quarta-feira, 2 de março de 2011

1

Resenha: Quando Cai o Raio

CaiRaio_Capa Livro: Quando o cai o Raio

Autora: Meg Cabot

Editora: Galera Record

Nota: 4,5 estrelas

Jessica Mastriani nunca pode ser chamada de uma adolescente típica do Midwestern — suas atividades extra-curriculares, são brigas com o time de futebol e longos meses de detenção. Uma parte de Jess, gostaria que ela fosse a rainha do baile como a sua mãe sempre sonhou, mas outra parte está secretamente contando os dias até que ela poupe o bastante para comprar a sua própria Harley.


A sua vida muda, quando em um dia ela e sua melhor amiga, Ruth, ficam pressas no meio de uma tempestade. Jess, está bem, mas no dia seguinte ela acorda sabendo aonde crianças desaparecidas estão.
Jessica, com o poder adquirido, começa a ajudar as crianças a voltarem para a casa. Mas ela vai aprender que nem sempre as coisas são o que parecem ser.


Com a uma mãozinha da amiga Ruth, logo ela vai parar no noticiário, como A garota do raio, e todos ficam sabendo de seu dom. Entre eles, todos os estudantes da escola da sua pequena escola, Ernest Pyle, em sua pequena cidade da Indiana e uma agência super secreta do governo.

Vai ser necessário então, toda a sua coragem, força e a ajudinha de Rob Wilksons, um estudante problemático, cumprindo condicional, lindo e com uma moto incrível, para que ela consiga se livrar de um perigo assustador.

O que falar de um livro de Meg Cabot? Ela já vem com credencial de ser umas das maiores ( se não maior) escritora de YA da atualidade, e cada livro seu lançado, é a certeza de leitura gostosa e sucesso, já que a base de fãs da autora, inclusive no Brasil, é enorme!

E, Desaparecidos - Quando Cai o Rio, lançamento da Galera Record desse mês, é um dos melhores livros da autora.

Exagero? Até pode ser, mas a estória de Jessica Mastriani me conquistou desde o primeiro momento, e a cada livro da série ( sim é uma série composta por 5 livros) fui tendo mais certeza, que essa é, a melhor série da autora.

Muitos não concordaram, porque tem A Mediadora e/ou O Diário da Princesa como preferidos a muito tempo, mas dá para perceber o quanto autora evoluiu, e como na maioria dos seus livros, conseguiu montar uma estória inovadora e totalmente original.

A começar pela protagonista, a Jess, que tem uma personalidade forte, e não aceita levar desaforos para casa, mas mesmo assim está disposta a ajudar a amiga sempre que pode, e trabalha no restaurante da família, e acho que é isso que fascina tanto nas protagonistas de Cabot.


São meninas diferentes, e que apesar de todas particularidades, são em primeira estância 'boas meninas', algumas batem, gritam, mas ainda assim são 'boas meninas'. Somando a isso, Jess, é praticamente uma super heroína, que luta para o bem de todos. Tá, tudo bem, ela é uma anti-herói, mas isso não deixa a sua jornada menos apetitiva.


Pelo contrário, devido a sua impulsividade, fica difícil, imaginar o que ela vai fazer em seguida, como vai ser a sua reação. Isso tanto dela quanto de Rob, que realmente parecem feitos um para o outro. =)


E Rob Wilkson, com todo o seu jeito de Bad Boy, consegue nos levar a um lugar aonde os mocinhos, não tem que ser príncipes, mas sim, rapazes que andam perigosamente de moto e sempre estão na detenção, mas ainda assim ajudam a mãe. Eles são de carne e osso. E que carne, em? HAHAHA!


E pouco a pouco, Cabot, vai construindo, um universo muito bacana para essa série. É claro que a estória de uma menina sendo atingida por raio, recebendo poderes especiais, por isso pode soar um pouco estranha a estória, mas ela consegue amarrar muito bem isso com a parte humana da narração, e os leitores se envolvem sem nem perceber. Mesmo a introdução de agentes federais, e instalações tão secretas quanto a área 51, não conseguiu fazer com que o livro caísse em alguma armadilha clichê.


Nem preciso dizer que fiquei muito contente, quando fiquei sabendo que essa série seria finalmente lançada no país. Tenho que aprender a chamar a série de Desaparecidos, e não de 1-800 Where R U, se bem que eu amoo chama-lá de 1-800!


