quarta-feira, 16 de novembro de 2011

1

Resenha: Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série

Capa_GuiaOficialCrepusculo_300 Livro: Crepúsculo:Guia Oficial Ilustrado da Saga

Autora: Stephenie Meyer

Editora: Intrínseca

Nota: 3,5 estrelas

Referência definitiva sobre a saga, Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série, único realmente oficial, traz cerca de cem fotos e ilustrações em cores. Com conteúdo exclusivo e todas as referências necessárias para explorar (e expandir) o universo criado por Stephenie Meyer em Crepúsculo, Lua nova, Eclipse, Amanhecer e A breve segunda vida de Bree Tanner, o Guia inclui perfis dos personagens, extras dos livros, árvores genealógicas, mapas e referências cruzadas.

Idealizado inicialmente como um projeto apenas de texto, o volume acabou incorporando fotos e ilustrações em cores de diversos artistas, incluindo a ilustradora Young Kim, que assinou também a arte da versão em graphic novel de Crepúsculo. Além das belas imagens, o livro traz uma entrevista exclusiva, franca e bastante pessoal, concedida pela autora à amiga e também escritora Shannon Hale. É uma oportunidade única de conhecer Stephenie Meyer bem mais de perto.

“Acho que é uma expectativa estranha a de que, se uma história é bem-contada, todos irão apreciá-la. As pessoas levam muito da própria experiência para a equação, por isso é impossível uma história agradar” Meyer

Não há muitos livros nesse mundo, que me fizeram de uma leitora, para SUPER FAN. Harry Potter, Nárnia, são alguns. O Senhor dos Anéis chegou perto. Enquanto Jane Austen, virou uma obsessão.

A última série que me fez atingir um nível preocupante de devoção, foi Crepúsculo. Quando descobri a série, o filme ainda não havia sido lançado, e pude curtir um tempo antes da febre se tornar o que é hoje.

E não tenho nada contra.

Graças ao Hype, todos os filmes da série foram produzidos, com um budget de sustância. E graças a esse mesmo Hype, livros como o Guia e a Graphic Novel, estão disponíveis para os fãs.

O Guia Ilustrado, é tudo o que os fãs poderiam querer. Tem informações valiosas, interessantes e até mesmo surpreendentes, ilustrações maravilhosas, como a de Renesmee, e um scrath do vestido de noiva de Bella.

Já nas primeiras 50 páginas tive o meu momento de supressa. Eu sou Team Edward fervorosa, e nunca ( nem por um momento) consegui enxergar Bella com Jacob. E por isso Edward sempre foi o marco dentro da série para mim, aí vem a própria Stephenie falar que Edward não é o cara perfeito!

“(…) Porque Edward não é perfeito. Havia coisas nele que não o tornavam o namorado mais perfeito do mundo.” Meyer

Como assimmmm? hahahahahah! Respira fundo e continua a leitura.

Nem posso dizer, o quanto fiquei feliz em saber que tanto Edward quanto Alice, formaram em Comércio Exterior! Minha profissão ficou mais interessante agora! HA!

Mas há vários pontos que achei desnecessários. Como por exemplo a pequena grande entrevista de Stephenie no começo do livro.

Sim, ela revela vários pontos bacana, mas achei que se estenderam muito nessa parte, e que as informações passadas ali poderiam ter sido dadas de outra forma.

Outro ponto foi as fichas dos personagens, gostei dela ter dividido e ter contado a estória de cada um separado. Alguns personagens secundários apresentaram nuances que faz todo o sentido para a saga. Mas ao falar do mesmo clã, muitas vezes nos pegamos lendo a mesma estória, o que torna algumas partes chatas.

Mas AMEI, AMEI ler mais sobre o triangulo amoroso complicado entre Sam, Leah e Emily, eu acho as relações entre eles tão complexa, dolorida e romântica, tudo ao mesmo tempo. Gostaria, que se um dia Meyer, voltar para esse universo, contasse essa estória.

No todo, o livro é uma leitura obrigatória para os fãs, mas pode desanimar os simpatizantes por não fluir tão bem. O livro ainda contém uma cronologia, capas dos livros espalhados pelo mundo, artes do fãs e uma sessão onde Meyer lista as playlist's de todos os livros (as mesmas que estão em seu site oficial, mas aqui com alguns comentários dela), uma ótima parte para quem ainda não conhecia.

No final, me deu vontade de voltar a ler a saga novamente, então acredito que ele atingiu o seu maior objetivo: Aumentar o amor e o conhecimento dos fãs pela saga.

Fanny Ladeira

stephenie-meyer2Stephenie Meyer, é americana e nasceu e cresceu no estado do Arizona. Ela estudou Literatura na faculdade, e os livros da série Crepúsculo, foram inspirados depois que ela teve um sonho. A cidade de Forks, em Washington, entrou para a série, porque a autora visitou a cidade e sentiu que era um lugar onde tudo pode acontecer. Os livros se tornaram um fenômeno, e hoje se tornou praticamente uma marca, pelo apelo da saga. Stephenie mora com o seu marido e seus três filhos, e trabalhou como produtora nos últimos dois filmes da série, Amanhecer Parte 1 e 2.

Um comentário:

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!