sábado, 20 de agosto de 2011

1

Cinema no Restaurante: Mini-Série Emma

      EmmaRomolaGaraiDVD 

Falamos do livro Emma de Jane Austen, e hoje vamos falar sobre uma das suas adaptações, que pode ser considerada, até a adaptação definitiva dessa obra.

Quem tem a memória boa, vai lembrar que, Gwyneth Platrow, estrelou uma adaptação para o cinema desse clássico, e embora muitos possam considerar um bom filme, eu não fiquei muito entusiasmada com ele.

tumblr_l5openEj6E1qzu6rfo1_500Foi quando resolvi assistir a mini-série produzida pela BBC, em 2009. Depois de ficar totalmente encantada assistindo a adaptação, feita pela mesma emissora, para Orgulho e Preconceito, resolvi dar um voto de confiança. E não me arrependi!

Emma Woodhouse parece genuinamente contente, com um pai amoroso que ela toma conta, amigose uma casa. Mas Emma, tem um terrível costume – o de casamenteira. Ela não consegue se controlar, e sempre quer achar par para os seus amigos, como por exemplo para Harriet Smith. Emma está desesperada para que Harriet encontre a felicidade, mas o pretendente escolhido acaba se declarando para Emma. 

Estará Emma tão preocupada em encontrar um amor para Harriet Smith, que ela nem mesmo, consegue considerar a sua própria felicidade?

“Embora ela nunca teria admitido para ninguém, Emma sentiu, só por um instante, uma estranha sensação..De que talvez,  através de seus próprios esforços,que estava prestes a perder algo que nunca conseguiria recuperar.”

6a00d83451c0f869e20120a66c5610970b-400wi

Um fator, que faz com que as mini-séries saiam na frente das adaptações cinematográficas, é o tempo. Emma, é dividida em 4 capítulos,com quase 1 horas de duração cada.

O fator tempo,é um ponto a favor das mini-séries, mais é extremamente importante saber administrar esse tempo. Emma, tem uma estória muito complexa, e deixa seu desfecho para as últimas páginas, o que poderia ser apresentado de forma monótona, mas não é o caso aqui.

Em suas quase 4 horas de duração, temos cenas importantes, com discussões, e todos as cenas, que no final terá sentido. Conseguindo balancear com uns pontos de comédia, mas seguindo a seriedade que o livro exige, temos uma boa sessão, e as horas parece voar, enquanto vamos conhecendo mais as pessoas de Highbury.

O roteiro, também merece destaque, ao seguir com respeito o livro original, mas tomando liberdade em alguns pontos para tornar a estória mais interessante para as telas, para os mais radicais, não se preocupem, nada é extremamente alterado.

A fotografia também merece um destaque, já que ela é apresentada de um jeito maravilhoso. Além dos figurinos, principalmente dos homens e de Emma, que receberam um carinho especial.

emma-bbc-emmaA protagonista do livro, recebeu também uma atriz a altura. Romola Garai, quase foi Elizabeth Bennet na adaptação para o cinema em 2005, mas acabou perdendo o papel para Keira Knightley, depois iria trabalhar em Desejo e Reparação, de tanto que o diretor havia gostado dela.

A Emma de Romola, é viva, engraçada e consegue passar várias emoções. É um achado, já que a personagem tem um ponto ( esnobe), que se não for bem trabalhado, pode a tornar insuportável, ao contrário de adorada. Eu particularmente, acho ele linda, não linda de capa de revista, mas uma ‘linda normal’, que seria possível encontrar em uma vila qualquer, do interior da Inglaterra. Os seus esforços foram recompensados, com uma indicação para o Globo de Ouro.

Outros dois personagens importantes, que receberam atores a altura, foram o Sr. Woodhouse, pai de Emma, que é interpretado pelo esplêndido, Michael Gambom que é mais conhecido pelo seu papel de Prof. Dumbledore, na série Harry Potter.

emma-bbcO outro, é Jonny Lee Miller, que vive Sr. Knightley, que tem uma relação mais aberta com Emma. O jeito com que anda e como fica tão bem nas roupas de época, fica fácil acreditar em seu personagem. Ele dá um tem uma quimíca muito boa com Romola, criando cenas interessantes e algumas até mesmo apaixonantes!

Não dá para não suspirar, quando os dois ficam admirando a sobrinha! =)

Outros personagens menores também merecem atenção, como Jane Fairfax, interpretada por Laura Pyper, Frank Churchill que é apresentado por Rupert Evans (Gato!). Além de Christina Cole, que faz o papel da insuportável Sra. Elton.

Assim como o livro, essa adaptação mostra uma faceta diferente de uma heroína de Austen, e Emma, em vários momentos se apresenta como uma menina mimada, mas que com o coração aberto, vai aprendendo muitas lições pelo caminho.

Só queira fazer uma ressalva, para uma cena se passada em Box Hill. Em um momento, no meio de um pique-nique, cheio de pessoas, Frank Churchill deita na grama e coloca a cabeça no colo de Emma!

Emma-001

Um comportamento aceitável para hoje, mas altamente inapropriado para a época. Austen ficaria corada!

Espero que vocês possam apreciar a sessão, e mergulhar no mundo de Austen e Emma e ter uma ótima experiência!

Fanny Ladeira

Próxima Sessão: A Princesa e o Plebeu

Audrey Hepburn e Gregory Peck? ohh, Please!

Um comentário:

  1. Adoro Jane Austen! E essa série ficou muito boa. Na verdade, ela é um tantinho mais madura que a versão literária, o que achei fantástico. A BBC arrasa nessas adaptações!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!