sábado, 17 de setembro de 2011

2

Resenha: Comprometida

comprometida Livro: Comprometida

Autora: Elizabeth Gilbert

Editora: Objetiva

Nota: 5 estrelas

Durante quase um ano a autora do best-seller Comer, Rezar, Amar estudou a instituição do casamento. Elizabeth Gilbert descobriu, por exemplo, que entre as mulheres hmong - pequena tribo que habita os picos mais elevados das montanhas do Vietnã, da Tailândia, do Laos e da China - não existe a ilusão, tão comum entre as mulheres ocidentais, de que seus maridos serão a fonte principal da felicidade.

Ela descobriu também que o casamento romântico, com vestido branco e véu, é uma novidade criada pela rainha Vitória em 1840, e que até 1215, na Europa, para duas pessoas casarem, bastava que fossem adultos e trocassem votos em voz alta e por vontade própria.

Com humor e inteligência, Comprometida examina questões de compatibilidade, paixão, fidelidade, tradição familiar, expectativas sociais, os riscos de divórcio e as responsabilidades mais mundanas.

“(..) Ela praticamente implodiu de ressentimento; não tanto contra o marido, mas contra o universo, que na opinião dela quebrara um trato sagrado feito com ela. “Eu pedi tão pouco!”, não parava de dizer, como se bastassem as exigências diminutas para protegê-la de decepções. Mas acho que ela se enganava; na verdade, pediu muito. Ousara pedir felicidade e ousara esperar que a felicidade viesse do casamento. Isso é tanto, que é impossível pedir mais”

Liz Gilbert desfaz os mitos, desmonta os medos, constrói uma perspectiva histórica e troca, enfim, fantasias românticas por vitais compromissos emocionais. Assim, o livro se torna uma celebração do amor - com toda a complexidade e as consequências que o amor verdadeiro, sem ilusões, sempre acarretará.

Eu li Comer, rezar, amar há mais de dois anos. E mesmo tendo 20 anos na época, o livro me tocou de uma forma inimaginável! Tem resenha dele aqui, e desde que fiquei sabendo do lançamento de Comprometida, fiquei extremamente interessada em lê-lo.

Elizabeth Gilbert escreve muito bem, e é abrindo um capítulo da sua vida para o mundo novamente, que ela entrega, mais um livro inesquecível.

Comprometida, é interessante não só pela parte histórica sobre o amor e o casamento, mas também sobre várias questões que Liz levanta sobre a vida à dois.

Tomando como base a sua experiência pessoal, e aliando com as suas pesquisas, e com os personagens marcantes que ela encontra no caminho. No final ela monta um livro que entretém, e ao mesmo tempo, faz você questionar vários aspetos dos seus relacionamentos, e o que você espera (e o que deve esperar!) de uma instituição como o casamento.

Ao fazer comparações com várias culturas, ela mostra como algumas situações por mais desafiadoras, contém as repostas.

Liz não tenta empurrar as suas decisões para o leitor, mas sim, abrir a nossa mente, para que possamos fazer a decisão certa para a nossa vida, para o nosso relacionamento, para a nossa felicidade.

Vários conceitos que Liz tem sobre a vida e os relacionamentos, bateram muito com o que eu acredito, então foi ótimo ler uma opinião tão parecida com minha, escrita de uma forma coesa e com sentido. =P

Como o namorado de Liz, Felipe, é brasileiro se preparem para ver várias referências para a nossa cultura. Nunca achei que veria a expressão ‘Quando você casar, sara’, em um livro americano.

Eu recomendo esse livro para todas que pretendem um dia ter um namorado/rolo/noivo/marido, e para as minhas amigas que resolverem se casar, Preparem! De agora em diante, esse livro sempre irá junto com o meu presente de noivado!

Fanny Ladeira

Elizabeth Gilbert é americana, e escritora. Seu maior sucesso foi Comer, Rezar, Amar que ganhou notoriedade no EUA depois que Oprah o colocou na lista de Clube do Livro do programa. Hoje ela é casada com Felipe, brasileiro que conheceu na Tailândia e divide o seu tempo entre a Tailândia, Nova York e a Austrália. 

O livro Comer, Rezar, Amar foi adaptado para os cinemas. e contou com as participação de Julia Roberts  e Javier Barden. Fica a dica, que o filme é muito bom!

2 comentários:

  1. Ainda nem li Comer, rezar e amar. Mas os dois livros paracem ser quase uma alto ajuda.

    Todo mundo fala tão bem deles... deve ser uma história de vida para aprender.

    Gostei da resenha fanny.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. @Thais

    Acho que comentei isso na resnha de Comer, Rezar amar, que elefica bem no emio entre auto-ajuda, biografia e uma história tocante!

    Quando tiver um tempinho, vale a pena pegar os dois sim!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!