quinta-feira, 4 de agosto de 2011

2

Cinema no Restaurante: Casablanca

 

 33704098783872689200     

“You must remember this
A kiss is still a kiss, a sigh is just a sigh
The fundamental things apply
As time goes by”

Os musicais são os responsáveis por preencher os filmes com várias canções. Mas uma das mais bonitas canções de amor do cinema da década de 40, e uma das mais inesquecíveis  do cinema, saiu de um filme de drama, e não de um musical.

Rick é dono de um famoso bar localizado em Casablanca, no Marrocos Francês, durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas, onde passes livres são vendidos por um salgado preço no mercado negro. Neste caótico ambiente, Rick encontra Ilsa, com quem tivera um amor interrompido inesperadamente há algum tempo, em Paris. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, Diretor e Roteiro, possui ainda uma das mais belas canções já compostas para um filme, "As Time Goes By".

casablanca 4O filme, lançado em 1942, se tornou um sucesso imediato, até mesmo hoje, quase 70 anos depois de seu lançamento, ainda se mantém como um clássico inquestionável.

E não poderia ser diferente. Com um roteiro perfeito, e que mesmo falando sobre um romance não caí nunca no piegas. As atuações são convincentes, e nenhum casal poderia ser mais perfeito para esse filme que Humphrey Bogart como Ricky e Ingrid Bergman como Ilsa.

Há um clima de amor, ódio e lembranças todas as vezes que eles estão em cena. E você sabe que alguém é um ótimo ator, quando consegue ler todos os sentimentos no olhar.

“Ilsa: Eu não posso lutar contra isso mais. Eu fugi de você uma vez. Eu não posso fazer isso de novo. Oh, eu não quero mais saber o que é certo. Alguém tem que pensar por nós dois. Por todos nós.

Rick: Tudo bem, eu irei. Eles está olhando para você, criança.

Ilsa: [sorrindo] Eu queria não te amar tanto.”

 

casablanca01

Apesar da beleza estonteante de Ingrid Bergman, é Borgart que merece todas as homenagens em relação a esse filme. Ele montou um personagem único. Adoro todas as nuances que ele fornece a Ricky, e por isso considero, um dos grandes fatores desse filme continuar  sendo um filme tão importante, depois de todo esse tempo.

042-CasablancaNão quero estragar o filme para ninguém, mas podem esperar um estória de amor bonita e trágica ao mesmo tempo. E a certeza que o amor, pode ser mostrado de diversas maneiras.

O filme ganhou 3 Oscars, e entrou para a história do cinema.

Como disse semana passada, você não pode dizer que é cinéfilo, se ainda não viu esse filme, e também não pode dizer que viu todos os grandes amores, se ainda não viu, Casablanca.

Fanny Ladeira

Próxima Sessão:…E o vento levou!

O clássico, dos clássicos de todos os clássicos de todos os tempos!

2 comentários:

  1. Adorei muito o teu blog.. faz um bom tempo que nao leio nenhum livro.. acho que o último foi O Menino do Pijama listrado ano passado... depois disso nenhum outro me prendeu.
    O computador tomou meu tempo, meu sono e tem tomado boa parte da minha vida, pra ser bem sincero. Durante muitos dias procurei algo que me despertasse aquele tesão em ler, mas foi tão difícil que quase desisti.
    Revirei as gavetas do meu quarto hoje e achei o melhor de todos -aquele que me fazia dormir pensando nele: O Mundo de Sofia... Decidi procurar os livros do Jostein e acabei parando aqui.
    Lerei Através do Espelho. Amanhã vou à biblioteca retirá-lo.

    Achei o máximo o seu desafio de 2011... nao cheguei a ler nenhuma resenha, mas farei neste final de semana para ver como são.

    Você me motivou a voltar a ler.
    Te agradeço muito, de coração.

    Favoritei seu blog e passarei aqui de vez em quando :)

    Abraços,
    Thiago

    ResponderExcluir
  2. @Thiago Semensatto

    Awwwww Estou emocionada!

    É por motivos como esse, que montei esse blog!

    Muito obrigado Thiago!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!