segunda-feira, 6 de junho de 2011

0

Resenha: Piloto de Guerra

   134272_972

Livro: Piloto de Guerra

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Editora: José Olympio Editora

Nota: 5 estrelas

Esse livro, não é uma novela nem um poema. É a paisagem interior de um homem nascido para ver o mundo de cima para baixo, implantado naturalmente num céu terrestre para quem as luzes da cidade são como as estrelas que brilham no céu para o comum dos mortais.

Muito conhecem, Saint-Exupéry, escritor do clássico infantil que serve para todas as idades, O Pequeno Príncipe.

Mas poucos conhecem, uma outra parte desse gênio, que escreveu um livro que encantaria pessoas durante a vida inteira. Essas mesmas pessoas, tendem a dar as suas costas para os outros livros do autor, que focam mais na sua outra profissão: a de aviador.

Neste, escrito durante a 2° Guerra Mundial, Exupéry conta detalhes sobre a sua vida como Capitão Saint-Exupéry, e os perigos que ele corria ao tentar defender o seu país da ocupação Nazista ( Exupéry é francês).

O livro, muito bem escrito, não apega em detalhes técnicos, e é uma leitura proveitosa, até para quem nunca subiu em um avião. A fascinação de Saint-Exupéry pela sua profissão, e a certeza de que apesar de perigosa, cada missão era necessária. O livro narra várias etapas e provações, que ele e a sua equipe, passarão.

Adoro ler um bom livro de um autor e me encantar, mas amo quando leio um outro livro dele, que consegue ser melhor! Dá uma sensação de renovação e confiança no trabalho do mesmo, fora de série.

E com Piloto de Guerra, que a melhor obra do autor não reside em O Pequeno Príncipe, e sim nessa obra atípica, bela e real.

"Sacrifício não significa uma amputação, nem penitência. É essencialmente um ato. É uma dádiva de nós próprios, ao ser de que nos reivindicamos. Só conseguirá compreender o que é uma propriedade, quem lhe tiver sacrificado uma parte de si próprio, quem tiver lutado para salvar e sofrido, para lhe dar beleza. Nessa altura, ganhará amor à propriedade. Uma propriedade não é um somatório de interesses: esse é o grande erro. É o somatório das dádivas.”

Infelizmente Saint-Exupéry foi um dos que tiverem que sacrificar a sua volta por um bem maior. Ao levantar voo para uma missão, ele foi abatido, e durante décadas nem a localização de seu avião era conhecida.

Em 2004, foi encontrado os destroços do seu avião no fundo do mar, perto da costa francesa, mas o seu corpo nunca foi encontrado. Gosto de pensar que O Pequeno Príncipe, resolveu o levar na calda de um cometa para ver de perto as estrelas, que ele tanto adorava.

O DIA ‘D’

Dia D

Hoje comemoramos o Dia D.

Para quem fugiu da escola no dia dessa aula, O Dia D, foi o o Dia da Decisão, o dia em que tropas do mundo inteiro, decidiram atacar os Nazistas.

Usando o Canal da Marcha como acesso, os países aliados conseguiram colocar 150 mil soldados dentro do continente Europeu, e junto com as tropas, foi possível enviar tanques e armamentos.

Os soldados alemães foram pegos de surpresa, eles sabiam do ataque, mas não sabiam onde e nem como ocorreria.

O dia ficou para sempre na lembrança de todos, porque marcou o inicio do fim, da 2° Guerra Mundial.

Cerca de 12 mil soldados foram mortos, durante a invasão.

Abaixo vocês podem ver com detalhe, em vermelho, a marcação da ordem nos registros militares, sobre o Dia D.

SDC12181

Esse livro fica exposto, no Museu dos Invalidez, que tem a coleção de armaduras, documentos, e roupas das guerras que os franceses tiverem que lutar. Começando pelas Cruzadas, e chegando nos diversos itens expostos sobre a 2° Guerra Mundial. Quem tiver oportunidade, vale uma visita!

Se você quer saber mais sobre o Dia D e a 2° Guerra Mundial acesse http://www.segundaguerramundial.com.br/sgm/

Ou se você prefere ver um filme, uma boa dica, é O Resgate do Soldado Ryan, que mostra com detalhes ( muitos detalhes) o ataque.

Fanny Ladeira

 

antoine.de.saint-exupery_7Antoine Saint-Exupéry nasceu em 1900 em Lyon, filho de uma família de nobreza rural, ele viveu uma boa vida, apesar de ter perdido o pai aos 4 anos. Morou em Le Mans, até sair para estudar em colégio interno. Saint-Exupéry, estudaria Arquitetura antes de ingressar para a Escola Militar onde iria fazer carreira como aviador. Sua morte é datada em 31 de julho de 1944, data que o avião em que pilotava foi abatido durante uma operação militar.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!