Mas ultimamente, Sam tem muitas razões para duvidar.

Sua mãe está na reabilitação, depois de ser presa dirigindo embriagada, e seu pai parece mais interessando na sua comunidade, do que na sua família. Quando uma jovem menina da sua cidade desaparece, a tragédia local se junta com a de Sam, e a sua já ameaçada fé, começa a ruir.

I want to believe the stories, that there really is someone who would search the whole mountainside just to find that one lost thing that he loves, and bring it home.

Eu quero acreditar nas estórias, que realmente há uma pessoa que iria procurar na montanha inteira, para encontrar aquela uma coisa que ele ama que se perdeu, e trazer para casa.”

Quando comecei a ler Once was Lost, eu fiquei um pouco desanimada. Samara, ou Sam, apesar de estar passando por uma fase difícil, parecia aquele tipo de protagonista que enfrenta tudo com a cabeça erguida, sem se aprofundar muitos nas raízes dos problemas.

Filha de pastor de uma pequena cidade, frequentadora do grupo de jovens, com amigos comportados, e fazendo citações de passagens bíblicas. Demora um pouco para conhecermos e entendermos quem realmente é a Sam, e o tipo de pressão que ela vive.

A medida que vamos entrando na estória vamos percebendo que Sam é uma boa menina, mas que isso não significa que ela seja boba, ou que tenha uma fé cega. Assim como todos, ela tem os seus questionamentos, especialmente quando a sua vida, que já não era perfeita, desmorona de vez.

Sem a companhia da mãe, ela tem que conviver com a distância do pai, que supostamente deveria ser mais aberto por causa da própria profissão e somado a isso, a falta de dinheiro da família que afeta a sua vida escolar. Só que ela vai interiorizando todas as suas preocupações.

Não que ela esconda a sua insatisfação do pai e dos amigos, mas ela raramente consegue passar aquilo que gostaria, deixando todos sem entender as suas atitudes. ( Não seria todos os adolescente assim?)

O pai, assim como a sua mãe pontua em um momento, é humano. E é necessário uma força grande da parte de Sam para tentar compreender e perdoar as atitudes dele. A sua mãe é uma ausência, que marca presença de certa forma, na transformação que Sam pelo livro.

É um livro que fala sobre crescimento, sobre amadurecimento. Sam vai provar muito do mundo real, dos perigos e das diversas nuances que todos temos que enfrentar em certo ponto da vida.

Não posso dizer qual é o resultado disso tudo, mas posso falar que o livro vale a pena!

Curiosidade:

O título do livro, Once was lost, foi retirado do MARAVILHOSO hino Amazing Grace, que é lindo!

♪ “Amazing grace,

How sweet the sound

That saved a wretch like me

I once was lost

But now am found

Was blind but now I see” ♪

 

Fanny Ladeira

  sub-sara-zarr

Sara Zarr, é americana e apesar de ter crescido em São Francisco, atualmente ela mora em Salt Lake City. Sara já lançou vários livros, entre eles,  Once was Lost, Sweethearts e Story of a Girl que foi um dos finalistas do National Book Award. Ela foi criada dentro de uma família evangélica, e seus livros trazem essa característica. Para conhecer um pouco mais da autora, visite o seu site.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!