Assim como fiz com HP parte 2, consegui ficar longe de qualquer publicidade de Amanhecer. Não vi o trailer, nem spot de Tv, nem making off, nem nada.
Na verdade, vi algumas imagens divulgadas, mas ainda assim não fiquei caçando, preferi deixar que a surpresa fizesse parte dessa experiência, assim como vivi com HP.
Percebi também, que fazendo assim, evito de ficar imaginando que tal cena vai seguir assim, e depois me decepcionar, então vou livre leve e solta, só com as GRANDES expectativas do livro, das fotos e dos filmes anteriores.
Com isso, fiz uma mini comparação do que esperava ( escrevi antes de ver o filme) e do que realmente aconteceu ( escrevi depois do filme) e depois vocês podem encontrar o meu review do 4° filme da saga.
Cena do Casamento
Antes:
OK, já vi algumas fotos, e a foto do rosto de Bella, masssss o grande mistério é o vestido de casamento, e estou esperando muito desse vestido. Sempre imaginei um vestido e quero ver o quão perto ele vai ficar perto da minha imaginação.
Também não vi nenhuma imagem do Edward noivo, então é bom preparar o coração, né?
Depois:
Vou dividir em partes, porque não acho justo desmerecer tudo.
O local do casamento, estava lindo, os convidados muito bem vestidos, mas o que foi o vestido de casamento da Bella?
Fizeram tanto suspense, que eu estava esperando uma coisa mais elaborada. Tudo bem que o vestido é cheio de detalhes ( que eles fizeram questão de mostrar), e que o estilo do corte e o jeito que ele fica de de lado (ficou bonito e criou um efeito bonito), mas de frente ele é normal e chato. Acho que se tivessem revelado antes, a expectativa seria menor e talvez eu pudesse gostar mais.
No placar dos vestidos de noivas maravilhosas de 2011: Middleton 1 X Swan 0
Eu sei que fizeram isso para dar um efeito maior para quando a Bella virar vampira, mas no livro, a cena do casamento é a primeira vez que a Bella se sente realmente bonita, e Bella só não estava mais simples que a mãe. =/
E para ser sincera, eu tive a impressão que estava vendo Kristen de noiva e não a Bella, o que acreditem, não é a mesma coisa. E alguém pode me dizer, porque ela estava fazendo aquela cara de tristeza enquanto ia para o altar? Depois os fãs dela, falam que o pessoal pega no pé dela.
Apesar disso tudo, Edward de noivo está lindinho, assim como Jacob de 'padrinho'. As cenas da festa foram engraçadas, e podem preparar para dar muitas risadas.
Lua-de-Mel
Eu achei as partes da Lua-de-Mel na ilha de Esme tão bem escritas, que quero tudo com detalhes. Sem contar que com o livro dividido em duas partes, dá tempo de dar atenção para tudo!
E não há cenas tão fortes assim no livro, dá para dar uma adaptada e montar uma ótima lua-de-mel.
Depois:
Foi a parte mais bem adaptada de todo o livro. Exagero, né? Mas ficou muito bem feito. Todas as particularidades, belezas e momentos ( HA!) foram mostrado de alguma forma.
Desde o nervosismo de Bella, chegando nas penas, e nas discussões e em partidas de xadrez. Tudo muito fofo. Nessa parte sim, podemos sentir a mesma coisa que sentimos, quando lemos o livro. Bella e Edward aproveitando o curto tempo em que eles estão sem preocupação.
O filme não podia ter uma classificação alta, então foram mais comedidos nas cenas da lua-de-mel, e ao mesmo tempo mostraram algumas coisas mais leves, tudo isso para satisfazer os dois lados.
A cara de choque de Edward com a revelação (você leu, você sabe!) levantou risadas gerais da galera. E Pattinson fica tão mais bonito quando está feliz e rindo. =D
E ver ele falar português é priceless!
Bella grávida
Antes:
Verdade seja dita, muitas vezes não é muito difícil deixar Kristen Stewart com cara de doente, então eles podem caprichar nisso. Aliás, a barriga é um dos itens que passei longe de qualquer visão, então será uma novidade para mim também!
Depois:
Fizeram um trabalho muito bom! Stewart é ótima em fazer caras de dores ( vide ela O quarto do Pânico), então não estava muito preocupada com ela. A barriga é enorme para o seu tamanho, assim como no livro, e ela mostra uma confusão de sentimentos muito grande.
