sexta-feira, 8 de julho de 2011

2

#EspecialPotter – Cinema no Restaurante: Harry Potter e a Câmara Secreta

        Chamba

De férias na casa de seus tios Dursley, Harry Potter (Daniel Radcliffe) recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo.

Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano recheado de novidades. Uma delas é a contratação do novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh), que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal.

Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts, está envolvida em um mistério que resulta no aparecimento de alunos petrificados.

imgHarry Potter and the chamber of secrets2

Mais um ano começa para Harry, e mais uma vez, ele vai enfrentar vários desafios mortais durante o 2° ano em Hogwarts. Em A Pedra Filosofal, somos apresentados ao mundo bruxo, então nesse filme sobra tempo, para trabalhar outros pontos importantes e imprescindíveis da estória.

Por exemplo, conhecemos com mais detalhes a família Weasley, que são os responsáveis por várias risadas. Além disso, temos as primeiras amostras de como os bruxos puro-sangue como os Malfoys, acham dos nascidos trouxas.

Acredito que esse filme, também deveria ser conhecido como o filme em que os meninos, estão mudando de voz. É engraçado, ver como o tom de voz muda de uma cena para a outra. Enquanto, a voz de Rupert (Rony) parece estar mais estável, a de Daniel ( Harry) patina muito. Nada que prejudique, mas que provoca risadas em horas impróprias.

photo_lrgO elenco inteiro está de volta, e temos umas novas caras, como  Gilderoy Lockhart um professor charlatão que é interpretado pelo maravilhoso ator e diretor Kenneth Branagh, e Lucius Malfoy Jason Isaacs que interpreta Lucius Malfoy, pai de Draco. Temos também, Mark Williams, que faz Arthur Wesley, o pai dos Weasley.

Ainda na família Weasley, Gina (Bonnie Wright) ganha mais espaço, e nutre uma paixão por Harry, além disso ela terá um importante papel no filme.( e para outras coisas também, mas tudo a seu tempo!)

dobbyEntretanto, o mais adorado personagem introduzido nesse filme, é alguém feito inteiramente de CGI, Dobby. Ao tentar “salvar”, ele consegue prejudicar ainda mais Harry.  Amado pela maioria dos fãs, Dobby é outro que vai ter um papel importante, em um futuro próximo.

É difícil falar mal, de qualquer coisa que envolva Harry Potter, mas de todos os filmes, A Câmara Secreta é o que ocupa o posto mais baixo na minha opinião.

Não que o filme seja ruim, mas não tem o mesmo brilho que A pedra Filosofal. Não que o próprio livro seja o melhor da série (na minha opinião), mas é em vários momentos parado. O ritmo necessário para que todo o livro seja contado dentro do limite de tempo também prejudica muito.

2002_harry_potter_and_the_chamber_of_secrets_043

Não gostei da fotografia dele também, achei o filme muito escuro, e parece que são raras as cenas em que temos um pouco de luz.

O filme foi dirigido pelo mesmo diretor do primeiro filme, Chris Columbus, e assim como no outro, ele tira o tempo necessário nas cenas mais importantes, não prejudicando tudo o que deve ser contado.

imgHarry Potter and the chamber of secrets1Há várias cenas ótimas, como a fuga de Aragougue, a primeira aula de Lockhart e o clube de duelo, e claro, o final, que mais uma vez mostra uma cena emocionante.

É importante prestar a atenção em vários pontos desse filme, já que é a primeira vez que somos apresentados a Tom Riddle e o seu diário. É também, uma oportunidade para conhecer um pouco mais do passado de Hagrid.

A câmera secreta, pode estar no final da minha lista de filmes favoritos do Harry, mas é uma sessão imperdível para os fãs de Potter, e para quem quer entender toda a estória que envolve Potter e Voldemort.

Um filme mais fraco? Sim, mas muito importante para toda a série.

Fanny Ladeira

Sessão de Amanhã (Domingo): Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

2 comentários:

  1. Fanny,
    Discordo de você quanto a ser o "pior", assim digamos, entre os melhores.
    Gosto particularmente de "A Câmara Secreta" pela história, pelos primeiros vislumbres do Tom Riddle que viria a tornar-se o lorde das trevas.
    A fotografia, de fato, não é das melhores, mas o filme em si é peculiar, a história é totalmente precursora para as muitas que virão. Acho muito mais escuro, por exemplo, "A Ordem da Fênix" que "A Câmara Secreta". Uma questão de opinião, naturalmente.
    Achei linda a imagem do Harry e da Hermione no seu cabeçalho *-*

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. @Ana Ferreira

    Hahahah, acho maravilhoso quando as opiniões divergem assim, porque mostra que cada filme conseguiu atrair uma parte dos fãs.
    Eu já li um relato de uma pessoa, falando que considera A Câmara Secreta, o melhor da série.

    Depois vou montar um post com essa imagem do topo, porque foi muito difícil encontrar, e eu ainda tive que dar uma alterada no Photoshop,pq as fotos ficaram bem escuras!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!