segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

5

Resenha: O Curioso Caso de Benjamin Button

Livro: O Curioso Caso de Benjamin Button

Autor: F. Scott Fitzgerald

Editora: Ediouro

Nota: 2,5 estrelas


Roger Button, um fabricante de ferramentas do século 18 é um homem avançado para a sua época. Entre muitas coisas, ele exige que seu primeiro filho nasça em um hospital, e que tenha a assistência de médicos e enfermeiras.

Quando o primogênito nasce, a surpresa não é tão boa: O seu filho nasceu com um corpo e mente de um velho de mais de 90 anos!

As explicações científicas são deixadas de lado, mas nessa estória única escrita por Fitzgerald, grande escritor americano da década de 20, podemos ter oportunidade de ver o relato da estranha porém ao mesmo tempo única e fantástica vida de Benjamin Button.

Toda regra tem a sua excessão. Toda regra tem a sua excessão.

E eis, que eu me deparo com um livro, que não é tão bom quanto o filme.

Chocante, não?

Mas ao pegar para ler o surpreendente pequeno (só 49 páginas), eu imaginava que leria mais das emocionantes lições de vida que o filme mostra. Se você parar para assistir o filme ( e você realmente deve, o filme é maravilhoso), pegue um bloquinho para anotar as diversas frases lindas que ele trás.

O livro é diferente de todas as formas, acho que só pegaram o nome e resolveram mudar todo o resto, mas não deixe isso fazer com que vocês se afastem do livro, ainda assim é uma estória diferente,boa e interessante.

Benjamin, nasce como um velho, e como um velho ele já reclama das roupas, das enfermeiras, e do fato de seu pai não estar prestando muito atenção. Mesmo estando em um corpo de velho e agindo como um, a sua mente entende que ele só tem algumas horas de vida.

O pai leva para casa e assim começa a jornada do "jovem" Benjamin por uma Baltimore do século 18.

A grande lição do livro, fica em mostrar como é diferente a relação entre pais e filhos.

Quando Benjamin nasce, ele é um velho, uma criança em termos de idade, mas um velho fisicamente, mas depois do choque inicial, os pais o acolhem e o amam como um criança normal, afinal ele é o filho deles, de acordo com o tempo eles aprendem a lidar.

Porém, quando a situação se reverte, e é o filho de Benjamim que tem que cuidar de um Benjamim, adolescente, não falta broncas, ressentimentos de ambos os lados e falta de compreensão do filho em relação ao pai.

É aquele velho ditado um pai cuida de 1000 filhos, mas 1000 filhos não cuidam de um pai.

Uma ótima leitura para uma tarde e um reflexão para a vida.



Francis Scott Fitzgerald nasceu nos Estados Unidos em Minesota, filho de família irlandesa chegou a começar a estudar mas abandonou. Durante a primeira guerra mundial se voluntariou e depois viveu grande parte da sua vida na França, junto com a mulher, Zelda Syre, que sofria de loucura. Morreu em 1939, após voltar para os EUA, mas já estava entregue ao alcoolismo. Sua obra mais famosa é O Grande Gatsby, de 1925.



Fanny Ladeira


O filme

Em Breve, na nossa coluna "Cinema no Restaurante" iremos falar sobre o filme O curioso caso de Benjamin Button, que tem no elenco Brad Pitt e Cate Blanchet.

5 comentários:

  1. Uau! O filme é melhor que o livro? Raridade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Passando para avisar que tem indicação pra você lá no meu blog.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu vi apenas o filme. Não tinha idéia que era tão diferente! òtima resenha!

    http://alinenerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu nem vi o filme, vc acredita?? Faltou vontade, mas todos dizem que realmente é bom. Não é estranho quando um filme sair melhor que a encomenda? são raras as vezes, mas acontece.

    49 paginas??? Isso nem é um livro...hahaha que pequeno!

    ResponderExcluir
  5. quero ler o livro! no momento estou lendo "O outro lado de mim" de sidney sheldon, recomendo pra todo mundo, inclusive quem esta escrevendo um livro, ou compondo. è super interessante, sua propia biografia.
    mudando de assunto vc faz parte do livreiro?

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!