quarta-feira, 29 de junho de 2011

2

Resenha: O Iluminado

O IluminadoLivro: O Iluminado

Autor: Stephen King

Editora: Objetiva

Nota: 5 estrelas

O Iluminado, livro lançado em 1977, escrito por um dos maiores escritores contemporâneos, Stephen King, conta a história de Danny Torrance, um menino em tudo extraordinário, capaz de ouvir pensamentos, transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny - para o bem ou para o mal? - é um iluminado.

Danny não é um garoto comum. Maldição ou bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook, que já foi palco de festas sofisticadas, noitadas de sexo e bebida, grandes negócios e paixões avassaladoras. O tempo passou arrastando consigo as glórias do passado. Mas algo resiste nos longos corredores sombrios do hotel. Algo terrivelmente poderoso e assustadoramente mau.

Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranqüilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. O hotel é uma sentença de morte e quer Danny, pois precisa dos seus poderes para chegar ao fim.

A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Tudo isso está presente em O Iluminado em uma guerra sem testemunhas onde só vencerá o mais forte.

Eu passei 22 anos da minha vida, sem ler nada de Stephen King, e esse ano, estava disposta a mudar esse paradigma. Talvez o que me afastou dos livros de King, durante todos esse tempo, foi saber do tom de horror que os seus livros possuí.

Resolvi começar por O Iluminado, por ter assistido o filme (de 1980, protagonizado por Jack Nicholson), e ter ficado com algumas perguntas em aberto.

O livro, como de praxe, é um pouco diferente, e muito superior ao filme. Com detalhes, e passagens (super) importantes para entendermos, melhor a estória.

Esperava, por King ser um escritor renomado, um livro de qualidade, e não me decepcionei. E também, não esperava que ele tivesse tanto talento para escrever cenas apavorantes,com muita tensão e um pouco de terror.

Sem dúvida, esse foi o livro mais aterrorizante que li, e se era fácil me livrar das partes de terror ( era só eu fechar o livro, certo?) o difícil, era me afastar da estória, e ir fazer outras coisas.

Mas o livro é tão bem escrito, que até nessa parte ele tira vantagem de você. A cena te faz morrer de medo ( e morder a mão, já que roer a unha não é o suficiente), mas mesmo assim, você não consegue fechar o livro. Você tem que continuar a lê-lo.

Danny é um menino comum, que possui um dom incomum e pais escolhidos a dedo. O carinho que a sua mãe lhe passa, é inversamente proporcional a atenção que o pai lhe dá, mas mesmo assim, o menino parece gostar mais do pai do que da mãe, o que leva a um clímax no final.

O Hotel Overlook, é antigo, grande e faz voltar a vida todo tipo de coisa apavorante. Como vários personagens falam, é um hotel velho que tem uma história, e essa história não é nada agradável. O fato do hotel se encontrar isolado, no alto de um montanha, não ajuda melhorar o ambiente.

Embora, não tenha matado a minha curiosidade a respeito do final do filme, e uma foto um pouco suspeita ( quem já viu, sabe do que estou falando), o livro fez um bom trabalho em responder várias outras questões que tinha dúvida, e mostrar mais um vez, porque o livro é sempre melhor que o filme.

Super recomendo!

Fanny Ladeira

stephen-kingStephen Edwin King nasceu na cidade de Portland, no Maine, no dia 21 de setembro de 1947. Considerado um dos mais notórios escritores de contos de horror e ficção de sua geração, é um dos autores de maior sucesso em todo o mundo, com livros publicados e admirados em mais de 40 países. Inúmeras de suas obras receberam adaptação para o cinema, tais como Conta Comigo, À Espera de Um Milagre e Um Sonho de Liberdade, entre outras. O autor vive em Bangor, no Maine, com sua esposa, a romancista Tabitha King.

2 comentários:

  1. Sou suspeitíssima para falar, porque adoro Stephen King e O Iluminado é um livro sem igual! O filme também é inesquecível (a atuação de Jack Nicholson é impagável!).
    Esse livro é um dos que jamais sairá da minha prateleira, quero guardá-lo sempre comigo e quem sabe um dia relê-lo.

    Bj,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. @ALINE T.K.M.

    Depois de ler esse livro, tenho que falar que o King, ganhou muita credibilidade comigo.

    O filme é de meter medo, mas achei o livro mais aparavorante!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!