sábado, 26 de março de 2011

0

Resenha: Mar sem fim – Especial Viajar

 viajar eu posso

mar sem fimLivro: Mar sem fim

Autor: Amyr Klink

Editora: Companhia das Letras

Nota: 3,5 estrelas

 

Eu realmente admiro pessoa corajosas, pessoas que correm atrás de seus objetivos, e que mesmo quando tudo diz não, ela continua firme no seu planejamento, e desde o ano passado após ler Cem dias entre o mar o o céu ( que ainda vou resenhar essa semana), eu passei a admirar muito Amyr Klink.

Já havia, é claro, ouvido falar dos seus feitos, mas não conhecia direito esses feitos e fico impressionada por que em um mundo onde todas as revistas ficam mais preocupadas em contar a vida dos BBB’s, nenhuma poder tomar um espaço para espalhar um pouco do trabalho desse explorador ( no livro ele fala que não gosta de ser chamado de aventureiro) brasileiro para as próximas gerações.

Mar sem fim, conta toda a história, as dificuldades e com um incrível coleção de detalhes a sua viagem de Circunavegação Polar totalmente sozinho.

A bordo de seu veleiro Paratti e levando 88 dias para concluir essa façanha, ele consegue passar toda a emoção e dificuldades, assim como as surpresas pelo caminho.

amyr_klink

Para alguém leiga em linguagem da arte de velejar, o livro pode ficar, em algumas partes, complicado de seguir, eu ficava tendo que entrar no google para descobrir o significado de várias coisas, mas ei! Ao menos agora, eu aprendi um monte de coisas!

Aprendi, e fiquei morrendo de vontade de fazer uma viagem pela Antártida, não como a que ele fez, já que acho que não tenho capacidade física para agüentar o tranco da volta ao mundo, entretanto fiquei encantada com os relatos das estações espalhados pelo continente e também a descrição da colônia de Geórgia do Sul.

E mesmo para aqueles que nunca subiram em um veleiro, como eu, fica difícil, não se deixar levar pela a paixão de Klink, e se encantar por esse tipo de navegação.

Isso pode espantar ou assustar quem pega o livro, sem saber, de que mais um diário de bordo, você terá um relato de um homem, que batalhou e aproveitou cada momento da sua grande aventura..ops, exploração!

Fanny Ladeira

w_h_DSC01920Amyr Klink, é natural de São Paulo, filho de pai libanês e mãe sueca. Começou a freqüentar a região de Paraty (RJ) com a família quando tinha apenas dois anos de idade. Essa cidade histórica do litoral brasileiro é o lugar que o inspirou a viajar pelo mundo. Casou-se em 1996 com Marina Bandeira, com quem tem as filhas gêmeas Tamara e Laura, nascidas em 1997 e a caçula, Marininha, nascida no ano 2000. Conheça mais sobre ele e as suas façanhas em www.amyrklink.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!