sábado, 23 de abril de 2011

0

I want my Golden Ticket, too!

 

wbd2002_cmyk1

Na rede social preferida dos brasileiros, o Orkut, há uma comunidade chamada “Cadê a minha carta de Hogwarts?”, uma referência clara, os livros da Série Harry Potter,escrita pela escocesa, J. K. Rowling.

Nos Livros, essa é a indicação que a pessoa irá freqüentar a Escola de Magia e Bruxaria. Nessa comunidade, há quase 26 mil membros.

Se descontar as pessoas, que entram por pura diversão, ainda sobra um bom número, que obviamente, entendem que isso é apenas uma ficção, mas que ao mesmo tempo, gostaria que fosse verdade.

Com os livros, podemos viajar pelos sete mares, acompanhar estórias e histórias, além de ter a oportunidade de criar os nossos próprios contos e idealizar outros finais. Podemos imaginar o rosto dos personagens, podemos nos colocar dentro da aventura, podemos simplesmente nos deliciar com as palavras e sonhar.

Eu ainda lembro o sentimento, de quando eu terminei de ler O Mundo de Sofia, livro do grande autor norueguês, Jostein Gaardner.

[Esse trecho contém spoiler para quem não leu o livro]

No final, Sofia, depois de estudar toda a história da filosofia e começar a questionar o mundo a sua volta, é e tragada para fora do livro.

Ela descobre que é somente, uma invenção de um pai amoroso, que queria dar um presente diferente, interessante e ao mesmo tempo didático, para a sua filha.

Sofia, que até então era dona de sua própria vida, é lançada em um mundo, aonde é invisível, e tem que aceitar o fato que não consegue alterar nada.

Com os livros, nós fazemos o caminho inverso, lemos uma maravilhosa aventura, e temos que entender que aquilo não existe ( exceto, óbvio, livros históricos ou biografias).

Somos tragadas, assim como Sofia, para um mundo fantástico aonde não temos nenhuma influência sobre os acontecimentos, e sem a menor dó dos criadores ( muitas vezes, propositalmente), somos deixados ali, para ver tudo de camarote, sem conseguir mover uma única palha. willcox-smith-jessie-books-in-winter

Nós só podemos sonhar com uma escola tão fantástica como Hogwarts, com um mocinho tão lindo e perfeito como __________ ( complete o espaço com o seu mocinho favorito), com um mundo em outra dimensão que é comandado por um leão.

Para nós, pobres mortais, só resta a opção de viver no nosso mundo real. E assim, com nós tentando entrar, e os personagens tentando sair, vamos vivendo a nossa existência, tendo como ponte de ligação essas páginas.

Páginas que são desfeitas por muitos, mas IDOLATRADAS por nós!

E viva os Livros!

Viva a Literatura!

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!