quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

2

Resenha: Persuasão


Livro: Persusão
Autora: Jane Austen
Editora: Wordsworth Editions
Nota:2,9 Estrelas

Anne Elliot é um menina de 19 anos, que se apaixona por uma incrível rapaz, Frederick Wentworth, mas ele é pobre e por isso um casamento seria muito insatisfatório para a família, depois de ouvir os conselhos de uma querida amiga e vizinha, Lady Russell, ela resolve terminar com Wentworth.

Magoado ele vai embora, porém 7 anos depois, já com 27 anos e ainda solteira, Anne Elliot começa a ser um fardo para a família, o pai tentado manter as aparências muda para outra cidade, indo morar em uma casa relativamente menor e pondo a sua casa para alugar.

Anne vai morar com a outra irmã na mesma cidade e acaba descobrindo que quam alugou a casa foi a irmã de Wentworth, agora Capitão Wentworth, que durante esses anos acumulou posses e status. Anne agora terá que enfrentar frente-a-frente as suas decisões.

Eu li esse livro a alguns anos, e é o único de Jane que li somente uma vez e não porque ele seja ruim, mas a minha edição é inglês e vem mais 5 livros junto, quer dizer, o livro é enorme. Sério! Dá para matar uma pessoa com ele.

É tão revoltante perceber, o quanto os conselhos das pessoas só fazem com que Anne seja afastada de quem ela realmente ama. Mas vamos se pensar que a estória se passa no século 18, e claro nessa época outras coisas, fora o amor, eram levadas em conta na hora de se selar um matrimonio.

Mas no caso de Anne esse pequeno empurrão na direção considerada "certa" afasta ele do homem que ela mais ama e que ama ela do mesmo jeito. Quando Wentworth volta, e os primeiros momentos dos dois, dá para perceber que o ressentimento de Wentworth é muito grande.

O que mais me deixa revoltada nessa estória toda, é que enquanto um morria de amor de um lado, o outro fazia a mesma coisa do outro lado, sem saber da dor de cada um.

Sem querer estragar nada pra ninguém, tem uma cena em que Wentworth explica para Anne, que além de tudo, ele ficou muito magoado por perceber que uma menina tão inteligente e centrada pudesse seguir os conselhos dos outros.

Como disse, entendo o lado dos dois, principalmente o de Anne, ainda nova e tentando que fazer uma escolha que podia magoar a sua família, porém a sua decisão fez dela uma pessoa infeliz, e aí a coisa pega!

Segundo relatos, Jane escreveu esse livro para a sua sobrinha mais querida, Fanny ( ahhhh que nome mais lindo!!!), que estava em um longo noivado com um e não queria persuadir a sobrinha de forma erronea, na verdade de nenhuma forma.

Porém com esse livro, Jane quis mostrar é a faz parte das pessoas essa persuasão, embora ela possa ser feita de forma certa ou errada. Durante a narrativa, Jane tenta mostrar isso de diversas formas.

No final, para o bem ou para o mal, a uma boa conversa entre Anne e Wentworth que deixam várias coisas claras, porém só isso será o bastante em relação aos 7 anos distantes e as decepções vividas?

O livro

Persusão, foi escrito em 1816, um ano antes da morte de Jane e foi publicado logo após a sua morte, alguns historiadores clamam que o nome que Jane tencionava dar para o livro era, "The Elliots", porém como o livro foi publicado póstamente, foi a família que decidiu o nome.

Persuasão já foi publicado no país.


Fanny Ladeira

2 comentários:

  1. Oi, Fanny
    Estou lendo esse livro no momento e tenho muita do de Anne; a familia dela eh impossivel! Bela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o último livro que li dela, faz pouco tempo.
    Frederick Wentworth fica magoado mesmo... O legal é que ele reconhece no final que é preciso ter equilibrio nesse negócio de ser persuadido ou não. Também, depois do que acontece com Louisa...
    Agora que você falou, eu lembrei q tem sim uma Fanny na história. Aquela que tava noiva e morre, lembra?
    Coitada... Não pode dar o nome que queria ao livro... Queria que ela tivesse vivido mais e escrito mais pra gente, famintos pelas suas histórias.
    Uau, o livro dá pra matar uma pessoa? Só se for de tanto prazer em lê-lo...
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!