sábado, 3 de dezembro de 2011

0

Resenha: O Segredo do Vale da Lua

Elizabeth Goudge - O Segredo do Vale da LuaLivro: O Segredo do Vale da Lua

Autora: Elizabeth Gougde

Editora: Martins Fontes

Nota: 2,5 estrelas

A jovem órfã Maria Merryweather chega ao Vale de Monacre, onde passará a morar no solar de um velho parente. Sobre aquele lugar paira a sombra da memória da Princesa da Lua e do misterioso cavalinho branco. Ao tentar decifrar sua história, Maria se vê envolvida numa intrincada rixa de família. E ela resolve devolver a paz e a alegria a todo o maravilhoso vale.

“Estávamos ficando muito velhos para aquelas brincadeiras de criança”,me respondeu ele. “Você se aborreceria com elas, e assim que começasse a se aborrecer, deixaria de acreditar em mim.”

Eu vou revelar que me encantei por esse livro pela capa e pelo título, e encontrar a recomendação de Rowling na capa fez o meu interesse aumentar ainda mais. Então, sem nunca ter ouvido falar da estória, ou da autora, resolvi embarcar nessa aventura.

E acredito que gostei mais, exatamente porque as expectativas não eram tão altas assim, já que o livro passa longe de fazer jus, aos outros livros de literatura fantástica inglesa que já li.

A estória é interessante, mas mistura muito realidade, sonhos e fantasias, tanto que chega uma hora, em que não é possível definir o que é o que. Apesar disso, temos uma personagem principal encantadora, aparições secundárias incríveis que fazem a curiosidade para saber o que acontece aumentar a cada página. Assim como Maria, você quer saber os detalhes da vida de cada um.

Entretanto, as particularidades da estória não é o suficiente para desviar do maior problema do livro, a narração.

“O mar! Pela primeira vez na vida, Maria via o mar. Seu coração disparou, e suas bochechas ficaram ruborizadas. Estava contente agora de não ter visto o mar no dia em que encontrará Serena.

Era melhor vê-lo pela primeira vez assim, a distância. As melhores coisas da vida são vista pela primeira vez a distância.”

Eu não sei se foi alguma dificuldade com a tradução, ou se o texto original é assim mesmo, mas a estória não flui tão bem como deveria, e em alguns momentos se torna até confusa e fora de curso, por causa disso.

Como disse antes a fantasia toma conta, e é bom esperar soluções mirabolantes e planos estranhos, que em alguns momentos tiram a beleza do texto por serem 'estranhos demais'.

O livro é bom, e merece ser lido principalmente para os amantes da literatura fantástica inglesa, e porque, por trás da sua estória, trás lições importantes e bonitas, como a importância da fé, do perdão, da compreensão.

É um livro para pessoas que leem e pensam: "Um coelho saindo da cartola? E agora pra onde ele vai?" e não para quem lê pensando: "Um Coelho? Saindo de um cartola? Que coisa de maluco!!!"

Fanny Ladeira

EElizabeth_Goudgelizabeth Goudge (1900 – 1984) é escritora inglesa, cresceu com um pai que era professor de teologia, e devido ao prestígio dele, teve a oportunidade de estudar em colégios importantes. Nem todos os seus livros tiveram um sucesso imediato, mas O segredo do Vale da Lua, não está nesta lita, e já foi lançando anteriormente no Brasil, com o título de “O cavalinho branco”. Escritores importantes, como J.K. Rowling, já revelaram que cresceram lendo e amando os livros de Goudge.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!