Quando lançada, Cabot usou o pseudônimo de Jenny Carrolli para essa série, assim como em a Mediadora.


Um livro original, maravilhoso e que trás a assinatura da minha escritora mais querida. Precisa mais?


Série Desaparecidos (1-800 Where R U)


A Série é composta por 5 livros, sendo que o primeiro é Quando cai o raio, dê uma olhada no resto da série (Sem Spoilers) e saiba o que esperar:


5190YNCRG5L Codename Cassandra - Depois de todos os acontecimentos de Quando cai o raio, a única coisa que Jessica quer é que todos, bom exceto uma pessoa, a deixem em paz. Mas quando ela aceita ser monitora em um acampamento de verão para crianças com dom musical, ela terá o verão mais perigoso de sua vida.

 

Safe-House-1-800-Where-R-You-1416927069-L 

Safe House - Enquanto está de férias, uma animadora de torcida de sua escola, Ernest Pyle, é encontrada morta, e todos culpam Jessica por não ter tido nenhuma visão. Quando uma outro jovem desaparece, surge a oportunidade dela se redimir perante os colegas. Mas até que ponto o seu dom e ser estudante de Ernest Pyle High School pode colocar você, e as pessoas a sua volta em perigo?

 

Sanctuary-1-800-Where-R-You-1416927077-L 

 

Sanctuary - Em tempos confusos, para tentar salvar inocentes, é preciso trabalhar junto com o seu pior inimigo para conseguir o seu objetivo. No quarto livro da série, Jessica perceberá que nem tudo é resoluto.

 

 

Missing You - Todos os super-heróis tem um limite para os seus poderes, e depois de ajudar em uma guerra, Jessica chega no dela. Morando em Nova York com a sua antiga amiga Ruth, Jessica tem que tentar encontrar o seu lugar no mundo para conseguir se ajudar e o mais importante ajudar Rob, em uma importante missão.

Jenny Carrolli, Patricia Cabot ou Meg Cabot?

É comum o uso de pseudônimo no mundo literário, hoje menos do que antes. Mas houve uma época em que um escritor estava tão condenado a escrever, um tipo de estória, que a única saída era escrever através de um Pseudônimo.
Até mesmo a grande dama da Literatura Policial, Agatha Christie, teve que usar desse artifício para publicar um romance sem Poirot e cia.


Meg, também usou desse recurso. Durante muitos anos ela se dedicou a escrita de romances históricos, e sobre a assinatura de Patricia Cabot ( para que a avó dela, não visse que ela escrevia livros assim), ela lançou 8 livros, entre eles, já firam publicados no Brasil, A Rosa do Inverno e Aprendendo a Seduzir, lançados pela Editora Essência.


Como Jenny Carrolli, ela lançou a Série A Mediadora e a Série Desaparecidos, ou seja, era reservado para livros paranormais.


Já como Meg Cabot, assinou os seus outros livros, entre eles a mundialmente famosa série O Diário da Princesa.


Fanny Ladeira


P.S.: Vou fazer o meu Top 10 de livros da Meg, e posto em alguns dias =)


 Meg Cabot, é americana e já teve diversos trabalhos, enquanto não podia se dedicar completamente a ser escritora, entre eles foi durante 10 anos coordenadora de dormitórios na NYU. Hoje ela tem mais de 40 livros publicados, a maioria dedicado ao publico adolescente. No Brasil, Meg também é um sucesso tendo OgAAAF9zz8qtcQaKGsHgCcr_pkrbmzq7vMzrdcKRrzBPiw-EPlOM-bz9J9xXsAdVeuCRLHYfn2EJ9S6Ts_PXLdmoc1sAm1T1ULu1HOKDCXCKhLzJB1uF1FsYolicuma base de fãs ENORME. Em 2009, ela veio ao país para o lançamento do último livro da série O diário da Princesa, e passou por diversas cidade onde encontrou com diversos fãs. Entre as sortudas que tiveram a oportunidade de encontrar essa incrível escritora, se encontra eu e a Thaís do Divagando sobre a realidade.

Um comentário:

  1. Oi, já li esse livro, adorei, nunca tinha lido nada da Meg Cabot, agora com certeza quero ler mais livros dela.
    E agora fiquei super curiosa para ler o restante da série, só nos resta esperar!!

    Coloquei a resenha dele lá no meu blog...passa lá.

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!