A beleza abre portas em Hollywood.
E é essa mesma beleza, aliada a um filme de sucesso, e uma obsessão desenfreada e sem nem mesmo conseguir prever ou evitar, levanta barreiras no público.
Que diga Leonardo Di Caprio, que estrelou no maior filme da sua carreira, em 1997, Titanic.
O filme recebeu tanta atenção, que o nome do ator ficou reconhecido em todo o globo, o seu rosto impresso em várias revistas adolescentes.
As meninas o amavam, os caras odiavam, e muitos boatos rolaram na época, alguns afirmavam categoricamente que o ator era Gay, e esse boato foi o que mais durou. Só depois que ele, passou três anos namorando a modelo brasileira, Gisele Bündchen, que começou a morrer.
Mesmo assim, demorou para Di Caprio, conseguir o prestígio que faltava para a sua fama, e foi necessário, filmes e mais filmes, além de uma parceira valiosa com Martin Scorcese ( diretor consagrado, que dirigiu clássicos como Os Bons Companheiros e Taxi Driver), para que o ator finalmente conseguisse que o vissem mais do que o Jack, o mocinho de Titanic.
Não é só Di Caprio que sofreu com isso, Brad Pitt, Johnny Deep, Mark Walkberg e tantos outros sofreram e ainda sofrem, para fugir da sombra que a própria beleza e a fama projetaram em cima das suas carreiras.
Hoje em dia, temos vários exemplos de jovens atores que lutam para fugir da mesma estigma. E talvez o mais conhecido deles, é com certeza, o que terá mais trabalho para fugir da mesma: Robert Pattison.
Se você é fã da saga Crepúsculo deve conhecer o ator, se você odeia a saga deve conhecer o ator, se você morou na Lua pelos últimos 3 anos também deve conhecer o ator, já que a purpurina no Edward deve reluzir por lá (hahahah...desculpa não resisti!)
Pattison, ainda sofre com o fato de que fora a Saga Crepúsculo, e uma participação em Harry Potter e o Cálice de Fogo, ele é praticamente um novato por aí, e as bases que as pessoas tendem a ter do seu trabalho é: 1° - ser um gatinho em Hogwarts, 2° ser um gatinho em Forks. Não dá para trabalhar muito com isso, né?
Porém, em Lembranças ( Remember Me) lançamento de 2010, finalmente temos a oportunidade de ver a capacidade de atuação dele, e se o filme não chega a ser uma obra-prima, é um bom ponto de divergência para a carreira dele.
O filme começa com o assassinato de uma mulher em 1991, a mulher era a mãe de Ally Craig (Emilie de Ravin), ainda criança, que testemunhou tudo. Dez anos mais tarde, Tyler Hawkins ( Robert Pattison) é um rebelde de 21 anos que mora em Nova York, e estuda na NYU. Ele tem um relacionamento difícil com seu pai, Charles (Pierce Brosnan), desde o suicídio de seu irmão.
Ele e seu colega de quarto Aidan causam constantemente confusões pela cidade e, uma noite, eles encontram problemas com um policial,Neil (Chris Cooper). Mais tarde, Tyler e Aidan conhecem Ally, que estuda na mesma universidade, e logo descobrem que ela é a filha do policial. Aidan resolve que Tyler persuadir Ally seria a melhor maneira de se vingar de Neil, e ele relutantemente concorda.
Após permanecerem juntos por algum tempo, os dois desabafam sobre as perdas que tiveram no passado e começam a se apaixonar um pelo outro. Seu relacionamento é testado, no entanto, quando Neil descobre que sua filha está saindo com Tyler.
O filme tem um estória um pouco batida, mas a sua grande virada fica com o final, adquirindo ao filme todo uma nova visão. Então vale a pena, assistir duas vezes, primeiro para vir a surpresa, e depois novamente, para ver todos os passos que levam ao final.
Não vamos ser hipócritas, apesar de um bom ator Pattison, não conseguiria carregar esse filme sozinho, e talvez tenha sido a certeza disso, para convidarem atores veteranos, como Chris Cooper e Pierce Brosnan, e colocando Emilie De Ravin como a mocinha do filme.
Adoro a Emilie, e fiquei encantar com a sua participação, não surpresa, já que depois de 6 anos acompanhando Lost, já conhecia o potencial de Ravin.
A única ponte que abala as atuações, fica por conta de Ruby Jerins, que interpreta a irmã de Tyler, Caroline , achei a atriz muito fraquinha, e não entendi porque colocar alguém tão ruim, para um papel tão importante. Chloe Moretz não estava disponível?
O roteiro é bom, mas desliza um pouco quando tenta ser ‘importante’ demais e em muito momentos chega a ser piegas demais, não que temos que ter somente jovens incultos, só que nenhum rapaz gritaria insultos com bases sociológicas, enquanto aguarda ser libertado da prisão.
O filme intercala bem entre as cenas de drama, comédia e romance, e por causa do final surpreendente, o diretor tira o seu tempo para dar valor aos personagens.
O drama entre pai e filho, também ganha forma como uma bomba relógio, e quando ela finalmente explode, você vai querer estar na sala, para uma das cenas mais carregada emocionalmente do filme.
Por fim, temos uma atuação convincente de Pattison, mostrando que apesar de ter muitos pontos para ser trabalhado, é um bom ator. Só fica a dúvida, que infelizmente, somente depois de vários anos ( e filmes) poderá ser respondida. Se ele consegue personificar vários tipos de personagens, ou se usa o mesmo estilo para todos.
Então da próxima vez, não olhe para esse filme como 'o filme do vampiro de crepúsculo', e sim como uma boa pedida, principalmente para um final de semana prolongado.
E quando, Água para Elefantes, estrear no dia 29 de abril, não deixe também que o preconceito em relação a Pattison, o impeça de ir assistir, porque se for fiel ao livro, ele terá um bom material para trabalhar, e quem sabe, você pode até se surpreender.
Não dá para prever, mas se Pattison seguir o mesmo rumo que Di Caprio e cia, quem sabe ele terá uma carreira tão brilhante que ofuscará até mesmo, o Edward no sol.
Fanny Ladeira
Próxima Sessão: A Princesa Prometida
O mundo inteiro está no clima do Casamento Real que acontece na próxima sexta,dia 29. E o blog não fica atrás, e trás um um filme incrível. A única diferença entre esse filme e o Casamento Real, é que no filme você vai querer que a mocinha NÃO fique com o príncipe!
Fanny esse filme é muito triste e realmente tem um final surpreendente.
ResponderExcluirAdorei ele!
Sobre água para elefantes eu queria ler o livro antes de ver o filme mas acho que não vai dar =/
Mas verei o filme com certeza!
Beijos,
Vanessa Pereira
Nerds Leitores