Preparem-se para ver Edward bravo e batendo portas. Ahaaaaammmmm
Cena do parto
Antes:
Eu quero sangueeee! Eu quero um monte de coisa nojenta! Eu quero pavor, tristeza e horror! Se vai impressionar as fãs de 12 anos, WHO CARES!
Depois:
Não teve muito sangue, mas foi forte como queria e esperava. Tudo quebrando, gosma com sangue, Edward desesperado e Bella com uma fisionomia assustadora.
AMEI!
Chore, srta Stewart, chore!
Antes:
Eu não tenho nada contra a Kristen, mas sempre fico com um pé atrás porque ela simplesmente não chora nos filmes da saga. Bella chora tanto nos livros, e nos filmes nem uma lagriminha....depois quando a 2° parte começar, é bom não ter lágrimas mais mesmo, mas enquanto isso, vamos abrir a torneira?
Depois:
Ok, teve algumas lágrimas, não tantas quanto eu gostaria, mas foi decente pelo menos.
Review
De todos os filmes da saga Crepúsculo, esse foi o que eu fui com menos expectativas, exatamente para não me decepcionar. Isso porque, tinha várias cenas que poderiam se interpretadas de formas diferentes, de acordo com cada visão, e eu não queria sair decepcionada. E assim como nos outros filmes, apesar das suas falhas, não saí.
Não é o filme da saga mais bem feito da saga (acho que Eclipse ainda leva nisso), e é possível sentir em várias cenas que a direção estava um pouco "solta", parecia que estávamos assistindo a uma peça da escola, e não um filme, com atores que estão trabalhando juntos há mais de 4 anos.
Nas primeiras cenas, isso é ainda mais forte. Bella e Edward pareciam estranhos, enquanto Alice estava muito distante de Bella, mesmo antes do casamento. Bella e Edward depois conseguem contornar, enquanto Alice ( Ashley Greene) ficou apagada o resto do filme. Não sei qual foi a ordem das gravações, mas eles definitivamente não estavam inspirados nessas cenas.
Do elenco de apoio, principalmente do Wolf Pack, senti que tiveram mais oportunidade de mostrar o seus talentos, principalmente: Sam (Chaske Spencer), Leah ( Julia Jones) e Seth(Booboo Stewart).
Booboo que interpreta o Seth, evoluiu bastante do último filme. Em Eclipse ele tinha que se esforçar, mas aqui parece que saiu naturalmente. E obrigada Bill e Melissa, por mostrar para quem não leu o livro, que Leah tem uma vida muito complicada e difícil, gostei de terem tomado um tempo para focar isso.
De uma forma magnifica, eles também mostraram como funciona a obediência da alcatéia. Ficou muito bom!
Depois que a tensão se instala o filme flui mais fácil, e as cenas mais importante e tocantes do livro estão ali.
Do trio, achei que Robert conseguiu se soltar mais, enquanto Taylor teve mais oportunidade de diversificar, já que Jacob agora é menos obcecado com Bella, e temos mais cenas dele sem ela. O Imprint foi MARAVILHOSO!
O que não achei que não funcionou, foi a trilha. As músicas mais tocantes, foram as que já haviam sido tocadas nos outros filmes. Voltou muitas músicas do primeiro filme, que ajudou a criar um sentimento de saudosismo. Lembro que enquanto lia Amanhecer, pensava muito no primeiro livro e de como o casal conversando na cafeteria da escola tinha chegado ali, então foi bacana esse toque.
Das novas nenhuma se destaca, e em alguns momentos elas mais atrapalharam do que complementam.
Eu gostei do Brasil representado.Ficou bonito, simples e com destaque para natureza, que a gente conhece e sabe o quanto é de outro mundo! Há várias falas em português, e podemos nos orgulhar de ter um NOSSAAA ( vocês vão entender) no filme.
No todo, o filme é o mais fiel já feito, e atingiu o ponto de agradar os fãs do livro, e ao mesmo tempo, ajudar dar mais sentido, para quem não leu. É um WIN-WIN.
Ainda não é o filme perfeito. Não vai ganhar Oscar, e não vai ajudar a melhorar a reputação da saga com os críticos. Mas é melhor do que os outros filmes da série e manteve o legado. E para os fãs, assim como eu, é isso que importa.
Fanny Ladeira
Próxima sessão: Hanna
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.
Fanny Ladeira!