quarta-feira, 1 de junho de 2011

3

Resenha: Os Homens que não Amavam as Mulheres

os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres-stieg-larsson Livro: Os Homens que não amavam – Millennium 1

Autor: Stieg Larsson

Editora: Companhia das Letras

Nota: 4 Estrelas

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto.

Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

Eu já tinha ouvido falar dessa série a muito tempo, mas nunca surgiu uma oportunidade e nem um grande interesse da minha parte por ela. A única coisa que sabia de concreto é que a protagonista era uma menina cheia de piercings e tatuagens, e que lutava contra os abusos sexuais dos homens.

Ou seja, apesar de passar perto de alguns aspectos do livro, como o fato de Lisbeth, realmente ter o corpo coberto de tatuagens e piercings, eu peguei esse livro sem saber muito de nada, o que contribuiu para uma leitura mais limpa e com baixas expectativas.

Não que o livro, não possa ser qualificado como uma grande surpresa, ou uma ótima obra, pelo contrário.

Larsson, conseguiu montar uma obra magistral, que prende o leitor desde o começo, você simplesmente não consegue largar o livro, e nas vezes que o deixa de lado, a estória roda pela a sua cabeça, até o momento que você volta de novo a leitura.

Os mistérios, os personagens e até mesmo a temática, que aborda de abusos sexuais, passando por politicas econômicas, espionagem corporativa, não deixa o livro sobrecarregado.

Sim, é uma leitura intensa, mas é possível perceber o porque de cada assunto abordado e a sua ligação com a estória toda.

Os protagonistas Mikael e Lisbeth são personagens interessantes, principalmente Lisbeth, que chega para derrubar qualquer teoria sobre aparências.

Mas foi justamente nos protagonistas, que senti o ponto fraco do livro. Os dois parecem tão desligados de qualquer moral de comportamento e padrão, que fica difícil definir o que eles são.(talvez fosse essa a ideia do autor?)

Lisbeth, já fica claro que sofreu algum trauma de infância ou qualquer coisa do tipo, mas a única coisa aparentemente normal na sua vida, é um raro contato com a mãe, e no final do livro temos mais dúvidas sobre ela do que antes.

Já Mikael, pelo visto só é bom em escrever artigos e em sexo, já que todas as mulheres interessantes que aparecem mais de dois capítulos no livro se jogam para cima dele, o que faz sentido terem escalado Daniel Craig para a versão para o cinema dos livros.

Não recomendo essa leitura para menores de 16 anos, e se resolverem ler, por favor, leiam com cuidado, há muitas cenas fortes e até mesmo doentias, portanto fica aqui o meu alerta.

E para o resto, uma ótima leitura!

Fanny Ladeira

02594_gg

Nasceu em Skelleftehamn, na Suécia, em 1954. Foi um dos mais influentes jornalistas e ativistas políticos de seu país e trabalhou na destacada agência de notícias TT. À frente da revista Expo, fundada por ele, denunciou organizações neofacistas e racistas. É co-autor de Extremhögern, livro sobre a extrema direita em seu país. Por causa de sua atuação na luta pelos direitos humanos, recebeu várias ameaças de morte. Em 2004, aos cinqüenta anos, pouco após entregar aos seus editores a trilogia Millennium, morreu, vítima de um ataque cardíaco.

*Sinopse e resumo do autor tirado do site da Companhia das letras

3 comentários:

  1. Tinha um pouco de curiosoda , mas agora larguei maõ kkk Otima resenha .. acesse http://gossinp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. @Marcelo Lima

    ahhh não era minha intenção desmotivar ninguém dessa leitura...mas realmwnte tem alguns pontos que fiquei com um pé atrás...mas nada que me afastou completamente da leitura.
    Quando tiver uma oportunidade dê uma chance sim, acho que irá gostar!

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Ai. Eu tambem li esse livro a pouco tempo e sem nenhuma expectativa.

    Apesar de ter houvido falar dele, e ser badalado e tal, não tinha tido nenhum contato com a historia ou lido alguma resenha, o que me proporcionou uma leitura muito interessante.

    Realmente ele é muito intenso e complexo, e definitivamente gostei da lisbeth. Mal vejo a hora de ler os proximos.

    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!