sexta-feira, 25 de março de 2011

0

Especial Viajar: Paris, Versalhes

viajar eu posso

O passeio para Versalhes, já começa nas própria viagem.

Em um trem com dois andares, você pode passear olhando a paisagem, e a medida que você vai saindo da cidade, e tendo a oportunidade de ver diversas paisagens diferentes da região, como por exemplo, casas ( já que é difícil encontrar casas mesmo na cidade).

009

O Palácio de Versalhes, fica localizado em Versalhes a 21 quilômetros de Paris, é possível visita-ló de ônibus e Trem, em uma viagem que dura cerca de 30 minutos.

No ano de 1682,  o Rei Luís XIV , sentiu a necessidade de ter sua residência mas afastada da populosa Paris, que vivia contaminada por pragas e doenças. Começava a construção de um dos maiores castelos da Europa, e que seria o símbolo do Rei Luís XIV.

Paris 387 Paris 389

(A charmosa cidade ao redor do palácio)

O castelo foi finalizado quase 70 anos depois, pelo seu neto, Luís XVI, logo depois, seria o fim da monarquia como conhecida e também foi nessa época que o Palácio, ou Château,receberia uma das suas mais famosas moradoras, Maria Antonieta, esposa de Luís XVI.

Versalhes, que era a corte do reino, foi recebendo diversos anexos para tornar a vida da monarquia mais agradável. Da cultivação do famosos jardim, que hoje após séculos de mudanças, seguem o modelo original aprovado por Luís XVI, dividindo espaço com lugares que não sobreviveram ao tempo, como uma Ópera, e lugares que foram restaurados completamente e hoje são aberto aos turistas, como a Fazenda de Marie Antonieta, refúgio da Rainha, localizado dentro de Versalhes, mas distante do Castelo.

Paris 436  A luxúria do castelo, e de encantar os olhos, tanto por dentro, quanto por fora é muito fácil se deixar levar pelo clima e se imaginar em uma viagem ao tempo, quer dizer, até pode estragar um pouco a quantidade de turistas.

Não são muitos, mas como alguns aposentos não foram projetados para receber um grande número de pessoas, pode ficar um pouco lotado.   

A conservação, assim como de todos os outros monumentos da cidade, é para ensinar a muitos brasileiros a darem mais valor na sua história.

Do portão de ouro, chegando nos detalhes dos aposentos dos reis, e claro passando pelo famoso salão dos espelhos, é um espetáculo para os olhos.

É fornecido na entrada, totalmente de graça, um fone e um rádio ( não é esse o nome!), você escolhe a linguagem, e em várias partes do castelo, é só apertar o número informado, e escutar tudo sobre a peça.

Os Grandes Apartamentos, são os lugares mais lotados de turistas, assim como o salão dos espelhos, entretanto a parte mais bonita, é o pátio interno, que dá acesso para os jardins, é você tem uma belíssima visão tanto de um lado, quanto do outro.

Paris 543

 

Visão do castelo

 

 

 

 

 

Paris 561

 

 Visão dos Jardins

 

 

 

 

 

 

Na lojinha de souvenir dentro do castelo ( cuidado as coisas lá tendem a serem lindas, mas caras) você consegue ver a fascinação por Maria Antonieta, já que a maioria dos itens a venda são referência a ela.

De lembrança de lá, trouxe um lindo porta jóia e uma pasta com detalhes de Maria Antonieta, que tem um perfume maravilhoso, o mesmo que ela usava, segundo a vendedora. A pasta foi uma boa aquisição, mesmo sem eu saber,eu guardo nela todos os papéis que acabei trazendo de lembrança.

Eu não cheguei a andar pelos jardins, porque assim que começamos a descer, a chuva também veio.

Reserve um dia inteiro, para conhecer tudo já que a propriedade tem vários quilômetros, e há muitas coisas para se ver.

Se for em uma temporada de chuva, meio dia para o passeio interno do castelo, mas tenho dizer que preciso voltar nesse lugar só para apreciar os jardins!

Cópia de Paris 553

 

 

Minha foto favorita da viagem, também é de lá!

 

 

 

 

A cidade é bem charmosa, e perto das estação tem uma galeria, que possui lanchonetes ( e MC Donalds), lan house, e várias lojas de lembranças, a distância da estação para o Palácio não é muito grande, e você pode aproveitar para apreciar a visão desse monumento de longe.

Um ótimo programa, para quem é fascinado por História, porém um programa imperdível para quem gosta de coisas majestosas!

4551375253_b5921de304_z

 

+ Sobre Versalhes

Estação mais próxima: Na estação Saint-Michael ou Gare d’Austerlitz, pegue o RER C em direção á Versalhes-Rive Gauche e desça na estação de mesmo nome.

Ao sair da estação é só ir para a sua direita que caíra no Palácio, menos de 10 minutos a pé.

Horário de funcionamento: Cada parte do Museu vária o seu horário, horário geral: 9h às 18h30
Dias que fecha: Segunda-Feira
Valor do ingresso: O valor também varia de acordo com as atrações que você queria conhecer. Para conhecer o Trianon, jardins o valor cobrado é 10 euros, Somente o palácio 15 euros, e para passear por toda a propriedade é 18 euros.

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!