quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

1

Especial Jane Austen: As Guerras de Jane



Desde o momento que terra esfriou, e no fim com os macacos descenram da árvore, a história de rivalidade entre Ingleses e Britânicos, começou.

Durante décadas, essas duas potências mundiais duelaram e perderam várias vidas, por causa de ouro, posses e claro, Poder.

No tempo de Jane, essa realidade não era diferente, muito pelo contrário, durante parte da sua vida, os países viviem em estado de tensão, porém talvez por uma decisão tomada com o intuito de realmente afastar os seus leitores de toda a preocupação com as batalhas, é citado muito pouco disso nos livros.

É Persuasão, o livro com mais finco nesse assunto, e mesmo assim ele não pode ser considerado nem um pouco político, na verdade a única referência é que o mocinhom faz parte da Marinha.

Em 1807, houve até mesmo uma tentativa de invasão, por parte dos franceses. Ainda no século 18, a divisão mais cobiçada era uma posição na Marinha, mas se engana que qualquer pessoa conseguisse encontrar um lugar dentro de um regimento.

Era necessário até mesmo nesse caso, ter uma posição social, para conseguir destaque e crescer dentro do regimento, mas devido as inumeras perdas, havia lugares disponíveis para quase todos, desde que estivessem dispostos a fazer qualquer coisa.

Jane também conheceria ( não, pessoalmente) o maior líder francês, Napoleão Bonaparte, e acompanharia todas as fases das guerras Napoleônicas e as inumeras batalhas travadas, inclusive a mais famosas dela, a Batalha de Trafalgar, em 21 de Outubro de 1805, quando as forças francesas queriam tentar invadir a Inglaterra através de um pequeno cabo ligando aos países Ibéricos.



Devido a uma estratégia montada pelos ingleses, a tomada foi impedida e Napoleão sofreu muito com essa perda e começo a invadir outros países, como Portugal, e fazendo com que a família real Portuguesa, saíse de lá e viesse para o Brasil.

Jane, pode ser considerada uma grande admiradora dos Oficiais Ingleses. Em todos os seus livros a alguma referência e personagem importante, como o Sr. Wickman em Orgulho e Preconceito qu pertencia ao Exército e o mocinho de Persuasão, Captain Frederick Wentworth.

Também não é de admirar, com a Marinha mais antiga e bem equipada, esse regimento é o mais admiravel, e durante a Segundo Guerra Mundial, foi o líder nessa área, e essa modernização e elevação foi conquistada na época de Napoleão, na época de Jane.

Fanny Ladeira

Um comentário:

  1. É história e literatura dando as mãos!
    Em Persuasão fala mesmo um bocado da marinha.
    "Capitão Frederick Wentworth"

    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!