segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1

Resenha: Nem mesmo os passarinhos tristes

scanner-capa-do-livro1

Livro: Nem mesmo os passarinhos tristes

Autor: Mayrant Gallo

Editora: Três por Quatro

Nota:4,5 estrelas

Nem mesmo os passarinhos triste, de Mayrant Gallo é um livro de minicontos, com histórias breves, rápidas e poéticas. Algumas não vão além de uma linha, outras cobrem uma página inteira. Registro lírico, sarcasmo, ironia, crueldade, humor.

Marcada por indagações existenciais colocadas de forma eliptica nos entrelugares e zonas limítrofes percorridas pelos sues personagens, a ficção de Mayrant Gallo tem nas entrelinhas a sua grande vocação.

Eu não sou uma pessoa de poucas palavras, todos que me conhecem podem comprovar isso. Você que acompanha o blog, e se depara com resenhas quilométricas, também já sabem disso.

Eu tenho a necessidade de falar sobre tudo, e tenho a necessidade de ler tudo. Eu não importo, que você tenha que utilizar 1000 páginas para contar a sua história. Se ela for boa, eu leio as 1000 páginas.

Talvez por esse sentimento de totalidade, que eu sempre fujo de livros de contos, crônicas e até mesmo das poesias. Fico com um sentimento de quero mais. Dentro da menina de fé aqui, reside também é uma parte que quer saber o que aconteceu antes, depois, o porquê.

Fico triste de certa forma, porque isso me afasta de ótimos livros, e poderia me manter afastada de Nem mesmo os passarinhos triste, de Mayrant Gallo. Autor brasileiro, professor de teoria da literatura, que ficaria abismado com a quantidade de YA, presente nesse site.

Ao ler esse “pequeno livro” (menos de 150 páginas), que contém minicontos, me peguei admirando a importância da palavra certa. Sendo um miniconto, essa responsabilidade aumenta ainda mais, e Gallo não só da conta do recado, como ainda faz isso maravilhosamente, dominando a “noção do limite”, como falado na orelha do livro.

Dei risada com as tiradas ótimas ( tem um do cão francês que ri muito!), fiquei pensativa, e emotiva, com algumas estórias. Sim, porque esse me livro me fez lembrar, que até mesmo com duas frases, é possível montar uma pequena estória inesquecível.

Não consegui escolher um conto favorito, fiquei entre três. O Impedimento; Balanços Vazios; e Estratégia.

 

Estratégia

Paciente: – Por que a gente sempre acorda na melhor parte do sonho?

Freud: – Porque a melhor parte já não é sonho.”

 

A minha única reclamação, é em relação a capa, que não atraí o leitor para conhecer essa maravilhosa obra.

 

Recomendo!

 

Fanny Ladeira

 

  Nem os passarinhos Tristes, faz parte do selo 3X4, pertencente a Editora Multifoco, para conhecer mais sobre as outras obras, acesse: http://www.editoramultifoco.com.br/tresporquatro/

 

maryant_gallo_n-m-o-p-t-262x300Mayrant Gallo, nascido em 1962, é escritor e professor de Teoria da Literatura. Publicou O inédito de Kafka (2003), Dizer adeus (2005), Dia sim e sempre (2000), Pés quentes nas noites frias (1999) e Recordações de Andar exausto (2005). De 2002 a 2006 foi colaborador do Correio da Bahia, com crônicas, contos e ensaios, publicados sempre aos domingos. Mantém dois blogues de literatura: http://nonleia.blogspot.com & http://inphiltrados.blogspot.com, este exclusivamente de literatura e cinema policiais. Mora em Salvador.

Um comentário:

  1. Oi, Fanny, obrigado por sua apreciação favorável ao meu livro. Linquei seu blogue no meu. Abraço, Mayrant Gallo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!