sábado, 15 de janeiro de 2011

2

Cinema no Restaurante: O Cisne Negro




Nina Sayers( Natalie Portman) é uma bailarina de 26 anos, que busca mais reconhecimento na academia e acima de tudo atingir a perfeição. Ela é uma boa menina, que mora com a mãe, Erica ( Barbara Hershey), e divide o seu tempo entre treinar na Companhia e treinar em casa.

Quando a estrela da Compania, Beth ( Winome Ryder) é dispensada, a vaga para a ser a A rainha dos Cisnes, na apresentação O Lago dos Cisnes é aberta e Nina faz de tudo para conseguir a posição. Porém com a conquista, vem muitos treinos, desapontamentos e muito esforço físico.

Com a entrada de uma nova bailarina, Lily ( Mila Kunnis) o reinado de Nina é ameaçado, seja pela própria Lily, pelo o diretor da academia Thomas ( Vincent Cassel) ou por ela mesma.


Quando ouvi primeiro sobre O cisne negro, o que mais me interessou em ver esse filme foi a presença de Natalie Portman, ela é uma das poucas atrizes que tendem a só escolherem ótimos papéis em filmes maravilhosos.

Eu ainda não acredito, que ela não conseguiu um Oscar!

Por que, O Cisne Negro não é só qualquer filme, é só o melhor filme de 2010.

Eu sei ainda preciso ver ainda muitos filmes do ano passado, antes de dar a coroa definitiva para esse filme, porém até agora é o melhor.

O filme te prende no primeiro momento, e depois você se envolve nesse drama psicológico de cabeça. Eu não consegui nem piscar.

A estória é tão bem contada, que você sente cada emoção, principalmente de Nina, a protagonista. É como se uma corda ligasse ela ao espectador, e ao mesmo tempo que você quer que ela desista de tudo e seja feliz, você também espera que ela consiga se apresentar de uma forma vitoriosa.

O diretor Darren Aronofsky, disse em uma entrevista que ele sempre quis fazer uma filme sobre Ballet, porque ele sempre considerou, uma dança encantadoramente linda, mas como sabemos ser uma bailarina profissional exige esforço e dor.

É a mesma coisa que comparar com as ginastas, porém as bailarinas sempre tem que parecerem encantadoras e perfeitas.

Perfeita, essa é o estado que Nina persegue e durante todos os minutos que aparece em tela é isso a sua grande busca: A Perfeição. A medida que Nina vai se aprofundando mais nas personagens da montagem (O cisne negro e o Branco), as suas personagens vão se aflorando mais nela, seja psicologicamente ou fisicamente.

A trama do filme, segue como um ballet, e o final se encaminha para o grande momento, o ato final de tirar o fôlego!



Claro, que o grande elenco ajuda a dar a esse obra-prima um brilho a mais, mas mesmo assim o filme foi rejeitado por parte da crítica, principalmente pelo alto teor de sexualidade dele. E não é qualquer coisa.

De cenas um pouco calientes com o diretor do academia, Thomas, a uma cena de sexo lésbico entre Nina e Lily, eu não achei que foi uma coisa muito leve, mas também não é muito gratuito também. A medida que Nina vai se aproximando do Cisne Negro a sua vida vai se transformando, e ela vai descobrindo outros aspectos da sua personalidade, que de certa forma atinge a parte sexual de Nina.

Por isso não se surpreenda se mesmo assim ele levar grandes prêmios nessa temporada de Premiações, Natalie Portman é uma das grandes apostas para a temporada.

Não se deixe levar, por críticas boas ou ruins, esse é um filme que merece ser visto. Ponto.

Próxima Sessão: Não me Abandone Jamais




Globo de Ouro - A 58Th premiação comandada pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros é a 2° premiação mais importante dos EUA e serve de grande termômetro para o Oscar. A festa acontece hoje, a partir das 22:30 e será transmitido pela TNT.
Eu estarei fazendo comentários sobre os prêmios, os ganhadores, discursos, apresentadores, e claro sobre os vestido pelo twitter (@fannyladeira).
Fique ligado!

2 comentários:

  1. Fiquei com muita vontade de assistir O Cisne Negro, já anotei na minha listinha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Depois que você falou desse filme pra mim fui correndo ver o trailer.
    Parece ser um drama muito bom.
    Agora estou correndo atrás do filme para ver!

    Beijos,
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!