quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

1

Resenha: Catching Fire - Série Jogos Vorazes

Livro: Catching Fire

Autora: Suzanne Collins

Editora:Scholastic Press

Nota: 4 estrelas

SPOILER: Essa resenha contém spoiler para quem não leu o livro Jogos Vorazes. Para conferir a nossa resenha acesse aqui!

* Livro não lançado no país

No final de Jogos Vorazes, somos deixados com várias dúvidas e a única certeza é que a jornada de Katniss ainda está só começando.

Catching Fire, segundo volume da série, consegue dar um novo gás para esse triller. Se no primeiro livro a preocupação de Katniss é em manter a sua família alimentada o suficiente, nesse tudo isso fica para trás.

Com o dinheiro recebido após a sua vitória e a de Peeta na arena dos Jogos Vorazes, na Capital, ela agora tem recursos suficientes para viver confortavelmente junto com a sua mãe, e a sua irmã mais nova, Prim, (que ela salvou de ter que competir, no primeiro livro) para toda a vida.

Contudo, o dinheiro não é suficiente para apagar as memórias dos jogos e entre outras coisas, ela tem pesadelos toda a noite, um lembrança diária das mortes brutais que ela presenciou dentro da arena, inclusive a da sua amiga e competidora do distrito 11, Rue.

Katniss, agora uma celebridade, tem que lidar com a imprensa na sua cola mesmo meses depois do término dos jogos, com a distância que ela tem que manter de Gale, e com o romance de mentirinha com P. , e no meio disso tudo com a incerteza dos seus sentimentos pelos dois.

Somando tudo isso, próximo de ser anunciado os próximos jogos, Katniss recebe a visita do Presidente dos distritos, que vem averiguar o romance dela com Peeta.

Tudo isso porque, ao enfrentar de uma forma diferente o seu destino durante os jogos, ameaçando se matar para que assim Peeta fosse vencedor, e ao usar durante todo o tempo, o símbolo do Mockingjay, ela acaba se tornando uma esperança para os rebeldes, fazendo com que pouco a pouco a população de diversos distritos comecem a ir contra o sistema.

Quando comecei a ler a série Jogos Vorazes, nunca pensei que gostaria tanto! Além de ter uma qualidade acima da média, o livro faz vários questionamentos sérios e importantes.

Em algumas cenas no primeiro livro, enquanto Katniss estava na floresta da arena sozinha, eu sentia um nervoso muito grande, esperando que a qualquer momento alguém poderia pular do nada, ou alguma coisa do tipo.

Créditos Imagem: http://rohanelf.deviantart.com/art/Catching-Fire-132098865

Quando me terminei com Catching Fire, fiquei ainda mais envolvida com essa série. Primeiro, porque o livro continua a estória de uma forma coesa, Katniss ainda tem os seus próprios demônios em casa, como a magoa em relação a mãe, mas tenta lidar com eles da melhor forma possível, talvez por que a arena tenha mostrado para ela, que há muitas outras coisas piores.

Peeta, em diversos momentos, compartilha com ela, por exemplo, os seus pesadelos diários com a Arena, e podemos descobrir que também teve momentos de puro terror enquanto competia na sua vez.

A minha maior preocupação nesse livro, era como eles iriam pegar a trajetória de Katniss e transforma-lá de uma forma que nós leitores, pudessemos ve-lá como o grande símbolo dos rebeldes. E Collins, conseguiu passar isso muito bem.

Não há correrias durante o livro, na verdade o começo é até um pouco parado, mas ela conta a estória no ritmo que deve ser feito, e assim como no primeiro livro, se preocupando mais uma vez em primeiro entregar uma personagem que o público possa se importar para depois seguir com a estória, por isso, demora para que a grande revelação desse livro aconteça. O suspense é mantido, e você fica ali, somente esperando pelo próximo passo que o governo dará para eliminar a ideia de que Katniss, pode ser a salvação das pessoas.

Claro, que vou manter o suspense para vocês, mas só posso dizer que e chorei com o grande momento.

Todavia, a cena mais emocionante, é quando Katniss e Peeta visitam todos os distritos e o primeiro que eles visitam é o distrito 11, aonde Katniss tem a oportunidade de conhecer os pais de Rue. Para surpresa de Katniss, depois de fazer um discurso emocionado falando sobre , ela vê o distrito prestando uma homenagem a ela fazendo um gesto de carinho do distrito 12, o mesmo que ela faz em quando ela morre, aquele é o primeiro momento que Katniss percebe o tamanho da sua influência.

O único ponto que não gostei foi o triângulo amoroso, entre ela, Gale e Peeta , é uma coisa em leve, nada que tire muito o foco da trama original, mas ainda assim é maçante ter que ler os lamentos de mais uma personagem que está dividida entre dois caras. Além disso, e eu acho que é por isso que não gosto tanto de triângulos amorosos, e que pelo menos aqui está difícil encontrar UM cara que preste o suficiente para amar, imagina dois!

E tudo isso somado, os pontos bons e ruins, leva para um final ainda mais emocionante e perturbador que Jogos Vorazes. E nos faz pedir por mais, muito mais!

Uma maravilhosa continuação, que não só mantém a qualidade do original, mas eleva a série a um novo patamar.

Pronta para o último capítulo dessa saga!

Série Jogos Vorazes


Jogos Vorazes - Lançado pela Rocco - Resenha

Catching Fire - Ainda não Lançado no país

Mockingjay - Ainda não Lançado no país - Em breve resenha!


Suzanne Collings é uma escritora e roterista, trabalhou durante muitos anos para a Nick, como roterista de séries infantis, a mais famosa Clarrise. Os três livros da série Jogos Vorazes, atingiram a lista dos mais vendidos do NY Times, e seu livro foi elogiado por todos os grandes escritores de fantasia. Ela agora trabalha no roteiro do primeiro livro, Jogos Vorazes.
Para conhecer mais sobre a autora acesse: http://www.suzannecollinsbooks.com/

Um comentário:

  1. É o meu livro favorito da trilogia, e me deixou completamente sem ar! Devorei em 2 dias.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!