Na rede social preferida dos brasileiros, o Orkut, há uma comunidade chamada “Cadê a minha carta de Hogwarts?”, uma referência clara, os livros da Série Harry Potter,escrita pela escocesa, J. K. Rowling.
Nos Livros, essa é a indicação que a pessoa irá freqüentar a Escola de Magia e Bruxaria. Nessa comunidade, há quase 26 mil membros.
Se descontar as pessoas, que entram por pura diversão, ainda sobra um bom número, que obviamente, entendem que isso é apenas uma ficção, mas que ao mesmo tempo, gostaria que fosse verdade.
Com os livros, podemos viajar pelos sete mares, acompanhar estórias e histórias, além de ter a oportunidade de criar os nossos próprios contos e idealizar outros finais. Podemos imaginar o rosto dos personagens, podemos nos colocar dentro da aventura, podemos simplesmente nos deliciar com as palavras e sonhar.
Eu ainda lembro o sentimento, de quando eu terminei de ler O Mundo de Sofia, livro do grande autor norueguês, Jostein Gaardner.
[Esse trecho contém spoiler para quem não leu o livro]
No final, Sofia, depois de estudar toda a história da filosofia e começar a questionar o mundo a sua volta, é e tragada para fora do livro.
Ela descobre que é somente, uma invenção de um pai amoroso, que queria dar um presente diferente, interessante e ao mesmo tempo didático, para a sua filha.
Sofia, que até então era dona de sua própria vida, é lançada em um mundo, aonde é invisível, e tem que aceitar o fato que não consegue alterar nada.
Com os livros, nós fazemos o caminho inverso, lemos uma maravilhosa aventura, e temos que entender que aquilo não existe ( exceto, óbvio, livros históricos ou biografias).
Somos tragadas, assim como Sofia, para um mundo fantástico aonde não temos nenhuma influência sobre os acontecimentos, e sem a menor dó dos criadores ( muitas vezes, propositalmente), somos deixados ali, para ver tudo de camarote, sem conseguir mover uma única palha.
Nós só podemos sonhar com uma escola tão fantástica como Hogwarts, com um mocinho tão lindo e perfeito como __________ ( complete o espaço com o seu mocinho favorito), com um mundo em outra dimensão que é comandado por um leão.
Para nós, pobres mortais, só resta a opção de viver no nosso mundo real. E assim, com nós tentando entrar, e os personagens tentando sair, vamos vivendo a nossa existência, tendo como ponte de ligação essas páginas.
Páginas que são desfeitas por muitos, mas IDOLATRADAS por nós!
E viva os Livros!
Viva a Literatura!
Fanny Ladeira
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.
Fanny Ladeira!