sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

1

Resenha: Memoir of Jane Austen

Banner 

lost_memoir_cover Livro: Memoir of Jane Austen

Autor: James Edward Leigh-Austen

Editora: Cambridge University Press

Nota: 4 estrelas

Quando o sucesso de Jane, se transformou em algo grandioso, a família Austen sentiu a necessidade de montar um livro contando sobre a vida dessa maravilhosa escritora.

Aliando histórias sobre a família, relatos de cartas e familiares, o livro monta o relato mais próximo da realidade de Jane.

Não vou gastar um paragrafo inteiro, explicando porque eu estava louca para ler esse livro.Se você, leu as minhas outras postagens sobre a vida e obra de Jane Austen, você já devem ter uma ideia clara.

Se você é novo por aqui, fique sabendo: Eu sou apaixonada por Jane Austen.

Queria principalmente ler esse livro, porque foi escrito pelo sobrinho da Jane, James. Uma pessoa, que não só tinha valiosas informações sobre a família Austen, como também conheceu a própria. Apesar dele mesmo revelar, que era pequeno quando ela morreu, e por isso não poderia fornecer mais informações.

Jane, nunca se casou e não teve herdeiros, mas o legado que ela deixou no mundo, ofuscou todas as outras pessoas da sua família. Hoje 200 anos depois, Austen é quase pop. Há filmes, séries, livros de diversos assuntos relacionados com ela ou com as suas obras, e até mesmo feiras e convenções. Inclusive no Brasil, que aconteceu em Recife em Novembro.

Essa biografia escrita pelo sobrinho, pode trazer vários pontos interessantes e inéditos, para quem não conhece a história da autora, como por exemplo detalhes da sua infância, as relações afetuosas entre ela e seus pais, o carinho e conexão com a sua irmã mais velha Cassandra.

E até algumas passagens sobre a curta vida amorosa de Jane, o encontro entre ela e o Sr. Lefroy ( ponto que foi explorado no livro que virou filme, Amor e Inocência), o pedido de casamento feito por um cavalheiro honrado que ela acabou recusando, e por fim o começo de um romance com um cavalheiro misterioso que ficou muito amigo de Jane, durante uma temporada de férias na costa.

Segundo o livro, essa informação foi revelada por Cassandra, anos depois da morte da irmã.

Além disso, o livro mostra várias conexões, entre a vida e a personalidade de Jane e as similaridades com os livro.

Por exemplo sobre Razão e Sensibilidade, ficamos sabendo que:

“A personalidade de Cassandra pode representar a “Razão” de Elionor, mas Jane tinha muito pouco em comum com a “Sensibilidade” de Marianne. A jovem mulher, que depois dos vinte anos, podia ver tão claramente os erros de Marianne Dashwood, mal poderia ter a sua personalidade ligadas a eles.”

Como uma aficionada pela autora, não consegui muitas informações novas sobre a autora, entretanto é maravilhoso ler sobre Jane. Principalmente, por ter sido escrito por uma pessoa que realmente conheceu a autora. Chega a ser fascinante!

Minha vontade de entrar no tempo e poder conversar com a autora, como em Meia Noite em Paris, só ficou maior.

Eu vou revelar que chorei com uma parte do livro. Os livros de Jane eram admirados pelo Príncipe Regente, e por isso ela decidiu dedicar o livro para ele. Para isso ela precisava de uma autorização que era dado pelo Bibliotecário da biblioteca, nesse caso J.S. Clarke, o mesmo que havia indicado as obras da autora para o príncipe.

Em resposta a uma carta de Miss Austen, ele escreveu uma resposta que me levou as lágrimas. Chorei com as palavras tão bem escritas, que refletem o significado das obras de Jane, mesmo nos dias de hoje.

A narrativa de 'James' não flui muito bem, principalmente nas partes onde ele conta a história da família Austen. Ele é um autor que consegue passar a história, mas que não tem a habilidade de tornar ela muito atrativa. Nada que impeça a leitura, mas que nas mãos de um autor mais habilidoso, seria melhor utilizado.

Para os fãs, é um oportunidade de ver Jane Austen sobre outro ângulo, e para quem ainda não conhece, é bom começo para explorar um pouco a vida de Miss Austen.

O único ponto ruim, é que apesar de ser sobrinho da autora, e de ter um grande conhecimento sobre a sua vida, Miss Austen ainda continua um mistério. E essa que vos escreve, ainda continua querendo descobrir mais sobre ela.

This is very sad, indeed!

Fanny Ladeira

James Edward Leigh-Austen é o sobrinho de Jane Austen. A decisão de escrever uma biografia sobre a escritora, partiu da própria família, que queriam montar um registro mais preciso sobre a inglesa. Publicado orginalmente em 1869, o livro até hoje segue como um guia para conhecer mais sobre Miss Austen.

Um comentário:

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!